quinta-feira, janeiro 25, 2007

Fiesta 2008 barateia o 2007 primeira série


A Ford pulou o ano que se inicia e apresenta o novo Fiesta como 2008. Marca-o por novo grupo óptico frontal, traseiro e um tratamento tchan no interior – capitaliza sua diferença, o melhor espaço interno. O novo dispensa divulgação, e a Coluna voltará a ele na próxima semana. O lançamento criou oportunidade interessante para findar as unidades dos 2007, 1ª série, 1.0 Flex recém apresentadas. É a primeira vez que uma montadora brasileira antecipa completamente o ano.
O 2008 custa R$ 29.990. Mecanicamente igual ao 2007, a R$ 25.990, com entrada de R$ 1 mil, ou sem, e financiamento em 60 meses, a partir de março.
Vale a pena ? Se o seu caso é aproveitar, corra. É um bom negócio. A diferença de preço entre um e outro, em torno de 15%, justifica a opção pelo do ano que o marketing fordiano encerrou. No 2008 as alterações são estéticas para dar novo fôlego ao Fiesta, líder de vendas nos Ford. No 2007, mecânica igual, com o motor 1.0 Flex. É hatch cinco portas, construção pela boa engenharia Ford. O motor identifica o combustível e, com exclusividade, regula a temperatura para otimizar resultados.

Tem comportamento à altura, destaque à boa operação de conforto, estabilidade, freios e o preciso engrazamento das marchas, em motor e câmbio dianteiros transversais.
Nas limitações do motor mil e mais de mil quilos, direção hidráulica e ar condicionado, percurso de cidade civilizada, com gasolina e potência de 71 cv percorreu médios 15 km/litro. Com álcool - ou o que dizem ser - 73 cv, um espanto: em torno de 9 km/litro.

Para que não lhe tirem o couro
Revestimento de couro nos veículos tornou-se exigência. Veículo que não o tem, é de segundo nível, como o eram os sem levantadores de vidro e travamento de portas, ou o ar condicionado e a direção assistida hidraulicamente no fim do século passado. Variam em tipo, qualidade, percentual de emprego do couro, proporção entre couro e plástico. Claro, os de fábrica são referência. Aplicá-lo após a compra, exige pesquisa, pois às vezes o barato é caro pelo que se recebe. Há cobranças adicionais para o convívio com este ícone de refinamento e valorização. Para que ele retribua com anos de conforto, boa aparência, integridade para recebê-lo bem, valorizar seu carro à hora da venda e durar para não exigir cara substituição.

Cuidando
Como cuidar de bancos em couro? Como limpar e conservar? Com quais produtos?
A Coluna ouviu algumas fontes. A Bantec Recaro, há 30 anos fornecendo a montadoras, sugere: material: duas ou três flanelas, pano e água limpos; sabão neutro de côco; vaselina.
Como fazer: limpe com flanela limpa, úmida e pouco sabão, passada suavemente. Depois, para conservar, pano limpo, úmido. Após, flanela limpa e seca com vaselina liquida. Aguarde umas seis horas para total absorção. Eventual excesso deve ser retirado com outra flanela limpa e seca. A vaselina retorna as característica naturais do couro, ressecado pela exposição aos raios solares. Por isto, no Sudeste e Sul o procedimento deve ser realizado a cada seis
meses. Áreas mais quentes, na metade deste prazo. Para proteger seu investimento, a Bantec Recaro sugere evitar o uso de roupas com rebites, tarjas metálicas, como os jeans, pois o atrito do corpo contra encosto e assento, pode arranhar o couro, depreciando-o.

Sem vaselina
Há especialistas e colecionadores que repudiam o uso da vaselina. O mineiro Boris Feldman, jornalista especializado, não a aplica em seus Mercedes, Ferrari e Rolls-Royce. Engenheiro, diz, são produtos de diferentes bases químicas. O couro é orgânico e a vaselina, mineral. Porém, Peter Kondziolka, diretor da Bantec não vê inconveniência desde que, como qualquer outro produto, não haja excesso.

Cuidador de automóveis caros - clientes em Brasília e Rio os remetem para limpeza, cuidados e embelezamento - o paulista Roberto Gozo, tem receita própria: material - Sabão neutro; mínimo de panos e água limpos; escova redonda, de pelos macios; esponja de nylon macio; Óleo Pan. Como fazer? Lavar com o sabão neutro; passar várias vezes um pano com água limpa, até remover completamente o sabão; passar a escova redonda, de fibras macias, com sabão neutro; passar pano com água limpa várias vezes; e pano limpo para secar bem.
Esperar 8 horas para secar completamente. Aplicar Óleo Pan com esponja macia de nylon - como a absorção difere, aparecerão manchas, mas é normal; aplique outra demão; aplique mais uma demão. Se muito ressecado, seja generoso - aplique outra demão. Espere secar 1 hora. Passe um pano limpo e seco para uniformizar a cor.

Outras soluções
O Museu do Automóvel, em Brasília, cuida do estofamento de seus veículos, com produtos ingleses Gliptone, recomendados para Rolls, Bentley e Jaguar, com suave odor de couro de qualidade. À falta, adota solução não recomendada, para evitar abalos conjugais: Creme Nívea, Óleo Séve, ou de amêndoas doces - importados. Opte pela cor neutra se o estofamento não for escuro. (R.Nasser) Foto Fiesta: R.Nasser / Foto Banco: divulgação

Serviço
Polimentos Roberto – (11) 5532 0608 e 5561 1572; Gliptone – vendidos em US$:www.autobarn.com - limpador 6.99; condicionador 7.99;

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