sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Roda-a-roda do NASSER (01FEV2007)


Negócio – Caindo na real, o presidente Bush quer reduzir a dependência dos EUA ao petróleo. Quer minguar consumo em 20% em dez anos; comprar carros híbridos para a frota oficial; aplicar combustível não poluente. Para quem não assinou o tratado de Kyoto e é o maior poluidor do mundo, ficou bonzinho.
Negócio, II - Numericamente significa consumir 132 bilhões de litros em 2017. Número potente, é quatro vezes maior que a produção nacional projetada.
Negócio III – Parece ótimo no atacado das exportações pelos usineiros, mas não deixa de fazer alarme no varejo. Se os preços forem atrativos, você já sabe quem vai ficar sem o álcool brasileiro.
Série – Aproveitando o lançamento de seu Fórmula 1, o R27, a Renault Sports Technologies anunciou o Clio Formula 1, série especial. Apresentação no Salão de Genebra.
+ Palio IV + – Em março a Fiat iniciará vender o Palio em 4ª geração. Edição revista e melhorada, intenta manter-se disputando o primeiro lugar de vendas e ocupar lugar para o surgimento do Grand Punto ao final do ano.
+ ...e meio + – A Volkswagen apresentou a nova versão do Golf, a ser conhecida como Quatro-e-meio, indicando ser baseada na Geração Quatro, que restou produzida no Brasil, e não na Geração Cinco, em produção na Europa e no México. Vendas em março. O mercado brasileiro não justificou a atualização do automóvel e por isto o modelo novo é feito no exterior, e o antigo, aqui.
+ Fora + – A MAN, fábrica alemã de motores diesel, caminhões e ônibus, retirou a propostas agressiva de controle da Scania, que incomodou o mercado, o Mercado Comum Europeu, e assustou a grande montadora sueca.
+ Indianos + – Empresa instalada em Manaus, a Brasmont quer montar os utilitários indianos Mahindra a partir de abril: 200/mês a partir de peças importadas e baixo índice de nacionalização. Picapes e utilitário esportivo, diesel, e linhas superadas. Aliás, especialidade da empresa, antes montadora do Cross Lander, romeno jipe Aro, outro anacronismo industrial, retirado de produção e verdadeiro "mico" a compradores e revendedores.
Indianos, 2 – A definição da Mahindra, segunda montadora da Índia, em arranjar parceiro hábil na legislação amazônica, e rapidamente participar no mercado brasileiro, instigou a coragem do grupo Tata. Maior das indianas, em acordo com a Fiat para fazer picapes na Argentina, ampliou o projeto: fará, também, utilitário esportivo médio, com motor Fiat diesel 1.9.

Gente – Ray Young, 44, presidente da General Motors do Brasil, transferido. Julho, após anúncio de lucros da empresa. OOOO Rogélio Golfarb, engenheiro, responsabilidades ampliadas. Sua diretoria de relações corporativas e institucionais da Ford terá amplitude de América Latina. Globalização. (R.Nasser)

Nenhum comentário: