sexta-feira, fevereiro 23, 2007

SERVIÇO - Revitalização de pintura funciona mesmo?


Polimento no capricho com cera moderna é capaz de fazer milagres no seu carro

O sol e a maresia são apenas dois fatores que contribuem para o desgaste precoce da pintura de um veículo. Com o passar do tempo, caso não se realizem algumas ações preventivas, a cor de um carro vai perdendo o brilho. Para se manter a superfície sempre em ordem são necessários cuidados básicos que consistem em, pelo menos, lavar o veículo a cada quinze dias e, ao menos uma vez por mês, realizar um polimento com cera nas partes de metal. Fazendo isso, muito provavelmente o carro estará sempre novo durante toda a sua vida útil, no entanto, quando isso não acontece, aí o prejuízo chega antes do tempo, desvalorizando o veículo.

Na pele

Após uma extensa revisão mecânica no veículo que utilizo diariamente, decidi dar uma “levantada” na pintura, meio desgastada, principalmente, pelo sol. A superfície azul-marinho precisava voltar a ser reluzente. Além de apresentar pequenos arranhões, a pintura estava opaca na capota e também tinha pequenos pontinhos de tinta branca, vindas de uma chuvinha de concreto, adquiridas distraidamente duma casa em construção. A convite de Jason Júnior, proprietário do Top Clean Lava-Jato, submetemos o Fiat para um ´tratamento de beleza´ que durou quase nove horas!

Processo
Recebido por Ítalo Silvano Ghilardi, vulgo Bonja, o sorridente gerente do Top Clean, o carro passou por uma inacreditável Via Crucis que envolveu água, máquinas, produtos químicos e muito suor. A ressuscitação da pintura foi algo inacreditável, de tão perfeito que o serviço ficou. “Inicialmente, nós realizamos uma lavagem geral no veículo, para deixar a pintura limpa e livre de qualquer resíduo de asfalto, graxa ou qualquer outra impureza”, destaca, Bonja. “Depois de lavar, partimos para um processo de lixamento com uma folha bem fininha. Isso vai ser fundamental para a próxima etapa, que é um polimento executado com uma máquina chamada Politriz. Essa máquina tem uma boina de espuma com uma espécie de toalha felpuda por cima e, nela aplicamos uma cera especial da marca 3M”, complementa o gerente.

Depois desses dois passos, o veículo volta para ser lavado novamente para tirar o pó do primeiro polimento. Seco mais uma vez, o automóvel agora será ´massageado´ por outra máquina, denominada de Orbital, que aplica na pintura mais uma cera líquida protetora. Para concluir o processo, entra, por fim, a famosa e insubstituível mão humana. Nesse item final, aplica-se mais uma cera de alto brilho com o auxílio de um imenso chumaço de algodão. “Essa hora é fundamental para a revitalização da pintura, pois esse acabamento final é que trará o resultado que o cliente espera”, conclui Bonja, afirmando que nos quase dois anos de existência do Top Clean, a satisfação nesse tipo de serviço tem sido de 100%.

Veredicto

Um serviço de revitalização de pintura bem feito dura, em média, de 8 a 10 horas e custa entre R$140,00 (preço cobrado pelo Top Clean já incluída a lavagem) e R$200,00. Confesso que não acreditava que esse tipo de polimento fizesse tanta diferença, mas, sem dúvida, satisfaz pelo ótimo nível de acabamento que deixa no final. Boa pedida para quem quer ´levantar a moral´ do carango ou até para valorizá-lo na hora de passá-lo adiante. Texto e fotos: Fábio Amorim

Nenhum comentário: