quinta-feira, abril 05, 2007

Topa tudo!


Dodge Ram 2500 4X4: robusta, potente e cheia de disposição


Dona de um torque que beira a estupidez (são 81,4 kgfm!) e de uma respeitável potência (330 cv), pelo ótimo conjunto que oferece, a Dodge Ram 2500 4X4 é veículo para homem nenhum colocar defeito. Em rápida avaliação, rodamos pouco mais de 300 quilômetros entre percursos mistos que envolveram asfalto, areia fofa e muito barro molhado.

Inicialmente, o porte da Dodge Ram já assusta a quem está ao volante e, principalmente, para quem a encontra emparelhada num semáforo. São quase dois metros de altura do solo até a capota. A cara de mau começa no desenho da grade frontal em forma de boca com uma cruz gigante dividindo-a em quatro partes. Sentar ao volante desse carro é situar-se no andar de cima. A visão é total e a sensação de segurança, idem.


Amplitude

A ergonomia da Dodge Ram é respeitavelmente bem feita. Os bancos são envolventes

e confortáveis privilegiando o ato de dirigir. O ótimo volante de quatro raios tem boa empunhadura e comporta vários comandos, como o do som e piloto automático, por exemplo. Por dentro, obviamente não falta espaço mesmo para os ocupantes da parte traseira que desfrutam de muita distância entre os joelhos e o banco dianteiro.


Coração valente

Para sentir essa máquina é necessário acelerar fundo. Se o assunto é potência, prepare-se, pois a Dodge Ram é um exagero nesse aspecto. Ao funcioná-la, ouve-se o ronco feroz do motor. Por baixo do capô, uma unidade Cummins Turbo Diesel Intercooler doa sem concessões, exatos 330 cavalos de potência! Esse motor desenvolve estrondosos 81,4 kgfm de torque. Ao engatar o “D”, do câmbio automático de 4 marchas, o “bicho” treme avisando que ali há força de sobra. De fato, para um carro a diesel a aceleração é de impressionar.

No contexto geral, a Dodge Ram é agradabilíssima de andar, pois oferece conforto, segurança e potência de sobra, mesmo quando carregada. Seu sistema de acionamento de tração é feito por um botão no painel. Chama-se “Part Time” e tem funcionamento bastante simples. Robusta e forte, imponente e bonita, a Dodge Ram 2500 4X4 é o tipo do carro que somente pode ser sentido em sua totalidade quando é testado. Se preciso for, ela devora buracos, lama, barro e pedras com um apetite impressionante! Coisa boa para ruas esburacadas ou alagadas e trilhas difíceis em propriedades rurais e melhor ainda para quem deseja segurança nas batidas, porque, qualquer confusão que haja por ali, certamente acontecerá primeiramente lá no andar térreo... (Texto e fotos: Fábio Amorim)

Nenhum comentário: