sexta-feira, fevereiro 02, 2007
Fiesta 2008. Sensações vendem
O novo Ford Fiesta inicia esta semana como modelo 2008, com série de modificações dirigidas às áreas dos sentidos: visão, tato, audição e, percepções de espaço e meio ambiente.
Serviço bom. O Fiesta é o produto líder da Ford. Na soma de todos os seus veículos, incluindo caminhões e jipes Troller, é a metade. As mudanças marcam o segundo ciclo de vida, o aperfeiçoam, provindo de avaliações da Ford e clientes.
Para realçar a percepção dos sentidos, mudanças externas. A frente: conjuntos de faróis em maior volume, e nova disposição de focos. Lembra o EcoSport, recordista da Ford em vendas em sua categoria: novos pára-lamas, pára-choques e grade frontal. Linhas e cortes elevam a frente, dando a impressão de altura e resistência. Internamente tomaram o caminho do refinamento: novo painel e instrumentação; revestimentos com melhor visual e sensação de conforto e qualidade nos tecidos; novo tratamento de isolamento térmico e acústico. Uma pequena bandeja, para moedas e que-tais, aplicada no alto do centro do painel frontal, lembra carros maiores. Há maior realce nas versões mais simples, de maiores vendas. As mudanças oferecem sensação de amplitude no espaço interno, exatamente a área em que o Fiesta é o melhor dotado; de qualidade na decoração; de silêncio e conforto térmico, uma valorização ao pequeno veículo. Clientes foram atendidos: o tanque de combustível foi ampliado a 54 litros; os marcadores do painel voltaram a ser analógicos. O automóvel virá fornecido em versões hatch 5 portas e sedã de 4, em três padrões de decoração e equipamentos: First, Trend e Class. As motorizações flex são de 4 cilindros, dianteira, transversal, aplicadas a transmissões manuais de 5 velocidades à frente.
Quanto?
A Ford quer manter mercado. Conteve preços e aproximou-os entre hatch e sedã.
1.0 "Hatch" R$29.990,00 e sedã R$31.880,00. Versão 1.6 hatch – R$34.090,00 e sedã R$36.020,00
Valores meramente referenciais e podem variar bastante, para mais ou para menos. Hoje, por exemplo, há versões dos modelos antigos vendidas com R$ 4 mil de desconto.
Há enorme variação de versões e equipamentos. De acordo com a tabela, um hatch 1.0 com ar condicionado e direção, a R$ 35.730; 1.6, a R$ 39.000. Nos sedãs, 1.0 a R$ 37.550 e 1.6 por R$ 40.910. Preços menores que os dos carros concorrentes.
O novo C, um pequeno Classe S
A Mercedes-Benz mudou a Classe C, e marcou-a por duas características: redução do prazo de vida da plataforma para 7 anos; e, identificou-a reduzindo o conjunto de grade e faróis da versão maior e mais cara, a S. Seguiu tendência do mercado, aumentando-o em todas suas dimensões: mais 5 cm de entre-eixos; 5,5 cm em comprimento; 4 cm a mais de largura e dois mais alto 4,58x1,77x1,44m. Mais vendido de sua linha – 1,4M na geração recém encerrada, caprichou nas características, conforto e segurança nas três as versões: Avant-garde; Classic e Elegance . Haverá, também, a série AMG, de desenvolvimento esportivo.
A nova série reduziu comandos e indicadores: botões, painel - três mostradores, contra quatro da série anterior; diâmetro do volante. Expõe o pavor interno da Mercedes, eflúvios da briga com a BMW, de colocação de mais inutilidades eletrônicas e aparatos nunca utilizados pelos clientes. Resultado, panes, enorme prejuízos, grandes recalls, demissões – e simplificação. A motorização a gasolina pouco mudou, exceto nos 4 cilindros, tornados mais potentes. O 180 Kompressor saltou de 143 para 156cv; o 200 K ganhou 20cv, indo a 184. Os outros propulsores são C 230, 280 e 350. Transmissões mecânicas, com 6 velocidades. No agradabilíssimo C 350 a automática 7G Tronic com 7 velocidades. Em termos de segurança emprega 70% dos metais da carroceria com aço de elevada resistência; suspensão regulável para rodagem suave ou esportiva; direção 6% mais direta; câmbio programável; freios com novos sistemas – desde arrancar em subidas, quanto para secar os discos após passar por poças d'água. Na Europa a nova série C, vendas em abril. Aqui, indefinições quanto a versões. (R.Nasser) Foto: Manente/Ford
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