sexta-feira, fevereiro 02, 2007
Faça tudo você mesmo com conforto
Nissan X-Trail 4X4: imponente, seguro e econômico
Ele pesa exatos 2000kg, tem tração 4X4, mede 4,46m, disponibiliza 180cv de potência e é repleto de itens de segurança e conforto. Parece um pacato automóvel de família, mas, surpreendentemente, esse SUV da Nissan comporta-se quase como um esportivo, pela boa relação peso-potência que tem. Cada cavalo de força somente tem a missão de carregar 11,11kg de massa. Associando isso à boa aerodinâmica, ao conforto do câmbio automático de 4 marchas com conversor hidráulico de torque, o X-Trail tem forte personalidade e doa prazer quando exigido. Na baixa rotação, desliza silencioso e, nas altas, também grita pouco, e até assusta pelo desempenho. Ao som dos Beatles, Titãs, Oasis, Caetano, Peninha e Pink Floyd (pois cabem seis CD´s em sua disqueteira), eis as impressões do test-drive na máquina.
Sala de estar
Todo forrado em couro cor de chumbo, o interior do X-Trail é amplamente bem acabado. O capricho dos japoneses é notado em cada centímetro quadrado desse veículo. Portas, bancos, teto, painel, manopla de câmbio e volante. Absolutamente tudo encaixado de maneira primorosa.
Poltrona do papai
Ergonomicamente bem resolvido, esse SUV Nissan tem ótima composição para se sentar e alcançar os comandos. Seu volante move-se em altura e o banco do motorista tem todas as regulagens controladas eletricamente, assim como portas, travas, vidros e retrovisores. Operações ´liga-desliga´ nesse carro são as mais fáceis entre os importados que já guiei. Em poucos minutos, com atenção, entende-se onde tudo está e como pode ser utilizado, a começar pelo facílimo comando de abrir e fechar o enorme teto solar que transforma a tímida capota, numa enorme boca entreaberta.
Gerador de energia
Muita vezes, SUV´s (sport utility vehicle) do porte desse Nissan X-Trail incomodam por terem propulsores lerdos. De longe, esse 4 cilindros de 180hp movido a gasolina foi o melhor que já experimentei. Suave, silencioso e pronto para o ataque. Possui 2500 cilindradas (ou 2.5 litros) e volume cúbico e um satisfatório torque de 25kgf/m, impulso que o leva bem em todas as faixas de rotação. Traduzindo: numa ultrapassagem emergencial, por exemplo, não há o que temer.
Cozinha
Lá atrás, o X-Trail tem espaço de sobra para uma família de 4 pessoas. Seu porta-malas disponibiliza 410 litros para a bagagem. Além disso, tem assoalho removível e lavável e oferece a ampla versatilidade de rebatimentos de bancos traseiros, o que amplia a capacidade de carga.
No chão
Em conclusão do teste, nota-se que o Nissan X-Trail acelera, freia e faz curvas muito bem. Dotado de sistema ABS e EBD nas quatro rodas, ele pára num espaço menor do que o que se imagina que aconteceria. A suspensão dianteira é feita nos antigos e confiáveis moldes McPherson e a traseira é independente multilink, o que confere estabilidade ao conjunto, mesmo sendo alto como ele é.
Ao ser colocado no barro, na areia ou em piso molhado, o Nissan X-Trail aciona automaticamente a tração 4X4 para oferecer mais segurança aos ocupantes. Tem, também, piloto automático com acionamento no volante, o que, infelizmente, não acontece com os comandos de som, que estão lá no meio, de forma tradicional, em botões.
Perdas e ganhos
Zero quilômetro custa cerca de R$120.000 aqui em Maceió. Em ritmo normal urbano, fez ótimos 7,6km/l e, pelo custo-benefício, é opção a ser minuciosamente observada. Pecado maior desse carro é a ausência de um identificador de obstáculos traseiros, pois, mesmo com boa visibilidade nos 360 graus, torna-se difícil de estacionar de ré. No frigir dos ovos, é ótimo conjunto e, para completar, anda traz bom sistema de som com toca-fitas, coisa em extinção hoje em dia. (Fábio Amorim) Fotos: FBA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário