quinta-feira, fevereiro 08, 2007
Em novembro, o Mitsubishi Triton
Vem aí o Mitsubishi anti Toyota HiLux e anti Nissan Frontier Limited. É o Triton. Está na mesma linha: maior que picapes médios, como Ford Ranger, Mitsubishi L200 Sport, e Nissan Frontier, menor que os grandes, Ford F 250, Dodge RAM, e se destina ao óbvio: concorrer com o novo Toyota HiLux, maior vendedor do ano em seu segmento. O Nissan Limited, no exterior chamado Navara, iniciou ser importado em contadas unidades. A partir do meio do ano, importações regulares.
O nome é bem achado, mitológico, de um dos filhos de Netuno, o rei dos mares. Mesmo a quem não saiba, passa força e poder, adequado à imagem. É o maior picape Mitsubishi, lançado em 2005 na Tailândia, faz sucesso: vendeu 81 mil unidades em seu primeiro ano. Em meio à qualidade comum dos produtos com projeto e metodologia japonesa, destaca-se pelo arrojo curvilíneo de seus volumes. Porta características atualmente comuns, como a ligação em curva entre cabine e caçamba. Inova o estilo dos Mitsubishis, com largas abas de pára lamas, a grade harmônica com a ampla frente, e o conjunto pára-brisas inclinado e teto. Leva cinco passageiros com habitabilidade. A Mitsubishi, diz, dedicou-se a criar espaço confortável aos passageiros do banco traseiro. Diz também serem agradáveis as sensações de uso, apesar do eixo rígido posterior.
Aqui
A decisão de lançá-lo no Brasil segue a regra da MMC, a credenciada da marca: produtos para uso com liberdade sem a restrição de estradas, e tração nas quatro rodas, o 4x4. E por aproveitar componentes comuns, como motor e câmbio dos produtos aparentados, o picape L200 Sport - que no mercado oriental substituiu - e o utilitário esportivo Pajero Sport.
Motorizações diesel, 3.2 litros, mono trilho de injeção, 172 cv, maior potência dentre os diesel atualmente vendidos no Brasil. E gasolina, V6, 3.5 litros e 176 cv. Câmbios mecânico de 5, e hidráulico de 4 marchas. O projeto está em curso livre de adequação da fábrica em Catalão (GO), fornecedores, e resistência e capacidade de carga. De origem, é para levar usuários por estradas lisas e respeitadoras, à prática de esportes. Aqui, a estrada asfaltada, incorreções e buracos, já é um desafio. Quanto à capacidade de carga, 400 kg. Aqui, a legislação de emprego do motor diesel, exige seja capaz de transportar, entre passageiros e carga, mais de 1t. Apresentação em meados de novembro, vendas em janeiro de 2008.
Mais
O Triton não substituirá o modelo L 200 Sport, carro chefe das vendas. Irá conviver com ele, como ponto superior. No planejamento de produtos, a MMC tomou decisão sempre anteriormente negada: retirou de produção o pioneiro modelo L 200, dito "quadradinho". Estava envelhecido, superado em estilo. A indiscutível resistência aos serviços brutos foi transmitida à nova versão L 200 Sport GL a ser lançada nos próximos dias, como carro de entrada na marca. A tecnologia que a MMC desenvolveu para torná-lo resistente a serviços extremos em meio ambiente agressivo, será transplantado à nova versão. O L200 descontinuado era o único picape a suportar operação em meio ao ar abrasivo das explorações de minério a céu aberto. A Companhia Vale do Rio Doce adquire 1.000 unidades/ano deste modelo.
(Texto: Roberto Nasser) Foto: divulgação
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