quinta-feira, abril 26, 2007

Pajero Full, o conforto encontra a valentia


A cara da Mitsubishi no Brasil é a dos carros com a certeza de conjugar o verbo ir. A marca é identificada com Pajeros Full, Sport, TR4, picapes L200 e Sport. Todos cúmplices em voluntariedade. De todos, o Pajero Full é o mais-mais. É o sonho de consumo dos proprietários dos Sport e o TR4, mais vendidos e nacionais, identificado em linhas com o vencedor 12 vezes do Rally Dakar. O Full, quarta edição, mescla conforto, segurança, habilidades. Não é produto novo, mas edição amplamente revista e muito melhorada. Se antes fazia, agora faz melhor.

Mudanças
A parte central da carroceria foi mantida, com mudanças estruturais e banho galvanizador aumentando a durabilidade. Mudados, tampa traseira e fixação do estepe, melhorando a visibilidade. Na frente, em lugar dos pára-lamas inflados, outros de linhas mais retas, e grade com três barras horizontais, do tipo já-vi-isto-num-ford-fusion-ou-num-land-rover – ou nos dois. Segue tendência de sucesso.
Interior mais limpo, menos rebuscado, muitas disposições aos agora 7 lugares.
A maior mudança é o intensivo pacote de tecnologia eletrônica. Do sistema MIVEC de variação de abertura de válvulas para o motor V6, 3.8 litros e 250 cv, 33,6 kgfm de torque. O apetrecho molda o motor ao uso. Muito torque em baixas rotações, ou muita potência nas altas, em função da demanda do momento. Se motor diesel, tecnologia monotrilho para injeção a altíssima pressão, L4, 3.2 litros, 165 cv e 38,1 kgfm de torque a 2.000 rpm, mais resfriador de ar e turbo.

Há programações eletrônicas na transmissão, apenas hidráulica, com 5 marchas: registra a maneira de dirigir; permite o uso esportivo, trocando marchas manualmente – uma bobagem –; e a novidade de freios acionados pela transmissão. Se reduzido e em primeira marcha, numa descida, despreocupe-se: o carro freará sozinho, independentemente de sua vontade. Há auxiliares de frenagem para o sistema anti-bloqueio, um corretor de curso e estabilidade. E mais enorme série de implementos eletrônicos pró-conforto, pró-segurança, pró-habilidades. Enfim, é o encontro de dois conceitos muito distantes: confortável como um automóvel de luxo, disposto como um jipe.

Como fica?
Japonês, topo de linha dos utilitários esportivos da Mitsubishi, importado pela MMC, representante da marca no Brasil, coroa a listagem de produtos de aplicação utilitária da Mitsubishi. Projeta comercializar 220 unidades/mês via 102 concessionários. Enfrentará Nissan Pathfinder, Toyota Prado, Grand Cherokee, Range Rover e Defender. Aposta na fidelidade de seus clientes, no valor representado pelo modelo Full, na conjugação de imagem e habilidades, na garantia total para 3 anos. Reduziu o preço relativamente à antiga linha 2007 e criou nova versão, a GLS 5 portas, a gasolina. Acredita Paulo Ferraz, presidente da MMC, que a demanda inicial será de 60% de versões diesel e 40% a gasolina, tendendo ao equilíbrio.

Preços iniciais para o Pajero Full 2008
Versão Portas Combustível Preço
HPE 5 gasolina R$175 mil
HPE 3 gasolina R$164 mil
GLS 5 gasolina R$157 mil
HPE 5 diesel R$185 mil
HPE 3 diesel R$174 mil

GLS 5 diesel R$165 mil


(Roberto Nasser) Fotos: divulgação

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