quinta-feira, janeiro 18, 2007

Roda-a-roda do NASSER (18JAN2007)


Pé embaixo – Depois de crescer 26% nas vendas em 2006, a indústria automobilística mexicana projeta expansão de 30 % neste ano. No exercício passado, cravou 2,5M unidades produzidas: 1,19M de vendas internas e 1,39M de exportações. Praticamente a produção no Brasil. Segredo da expansão, crescimento interno do país em 4,6%. Mais um país a ultrapassar o nosso, grande e bocó, dormindo à espera de projetos de crescimento sempre substituídos por discursos vazios e promessas vãs.
Pânico – A Volvo está alarmada com decisão da Buses Metropolitana, de Santiago, Chile. A empresa-consórcio, com verba internacional para reformular o transporte coletivo chileno, agendou a compra de 499 unidades Volvo, no valor de US$ 123,5M. Uma decisão do BNDES, o brasileiro Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, liberando financiamento para 500 unidades de ônibus Mercedes-Benz, fez compradora mudar a preferência para a marca da estrela.
Hyundai – Assegura o Grupo CAOA, de revendas Ford e representante da Hyundai no Brasil, iniciar em março as operações de sua fábrica em Anápolis (GO). Concorrentes olham o calendário. Já atrasou muito, postergou, adiou, e agora corre, no último mês de prazo, para não perder incentivos fiscais federais. Montará um caminhãozinho de 1,8 t, o HR. Operações industriais simplórias.
Tecnologia – O sistema Tetrafuel® criado pela Magneti Marelli no Brasil concorre a prêmio internacional da Spectrum Magazine, revista internacional de tecnologia, publicada pelo IEEE – The Institute of Electrical and Electronics Engineers.
Qual será? – Reuniões na Agrale para lançamento de seu jipe. Questões variadas: desde o conteúdo decorativo – o que determinará faixas de clientes e aplicações – até o nome. Marruá, como chamado, é regionalismo, como foi Turuna numa Honda 125. A denominação deve ter entendimento nacional e mercossulino.
Coragem – Apesar de novata no mercado nacional, a Peugeot expurgou o motor 1.0 de seus produtos. Substituiu-o por 1.4. E colhe resultados: a versão hatch aumentou 63,2% em vendas. E influenciou crescimento da marca, 15% em 2006, vendendo 61.190 veículos. Carros 1.0, ou Mil, foram solução para a revitalização do mercado no início dos anos '90. Hoje, incoerência. Motor de mais para circulação urbana, e de menos para andar com segurança nas estradas.
Ampliação – 1.200 novos operários estão sendo contratados pela Fiat Automóveis. Quer, pós Carnaval, implantar terceiro turno de funcionamento e elevar a produção diária de 2.200 veículos para 2.500. A capacidade de fabricação não se amplia aritmeticamente. A Fiat tem como gargalo a capacidade de pintura.
Na pressão – Carros com injeção de combustível utilizam um regulador para impedir excessos sobre a bomba injetora, retornando-o ao tanque. Peça cara, a fabricante Siemens colocou linha em lojas de peças. Diz mais baratas que nas revendas.
Delete – Se você receber correio eletrônico promocional da Fiat, delete. A montadora previne que são hackers querendo implantar vírus ou captar dados de maneira indevida. E esclarece adotar políticas conscientes na Internet; não enviar arquivos anexados nem solicitar atualização de dados cadastrais. Recebeu, deletou.
À distância – Maior empresa de locação de veículos e terceirização de frotas, a Avis adotou sistema de treinamento à distância para funcionários e franqueados. Adequou processo antes desenvolvido para o ensino de idiomas.
Antigos – Beto Cridê, construtor de miniaturas de veículos fará exposição na Volkswagen Haus, espaço institucional da marca. Até março. Fica na Av. Cidade Jardim, antiga sede da referencial Dacon, São Paulo.

Gente – Carsten Isensee, sul africano, é o novo diretor financeiro da Volkswagen no Brasil. Pacote de 4 mudanças na diretoria. A empresa mudou para menos. OOOO Stipp Junior, 67, jornalista, passou. Exemplo de coragem e tenacidade em sua vida pessoal e na implantação do Diário de Taubaté, no Vale do Paraíba. Falência múltipla. OOOO Wolfgang Bernhard, nº1 da marca VW no mundo, deixou o cargo. Martin Winterkorn, executivo maior, acumulará os cargos. Winterkorn substitui Bernd Pfisterieder, presidente que renunciou mês passado. Os cargos de proa na indústria automobilística são fugazes. OOOO (R.Nasser)

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