sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Roda-a-roda do NASSER (22 FEV 2007)


Situação - Em outubro de 1957, há cinqüenta anos, a Toyota alugou instalações de ex-revendedor Rambler em Hollywood. Vendeu, num ano, 288 veículos. Meio século após, deverá assumir a liderança do mercado mundial e colar nas vendas internas na General Motors. Ano passado a empresa vendeu nos EUA 2,6M de veículos, sendo 1,6M produzidos em solo norte-americano.
História - Deixando de produzir veículos em Coventry, na Inglaterra, a Peugeot fechou uma história secular na cidade, hospedeira de série de indústrias de automóveis e motocicletas. É como se todas as montadoras deixassem São Bernardo do Campo (SP), ou Detroit (EUA). Hoje, em Coventry, para registrar a história de seu passado, há o bom museu da Jaguar.
Conforto - Item de relevo no novo Fiesta é o isolamento acústico. Reduz a percepção de ruídos e temperatura, aumenta a sensação de conforto. A Ford quer atrair compradores para as versões melhor equipadas, transmitindo conforto de uso - sem os sacrifícios usuais do uso dos carros simplórios à base do 1.0. No mercado estes ganhos se dizem incluí-lo como produto Premium.
Ponto de vista - Ray Young, presidente da GM do Brasil, em transferência próxima, declarou em entrevista à publicação Autoinforme, ter crescente confiança no Brasil, no PAC, e exemplificou o terceiro ano de crescimento das vendas da indústria como um dos fatores de confiança. Curiosamente, ele acredita num crescimento de vendas entre 4 e 7%, quando as previsões das montadoras é de mínimos 10%.
Negócio - Emerson Fittipaldi cedeu nome e conhecimento para licenciamento de seis produtos. De rastreador a volante, passando por bancos, peças cromadas. O mercado de acessórios representa R$ 7B anuais, e o bom Emerson quer a comissão do aval.
Ecologia - Movimento informal entre executivos públicos de diversos ministérios sinaliza um aperto na relação entre veículos e ecologia. Não se fala na Inspeção Veicular, capaz de retirar poluidores de circulação, mas de cobrar uma contra partida social às emissões dos veículos novos.
Antigos - Com uns dinheirinhos sobrando no bolso? Se é o caso e de bom gosto, programe-se para o leilão no superior Ritz Carlton, em Amélia Island. Brinquedos de qualidade como Packard V12, quatro portas conversível, carroceria Dietrich; Duesenberg J Dual Cowl Phaeton; Bentley 8 litros e chassi curto; raro Mustang GT 350 supercharged. A fim? Anote o sítio: www.rmauctions.com. Depois você pode comprar as inescapáveis encomendas de quem vai à Flórida.

Gente - Alfredo Peres, advogado, e Orlando Moreira de Souza, engenheiro, mantidos diretor geral e coordenador do Denatran. Da melhor qualidade. OOOO

Nenhum comentário: