domingo, agosto 26, 2007

ACELERANDO com Fábio Amorim (23 AGO 2007)

GNV, SEBO DE BOI E PACIÊNCIA

Taxistas alagoanos reclamam do alto preço do GNV no nosso Estado. Novas usinas de biodiesel misturam sebo bovino para a elaboração de combustível alternativo. Eu, preso no trânsito, busco atalhos pela Rua do Arame, lá no coração do Tabuleiro dos Martins e escuto as notícias da rádio CBN e espero o mundo enferrujar por quase duas horas de engarrafamento.
O protesto coincidiu com nossa capa desta semana. Exposto em detalhes o Fiat Siena TetraFuel com motor 1.4. Por causa de sua adaptação bem feita de fábrica, é o melhor carro nacional para se rodar com GNV (gás natural veicular), pois, seu sistema de comutação do combustível gasoso para o líquido é automático, o que facilita em manobras emergenciais de ultrapassagens, por exemplo, quando se necessita de mais potência. Nas partidas a frio, da mesma maneira, o Siena faz tudo sozinho, escolhendo o melhor modo de funcionar sem prejudicar a parte elétrica ou mecânica do automóvel. Também de fábrica, a fixação dos botijões de gás, preparados com abraçadeiras especiais que, segundo a fábrica, seguram a massa em caso de colisão, sem contar com um sistema que corta o fornecimento do gás nas tubulações em caso de vazamento. É a tecnologia trabalhando a serviço do ser humano. A Fiat ri à tôa. Além de líder de mercado, tem agora no Siena Tetrafuel uma nova margem de lucro. Pensou vender 200 carros desse modelo, mas já atingiu 700 unidades/mês. No contexto, uma jogada de marketing, porém verídica. A marca italiana diz que o sedã compacto roda com 4 (tetra) combustíveis distintos: álcool anidro, gasolina + 25% de álcool (a nossa), GNV e gasolina pura (encontrada na Argentina, por exemplo). A última só vale para viagens ao exterior, coisa difícil de se fazer de carro...
Em salada variada, notícias do Brasil e do mundo. E o tempero está esquentando, pois o Salão de Frankfurt vem aí cheio de novidades.

Boa leitura e muita paz!

Fábio Amorim / Editor da Gazeta Automóvel (Gazeta de Alagoas)

Nenhum comentário: