domingo, agosto 26, 2007

ACELERANDO com Fábio Amorim (9 AGO 2007)

SALTOS TECNOLÓGICOS

Não se assuste, preclaro(a) leitor(a), mas, um dia, daqui a um sonho breve, o seu carro vai se movimentar sem o seu auxílio. É isso mesmo. Não fique triste se você tanto adora dirigir, mas, do jeito que as coisas vão, no pique evolucionista automotivo, nós deveremos nos tornar passageiros de nós mesmos. Entraremos num veículo sem volante, que não terá chave de ignição (apenas comandos de voz ou toques digitais), traçaremos o percurso desejado e..., tiraremos uma bela soneca! As ruas terão sensores que evitarão as grotescas batidas de frente ou os indesejáveis ´engavetamentos´. Postes conversarão com semáforos!
Por causa de uma meticulosa distância entre os veículos, previamente definida por um perfeito código de trânsito, os congestionamentos também serão raros, quase impossíveis, sem contar com o silêncio dos motores elétricos ou dos híbridos que queimarão hidrogênio devolvendo para nós, apenas água e oxigênio puro. Pois bem, esse mundo de sonhos, digno de um episódio dos Jetsons com direito à pipoca e Guaraná Antarctica Champagne (das antigas, que borbulhavam até o fim!) à frente da TV, deverá ocorrer algum dia. Você, que agora lê, muito provavelmente irá presenciar mudanças radicais nos carros modernos e no tal do trânsito nosso de cada dia, porque a tecnologia aeroespacial está ganhando rodas. Acredite, se quiser...
Concluo dizendo o seguinte: tomei um susto essa semana ao guiar dois monstruosos modelos pesados da VW. Dirigi, assim como se faz num carro de pequeno porte, imensos caminhões com seus reboques mais imensos ainda na traseira. Tudo como uma brincadeirinha de vídeo game, pela extrema facilidade de se guiar veículos dotados de alta tecnologia. Conto isso na semana que vem, em detalhes tão pequenos de nós dois... Para concluir, e sem fugir do tema, eis na capa o novo Fiat mundial, o Punto. Lindo carro, com rodas, motor e tudo o que você conhece. A alma é que impressiona, pela ciência que a move. Incrível! Acredite, se quiser!

Boa leitura!
(RAPI/Fábio Amorim)

Nenhum comentário: