quarta-feira, janeiro 10, 2007

ACELERANDO (11JAN2007)

A MARCA DE UM CLÁSSICO

Em rara oportunidade de exposição, eis em nossa capa e destrinchado nas páginas centrais, um belo exemplar da nobreza inglesa. Esse maravilhoso Rolls-Royce Silver Dawn de 1950, após passar anos na Argentina transportando a milionária família Jacmeyer, rodou pela França e..., quem diria, veio parar em Alagoas na metade dos anos 70. Para nossa sorte, está conosco até hoje, nas mãos do cuidadoso industrial Mário Leão, que possui uma pequena, porém distinta coleção de cinco ótimos carros antigos. A boa notícia é que a jóia em questão é o primeiro da série, pois todos os outros estarão por aqui, muito brevemente, para o seu deleite, caro(a) leitor(a).

Diferentemente da maioria dos veículos da marca, esse já saiu de fábrica com o volante do lado esquerdo, ou seja, adaptado para rodar em países como o Brasil. O foco principal dessas mudanças, porém, foi o mercado norte-americano, pois é lá, até hoje, que estão os compradores mais abastados do mundo, gente que ama carros e modifica até um indefectível Rolls-Royce.
Esse nome soa de maneira diferente. É automóvel que precisa de um “Charles” para guiá-lo, pois o chique mesmo é andar no banco de trás. Necessita-se de um certo nó na língua para pronunciá-lo como se deve, sem vergonha. O som do Rolls é a prova disso. Vou inventar um termo para explicar: não dá para ´tupiniquinzar´ essa palavra. Tem que ser dita da maneira inglesa, senão, perde a força. “Rôus-róice”, assim pronuncia-se. A confusão onomatopéica está feita e salve-se quem puder, de carro inglês ou num G.O.L (grande ônibus lotado) pelas estradas da vida. Eis a sugestão para ler devagar. A história de um nobre que veio parar no nordeste e parece que daqui não sairá.

Outro inglês revolucionário, John Lennon, em rompante amoroso e sem freios, enlaçou-se com a enigmática Yoko por dias, talvez semanas, no interior de um Rolls-Royce. Esse foi, talvez, o primeiro carro de luxo tatuado do planeta. A fábrica torceu o nariz, e diz a lenda que quis tomá-lo à força, mas John não se importou. A cada dia na pista, no secreto compartimento traseiro, ele e Yoko deixavam rastros de Yesterday, e o Rolls não perdeu a classe e nem a pose. Sim, serviu de marketing mundial para a marca que, só pra contrariar, aumentou o seu preço. Hoje, um novinho em folha, com direito até a guarda-chuva embutido na porta, vai para sua garagem por mais ou menos 2 milhões de Reais. O preço não interessa, pois ele não quebra e vai até o fim de várias gerações, deixando marcas de prestígio e classe.

Boa leitura! (Texto): Fábio Amorim

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