quinta-feira, janeiro 25, 2007

ACELERANDO (25JAN2007)

CARUARU 1 X 1 ALEMANHA

Em cada nova visita, Caruaru mostra-se mais e mais ousada. Sábado passado, em companhia dos amigos pilotos Manuel Ambrósio e Paulo Leão, navegamos sertão à dentro num mar sem defeitos. Ao passar da divisa com Alagoas o panorama do asfalto muda radicalmente. Algo como, de um tinto seco nacional de R$4,99 para um português do Alentejo, desses bem caros. Agora o governo pernambucano literalmente arrancou o piso antigo e refez a malha perfeitamente até o núcleo de negócios nordestino que mais prospera nas últimas duas décadas, a minha querida Caruaru. Já já chego nos automóveis.
Do chão seco surgem novos prédios e diversos negócios. Em frenética garimpagem não é difícil encontrar colecionadores de carros antigos sorrindo à toa por lá, por que encontraram, por exemplo, uma grade de Gordini numa lojinha da esquina. Vi, também, uma concessionária de caminhões VW com 15 modelos zero quilômetro no show room. Coisa suntuosa, de marajá. Mais à frente, saindo da cidade, um kartódromo em fase conclusiva é outro sinal de que o automobilismo por ali não pára nunca.
Em chegada ao Autódromo Ayrton Senna, no meio do quase-nada, Joca Ferraz à postos para atender aos pilotos integrantes da nova categoria que está nascendo por lá: a Spyder Race Nordeste, que terá dez pilotos brigando entre si com equipamentos iguais. Coisa acessível. Aproximadamente R$40.000 a diversão anual, sem contar com possíveis batidas. Essas ficam por conta de cada um: bateu, paga o prejuízo. O foco da questão é que uma pequena-grande cidade consegue fôlego em recursos e estímulos pessoais para manter o ritmo das coisas que acontecem por lá. Esse ano, a Fórmula Truck que tinha como tradição começar por Caruaru, mudará por causa do clima. Em março chove naquela região e agora a etapa nordestina será somente em agosto.
Em algumas voltas vimos o protótipo da Spyder Race acelerar pra valer nas curvas e retas. Motor VW 1.8 (AP800), chassi tubular, casquinha de fibra e muito amor pra dar. Tem cerca de 180hp e vai quase aos 200 por hora, num custo sensacional para quem gosta do esporte. Mostrou-se seguro após um acidente ocorrido com o piloto Fabrício Fechini que chocou-se contra uma barreira de pneus a quase 160km/h. O episódio até parou a brincadeira, mas serviu para mostrar uma estrutura resistente e interessante para tranqüilizar os pilotos. Se gostas, programe-se, pois a Gazeta Automóvel fará cobertura do campeonato 2007 e divulgará o calendário do certame.
Do sertão para a Alemanha, saímos de um brinquedo baratinho para outro de arrepiar. É o Audi R8, incrível campeão de Le Mans que chega ao mercado numa versão de rua sensacional. Está na capa e somente na página 8, em preto e branco, para ser consumido como um bom vinho tinto: devagarzinho.

Uma ótima leitura, preclaro leitor(a)! (Texto): Fábio Amorim

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