quinta-feira, fevereiro 15, 2007

A papa-léguas dos anos 50 e seu ótimo motor V8


Prática e simples, porém, forte e funcional, a F-100 marcou época desde o seu lançamento no Brasil em 1957

Dois meses após a Ford começar a produzir o seu primeiro caminhão no Brasil - o F-600 -, deu-se também, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, o início da fabricação da primeira picape nacional da marca americana, a famosa F-100. Isso foi em outubro de 1957.
Trinta e dois anos antes, Henry Ford havia lançado o “T Runabout Pickup”, seu primeiro modelo equipado de fábrica com uma caçamba de aço, destinado a transportar cargas. Esse carro foi o embrião da Série F da Ford que, desde o seu lançamento em 1948, consolidou-se como a linha de maior sucesso da história da indústria automobilística mundial. Até hoje já foram vendidos 28 milhões de picapes da série F no mundo inteiro.

Motor “roquete”?
A nossa F-100 nacional era praticamente o mesmo carro feito nos Estados Unidos desde 1953, no entanto, em 1957 ela começou a ser montada aqui ainda com o motor V8 (4.5 litros, 272 polegadas cúbicas) americano. No ano seguinte, essa mesma unidade de força começou a ser fabricada no Brasil. Era o V8 “Rocket” (foguete, em inglês), que já equipava o Oldsmobille e tinha válvulas no cabeçote. De forma aportuguesada, brasileiros começaram a chamá-lo de “Roquete”. A fábrica indicava 4.500 cilindradas, potência de 161 hp e chamava-o carinhosamente de “Power King”.

Espartana e eficiente
Mesmo bebendo muita gasolina a cada quilômetro rodado (detalhe desprezível nos anos 50), a F-100, apesar de bastante simples, era muito eficiente para quem queria agilidade e confiabilidade no transporte de cargas. Do final da década de 1950 em diante, reinou absoluta nas estradas nacionais carregando, por exemplo, produtos perecíveis que precisavam chegar ao destino com a maior rapidez possível.
Por dentro, a F-100 era espartana e funcional. O conjunto de instrumentos vinha disposto em forma de arco e a alavanca do câmbio de três marchas posicionava-se na coluna de direção. No nordeste, esse tipo de solução mecânica recebe o nome de “câmbio royal”.
A direção dessa picape Ford que não tem auxílio de bomba hidráulica, mesmo assim, não é exageradamente pesada chegando a incomodar o motorista nas manobras. Sua caçamba original era do tipo “step-side”, bem estreitinha e com os pára-lamas salientes. Pela limitação da área de carga, muitos proprietários chegavam a arrancar a parte traseira, substituindo o conjunto metálico por outro maior, de madeira. Vendo isso, a fábrica na época começou a oferecer o veículo também na opção sem caçamba.

Bom achado
A F-100 1957 apresentada aqui, pertence ao médico Luiz Duarte Araújo, um apaixonado por veículos antigos e, nas horas vagas, construtor de incríveis miniaturas de automóveis. Luiz adquiriu a F-100 com a mecânica em bom estado, mas com a carroceria bem maltratada. De “terceira mão” (pois esse carro pertenceu aos Correios do Brasil e depois ao cidadão Dênis Brêda), ela precisava, enfim, de uma restauração apropriada para voltar à forma dos velhos tempos. “A instalação elétrica estava meio ruim, assim como a carroceria, mas a mecânica estava em perfeitas condições, mesmo após meio século de uso”, comenta Luiz.

Após anos de espera, (pois o antigo dono não queria vendê-la), Luiz Duarte, enfim, conseguiu adquirir o veículo que depois de apenas seis meses de restauração voltou a brilhar como novo. “Quando vi a possibilidade de comprá-la, segurei a chance com as duas mãos e os dois pés”, brinca o médico que adora preservar a história automobilística nacional, pois também é dono de um Galaxie Landau, um Fusca, um Puma e um Jeep.

Passeio no tempo
Grata satisfação poder guiar um modelo desses, nascido no princípio da criação do Geia (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) no Brasil. Saindo do bairro de Jaraguá, engatei a primeira marcha (que é, na gíria, “sêca” e precisa estar como carro completamente parado para ser utilizada) e segui em rápido passeio pela orla. O “vêoitão” ronca bonito, sem falhas e bastante silencioso. Não acelerei fundo, pois a jóia é preciosa, mas força é o que não falta, apesar do peso enorme de quase duas toneladas. Seus freios são obsoletos, a tambor, mas, em baixa velocidade, dão conta do recado. A suspensão é rígida, mas não chega a ser desconfortável. Possivelmente deve tornar-se mais agradável ao guiar quando carregada. A cor verde da sua lataria reluzia com o pôr-do-sol e pescoços se contorciam para acompanhar o desfile da história em tempo presente.

Na opinião de Sérgio Berezovsky, diretor geral da revista Quatro Rodas, “poucos carros nacionais ocupam tão pouco espaço na literatura e na memória dos brasileiros quanto a picape Ford F-100, o que é uma injustiça praticada contra um dos pioneiros feitos no país.” De fato, isso é verdade. Apesar da explosão de vendas que acompanha o modelo até hoje e de sua competência nas estradas, não é um dos carros mais famosos do Brasil, mas, como existem amantes do antigomobilismo, como o pacato Dr.Luiz Duarte, exemplares incomuns como este continuarão incólumes para o deleite das futuras gerações. (Texto e fotos: Fábio Amorim)

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