quinta-feira, agosto 30, 2007

Test-drive - Nova Classe C chega mais potente e segura


Mercedes-Benz de ´entrada´ oferece ótimo nível tecnológico e 184 hp de muita emoção

Para a maioria das pessoas, um automóvel sempre será apenas um meio de transporte. Para outros, um objeto de desejo. O universo da marca Mercedes-Benz, desde o início de sua fundação sempre manteve o foco na diferenciação da qualidade e, por conta disso, por investir tanto em conforto e durabilidade (muitos Mercedes de passeio chegam a rodar 1 milhão de quilômetros sem necessitar de retífica no motor), esse produto alemão tornou-se caro, por tudo aquilo que oferece.
Um dos detalhes que fazem dessa marca a mais famosa do planeta é o seu símbolo: a estrelinha de 3 pontas que ornamenta o capô e enche de orgulho o ego do proprietário. No entanto, esse ´souvenir´ metálico, sinônimo de status, não existe nos carros mais potentes da marca, como os Mercedes CL, SLR e SLK. Na tentativa de abocanhar mais vendas, a fábrica germânica, há 25 anos, decidiu começar a construir sedãs menores que 5 metros e, portanto, mais baratos. Conseguiu o que queria, pois, milhões de pessoas no mundo inteiro conquistaram o tão sonhado veículo de preço mais acessível.
Num rápido test-drive, andamos na nova geração da Classe C, mais precisamente no modelo C200 Kompressor Classic, veículo ´de entrada´ da marca (se é que existe isso em relação a um Mercedes...) comercializado atualmente no Brasil por R$162.500,00. Conheça o seu comportamento.

Força
Em baixa ou alta velocidade, existe nos Mercedes uma característica bem marcante: eles são fáceis de se domar, mas, se requisitados para um trabalho árduo, devolvem uma ferocidade inigualável. Tudo isso sem grandes escândalos. Para entender melhor, veja esse exemplo. O C200 Kompressor tem sob o seu capô apenas um motor de 1.796 cilindradas (1.8 litro de 4 cilindros), só que o desempenho torna-se marcante a partir do momento em que se consegue extrair 184 hp de potência de um propulsor médio como este. Ou seja, cada cavalo de força tem a missão de carregar somente 10,7kg. O carro pesa 1.975kg no total. Boa relação peso-potência, portanto. Apesar de tanta velocidade, aos 220 km/h têm-se um veículo estável em mãos, mas, boa equação dá-se aos 140km/h em ótima velocidade de cruzeiro, com sensação muito abaixo da mostrada no velocímetro ou aos 40 por hora, em desfile curtindo a máquina devagarzinho...

Conforto
Muito bem acabado, o C200 K Classic oferece detalhes em couro e madeira escurecida. Os bancos possuem algumas regulagens elétricas, e, como de praxe, a ergonomia é algo primoroso na marca. Vidros, travas, portas e teto solar têm acionamento elétrico, assim como o porta-malas, também. Para quem quer fugir um pouco do estilo clássico, há o C200 K Avantgard (R$179.900,00), que não ostenta a estrelinha no capô (e sim ampliada e incorporada à grade frontal), mas oferece outros mimos, como rodas maiores e uns poucos detalhes a mais, como uma dose extra de esportividade em alumínio no interior, por exemplo.

Segurança

Mesmo sendo o modelo mais acessível da Mercedes-Benz, o C200 K Classic é completíssimo. Seu ar-condicionado é digital, o sistema de som é quase perfeito (com elegantes detalhes retrô no rádio/CD Player) e em sua essência oferece tudo o que há de mais moderno em termos de segurança: controle de tração (ASR), freios ABS, air bags para os 5 passageiros, câmbio automático seqüencial de 5 velocidades, Agility Control (sistema que controla a dureza dos amortecedores automaticamente, adaptando-os à velocidade do carro), volante com controles integrados e painel com vários recursos tecnológicos que controlam ou exibem muitos detalhes de bordo, como som, telefonia celular, entre outros. O seu computador central expressa tudo nos mínimos detalhes, até a pressão dos pneus... Percebeu porque ele custa o equivalente a 8 carros populares?

Resumindo esse conto de fadas que durou menos de três dias e quase 600 quilômetros rodados, o C200 K Classic não é um sonho em miniatura, e sim uma realidade interessantíssima para quem deseja ingressar na marca mais cobiçada do mundo automotivo. Dono de forte personalidade, bonitas linhas e porte elegante, ele se encontra num patamar diferenciado, ou seja, claramente não tem a força do seu irmão mais velho (o indefectível E350 de 6 cilindros), mas, como comentei no início da matéria, oferece no pacote um nível respeitável de conforto e tecnologia e, de quebra, a tal da estrelinha de 3 pontas que tanto fascina até aos mais desapegados ao mundo material. (Bruno Lucarini/RAPI) Foto: divulgação

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