quinta-feira, abril 05, 2007

Roda-a-roda do NASSER (05 ABR 2007)


Dedos e anéis – Para fazer caixa, num claro processo de redução, a Ford vende divisões de autopeças no México.
Idem – Em meio a processo de desligamento da Daimler, a Chrysler se movimenta para fazer vendas e resultados. Passo novo, dispensou a BBDO Detroit – agência alemã de propaganda com filiais mundo a fora - e contratou a Cutwater como nova agência de criação para a marca Jeep.
Também – País da nossa turma de emergentes, a BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China – a Índia antecedeu o Brasil em dois meses na apresentação do Logan. Fez através de joint venture com a Mahindra, que produz Jeeps anti-diluvianos e tem acordo com a Suzuki. Cinqüenta mil unidades em 2007.
Demora – Até agora os utilitários chineses Chana não conseguiram ser homologados junto ao Governo Federal. Diz-se, mais dois meses. A empresa desembarcou 120 unidades no Porto de Vitória.
Ecologia – Japonesa Yokohama anunciou linha de pneus tipo ecologicamente correto: o composto tem 80% menos de borracha, substituída por grãos e areia e óleos cítricos. Diz, reduz até 80 % da borracha elaborada a partir do petróleo. Não está à venda no Brasil. Chama-se Decibel Super E-Spec.
Mais luz – O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), tornou obrigatório às motos e triciclos ter placa traseira vermelha, refletiva, e motoqueiros com colete e baú com faixas refletivas. Razões óbvias de melhor identificação destes hunos do trânsito e organizar a bagunça. Começou – A Renault começou produzir a pré-série do Logan. Clima de euforia com as contratações, garantia de empregos, aumento de produção, vendas e participação no mercado. Jérôme Stoll, o novo presidente, sem trocadilho, acabou com o stoll, estabilizou a Renault Brasil e iniciou vôo ascencional. Mundialmente a união Renault-Nissan quer ser a terceira marca mundial em 2009. O Logan, um caminho novo na indústria do automóvel, a do carro grande com projeto econômico, será lançado no Brasil em junho.
Sorrisos - A Ford cravou em março o terceiro recorde de vendas deste ano. Trimestre vendeu 59.574 unidades, 12,1% do mercado. Em automóveis, cresceu 27% sobre fevereiro, resultado das boas novidades dos Fiesta, do EcoSport Automático e do Fusion, e de campanhas agressivas em abordagem e facilidades.
Mercado – Festeja a GM a produção de 25 mil unidades do Prisma, em seis meses de atividade. Bio – Na abertura mundial para uso de combustíveis renováveis adicionados ao diesel, a Cummins aprovou misturas de até 20% de biodiesel em diesel para seus motores. Pesquisa nos EUA. Para o Brasil a adição ainda não está autorizada.
O nome – Técnica não se combina com alegorias políticas. Por isto um engenheiro, Gian Marques, distribui artigo esclarecendo, misturar óleo vegetal ao diesel não forma o biodiesel, como tem sido dado a entender. Segundo o técnico, o limite para adição pura e simples é de 2%. Mais, entope filtros, carboniza injetores, fura pistões e quebra anéis do pistão, resseca e rompe os selos e degrada o óleo lubrificante. O alerta é por conta do folclore à volta da inovação, com uso puro, ou em elevadas misturas, de óleos produzidos domesticamente ou sobras de beneficiamento, tem sido jogadas em tanques de caminhonetes, caminhões, tratores, motores estacionários.
Química – Esclarece, o biodiesel é produto da transesterificação, reação de óleos vegetais com metanol ou etanol, e um catalisador. Da reação produz-se a mistura de ésteres etílicos ou metílicos de ácidos graxos, componentes do próprio biodiesel e glicerina, cujo maior constituinte é o glicerol. Tal processo retira a glicerina. Seu uso causa os inconvenientes.
Menos – A Indiana Seguros sugere aos tomadores de seguros observar os prazos de pagamento, assim como os descontos oferecidos para seguros cumulativos com os residenciais. Às vezes indica a redução por pagamento em menor prazo pode ser o valor de um seguro de residência. Tipo: dois pelo preço de um.
Indo atrás - A ascensão de vendas dos caminhões Ford instou a Mercedes-Benz correr atrás do lucro. Além de mudanças nas transmissões nos modelos leves e médios, incrementou acordo com o Banco do Brasil para dinamizar o programa Procaminhoneiro, de renovação de frota em financiamento pelo BNDES. Negócio bom. As agências do BB e seu banco de dados se transformam em promotores de vendas e do programa, com prazo médio de resposta de 48h. Prazo de até 84 meses, até 100% do valor financiado.
Olho – Concessionários de pequenas marcas e, em especial da Hyundai, aguardam interessados o julgamento de ação proposta por ex-concessionário da marca em Brasília, contra a representante brasileira, o grupo CAOA. A empresa foi descredenciada pela nomeação de nova operadora, sem indenização pela ruptura comercial. O convívio entre importador e representante está na Lei 6729, nem sempre cumprida pelas marcas menores. Audiência dia 17. Há cinco empresas na mesma situação.
Garra – Na VI Reatech, feira de tecnologias em reabilitação, uma pista com karts adaptados é atração e atestado que o deficiente pode tudo, se tiver equipamento adequado e cuidado no treinamento esportivo. Motivar a sair de casa e brigar pelos direitos de acessibilidade, diz Paulo Polido, atleta paraplégico e presidente da VIQUI. Será no Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo, 12 e 13 deste.
Antigos – Marcelo Viana, mola do sítio www.simca.com.br, prestou a última homenagem a Gilberto Baeta, 73, ex-secretário da diretoria da Simca, que passou na última terça-feira: colocou sobre a urna mortuária uma camisa do sítio da Simca. Gilberto era memória viva da pioneira montadora, referência sobre sua história, e de toda a sua vida de competente e festejado auditor, ter participado da implantação da montadora foi sua grande experiência profissional.

Gente – Isidoro e Rolando Rosenbaum, industriais, presos em hospital. Sócios da Brasil & Movimento, produtora das motos Sundown. Acusação, crimes fiscais. OOOO Pérsio Pastre, engenheiro, 63, aposentou-se. Deixou a área de tratores da Fiat, onde durante muito tempo acumulou funções com a representação institucional. OOOO

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