quinta-feira, abril 26, 2007

ACELERANDO (26 ABR 2007)

POTÊNCIA EM FAMÍLIA

Não há atualmente na cultura automobilística nacional, essa coisa de se comprar carro potente para curtir longas viagens acelerando com prazer. Afinal de contas, somos o país do carro “mil”, com seu motorzinho de parcos cavalos, um tipo de veículo eficiente em perímetros urbanos, porém perigoso nas estradas. Até que no nordeste, pela raridade de trechos com serras, isso nem é problema. Difícil mesmo é transitar de carro com motor pequeno no sul e sudeste brasileiros, onde, por exemplo, tem-se que ultrapassar um caminhão numa descida e... fugir dele! Caso contrário, uma tragédia pode acontecer.
Nos saudosos anos 70 e 80 ainda havia sim, quem optasse por carros potentes em prol do prazer de acelerar e da segurança. Reinaram nas pistas a ´família´ Opala, com seus cupês, sedãs e SWs Caravan de 6 cilindros em linha, além dos Ford Maverick e Galaxie e dos adoráveis beberrões, Dodge Charger R/T e Dart com seus eficazes motores V8. Além do conforto e da segurança nas ultrapassagens, carros potentes e de alta cilindrada, foram utilizados aqui no Brasil para o reboque de ´trailers´. Para quem não conhece, ou nasceu nos anos 90, eram verdadeiras casinhas sobre rodas que vinham puxadas pelos carros nas boas estradas daquela época.
O tempo passou e, obviamente, tudo mudou. Hoje se extrai bem mais força de pequenos propulsores do que antigamente. As carrocerias estão mais leves, a aerodinâmica melhorou e os componentes estão, também, com seu peso reduzido e eficientes em suas funções. Inimaginável pensar, por exemplo, que um veículo atual com 1.000 cilindradas e menos de 50 cavalos pudesse obter uma velocidade final de um GM Opala de 4 cilindros.
Chega de saudade. Na capa, representando a modernidade, um fabuloso Dodge Magnum SRT8, veículo que une características confortáveis de um bom sedã familiar, espaço de minivan, mas que tem desempenho de esportivo. Será que existe receita melhor que essa? E na página 3, na ótica do mestre Nasser, as impressões do novo Pajero Full 2008, testado por ele e eu, na terça-feira passada, em São Roque (SP).

Boa leitura!
Texto: Fábio Amorim

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