quinta-feira, janeiro 11, 2007

"E o álcool combustível, quem diria, começou com Henry Ford"


"O uso do álcool como combustível, tão saudado pelos resultados econômicos nos países que podem produzí-lo, e solução barata à redução das emissões poluentes, atual caminho mundial, não começou no final da década de ´70. Foi antes. Década de '20, com incentivo pessoal de Henry Ford. Já o homem mais rico do mundo, apresentador da mobilidade ao homem, Ford era prático e vislumbrava o uso de produtos agrícolas nos automóveis, da construção ao combustível. Um deles, o álcool etílico.
As pesquisas se materializaram na produção de série de Modelos T adequados a utilizá-lo, por nova regulagem no carburador, aquecido pelo calor do escapamento, através de um defletor dito Vaporizador. O funcionamento é uma curiosidade, pois o álcool é mais resistente à queima que a gasolina, exigindo elevadas taxas de compressão nos motores, como hoje empregadas, a partir de 11:1. A razão de compressão do T era simplória: 3,4:1. No Brasil, em seguida, houve experiências pelo engenheiro Souza Mattos, em raids Rio - São Paulo - Petrópolis - naquele tempo sem estrada, viagens eram verdadeiros desafios - com um Modelo T de '25. Houve bombas de álcool, especialmente nas regiões de grande produção alcooleira, como Pernambuco." (R.Nasser/ Foto:divulgação)

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala legendário Fábio "Coruja"!! Parabéns pelo blog; realmente vc e o Nasser se complementam, em estilos e enfoques.

Abraço estupidamente apertado!

Motorista do presidente do seu fã-clube.

Fábio Amorim disse...

Ôpa! Desencavaram alcunha que não me pertence! É identidade absoluta do meu estimado pai, Dr.Jorge. Agradeço os elogios, apesar de não saber de onde vieram. Abraço, Fábio Amorim