Fiat lança na Argentina o seu mais novo italiano: o Punto
No turbilhão de novidades que atualmente move o mundo automotivo, destacar-se perante à concorrência jamais foi tão necessário. Apostando as fichas numa nova categoria batizada pela Fiat de “sporthatch”, a marca italiana lançou ontem na Argentina (para o mercado Latino Americano) o seu mais recente modelo, o Punto. Não dá para dizer que ele é exatamente o sucessor direto do Marea, porque é muito mais moderno que este parente próximo e diferente em sua concepção. Pelo porte elegante e devido ao traquejado conjunto tecnológico destinado à todas as versões, o Punto aparece como um novíssimo carro de projeto próprio, demonstrado desde o desenho externo aos mínimos detalhes de funcionamento.
A casca
Inegavelmente, italianos amam carros mais do que qualquer povo. E, junto à esta verdadeira adoração aos ´Deuses´ metálicos, eles também exigem elegância acoplada à funcionalidade. Carros de descendência italiana simplesmente não podem ser feios, sob pena de sucumbirem a protestos. Pode observar: Fiats, Ferraris e Alfas podem até ser diferentes, exóticos, mas, jamais, em hipótese alguma, feios. Isso está no sangue e na moda deles. Com o Punto não foi diferente. Maior que todos os hatchbacks compactos vendidos no mercado nacional, esse carro chega com uma personalidade digna de um italiano orgulhoso. Seu design é belo, moderníssimo e imponente.
Criado pelo renomado estilista Giorgetto Giugiaro, o Punto mais parece uma peça de arte homogênea. Sem muitas arestas radicais, o desenho dele é primorosamente bem cuidado em todos os aspectos. A frente robusta e larga possui um contexto compacto, unindo faróis, grades e pára-choque num só lugar. Pela simplicidade e beleza das linhas, até parece que tudo chegou ali de uma vez só, sem divisões. Os faróis auxiliares (de milha), localizam-se em discretas cavernas que complementam o conjunto frontal. Palmas para Giugiaro, pois criar diferenças na mesmice é coisa de artista nato.
Complementando o estilo da frente, as laterais dão vida e movimento à carroceria. As portas têm ´linha de cintura´ alta e vidrinhos triangulares na dianteira (iguais aos antigos quebra-vento), que dão um charme extra ao modelo. Para completar, uma traseira igualmente linda e limpa. A tampa do porta-malas é discreta, o pára-choque é imponente e as lanternas têm concepção moderna e funcional. O Punto exala movimento. É obra de arte pura e, principalmente na dianteira, exibe características evidentes da marca.
A clara
Mais luxuoso do que muitos sedãs nacionais e completíssimo em termos tecnológicos, o Punto atualmente é o modelo mais requintado da Fiat. Cheio de personalidade, além de ter uma ergonomia primorosa, este carro vem com um punhado de mimos que servirão, obviamente, para fisgar os novos (e agora muito mais exigentes) clientes brasileiros. Vamos lá: em primeiro lugar, ele traz o Blue&MeTM, avançado sistema de comunicação e entretenimento que, além de possibilitar ligações telefônicas de celulares com um simples comando de voz, também publica em alto e bom som as mensagens recebidas pelo aparelho móvel do usuário. Como opcional, ele oferece o Skydome®, um enorme teto solar panorâmico de vidro que ocupa quase 70% do teto do carro. Para completar, assim como o Fiat Idea, o Punto também vem equipado com vidros laminados nas portas laterais, pode vir equipado com até seis air bags (inclusive os do tipo cortina), tem opção de ar-condicionado digital e o seu sistema de som toca CDs ´normais´ e mais MP3 e outras conexões. Destaque para a entradinha extra de arquivos MP3 em pen-drives ou iPods no porta-luvas.
Repleto de gueriguéris inimagináveis da vida moderna, o Punto vai fundo na onda tecnológica: seus encostos de cabeça possuem ação anti-chicote (para proteção em batidas por trás), sistema de segurança contra incêndios (corte automático do fornecimento de combustível, em caso de colisão), carroceria toda concebida com estruturas de deformação progressiva, comandos de som no volante revestido em couro, etc, etc, etc e tal... Esse novo Fiat é uma Brastemp moderna.
A gema
Como dissemos, a receita é nova, mas, como a mão da Vovó não erra no preparo das antigas especiarias..., a Fiat conservou as mesmas sensações primitivas de seus modelos mais luxuosos de rua: eficaz ´rolling´ (capacidade de rolar no asfalto sem transmissão de ruídos ou vibrações), estabilidade coerente com a concepção do modelo, ou seja, tem suspensão macia, mas firme em curvas mais ousadas e freios ultra-eficientes (sistema ABS 8.1 Bosch, o mais moderno e silencioso do mundo). Para movimentar a massa metálica, na versão de entrada e no ELX 1.4, o motor de 85/86 hp de potência (abastecido com 100% de gasolina ou 100% de álcool, respectivamente), faz o serviço com competência. Com torque médio de 12,5 kgf/m é adequado para quem quer mais funcionalidade do que performance. Para quem deseja mais emoção com uma aceleração viril, o conhecido 1.8 Flex bicombustível equipa as versões HLX e Sporting (esta última top de linha). Com calibragem específica da injeção eletrônica, além de um novo coletor de admissão, este propulsor de 1.800 cc oferece um pico de 115 hp de potência e velocidade máxima de 183 km/h, de acordo com dados publicados pela fábrica.
A casca
Inegavelmente, italianos amam carros mais do que qualquer povo. E, junto à esta verdadeira adoração aos ´Deuses´ metálicos, eles também exigem elegância acoplada à funcionalidade. Carros de descendência italiana simplesmente não podem ser feios, sob pena de sucumbirem a protestos. Pode observar: Fiats, Ferraris e Alfas podem até ser diferentes, exóticos, mas, jamais, em hipótese alguma, feios. Isso está no sangue e na moda deles. Com o Punto não foi diferente. Maior que todos os hatchbacks compactos vendidos no mercado nacional, esse carro chega com uma personalidade digna de um italiano orgulhoso. Seu design é belo, moderníssimo e imponente.
Criado pelo renomado estilista Giorgetto Giugiaro, o Punto mais parece uma peça de arte homogênea. Sem muitas arestas radicais, o desenho dele é primorosamente bem cuidado em todos os aspectos. A frente robusta e larga possui um contexto compacto, unindo faróis, grades e pára-choque num só lugar. Pela simplicidade e beleza das linhas, até parece que tudo chegou ali de uma vez só, sem divisões. Os faróis auxiliares (de milha), localizam-se em discretas cavernas que complementam o conjunto frontal. Palmas para Giugiaro, pois criar diferenças na mesmice é coisa de artista nato.
Complementando o estilo da frente, as laterais dão vida e movimento à carroceria. As portas têm ´linha de cintura´ alta e vidrinhos triangulares na dianteira (iguais aos antigos quebra-vento), que dão um charme extra ao modelo. Para completar, uma traseira igualmente linda e limpa. A tampa do porta-malas é discreta, o pára-choque é imponente e as lanternas têm concepção moderna e funcional. O Punto exala movimento. É obra de arte pura e, principalmente na dianteira, exibe características evidentes da marca.
A clara
Mais luxuoso do que muitos sedãs nacionais e completíssimo em termos tecnológicos, o Punto atualmente é o modelo mais requintado da Fiat. Cheio de personalidade, além de ter uma ergonomia primorosa, este carro vem com um punhado de mimos que servirão, obviamente, para fisgar os novos (e agora muito mais exigentes) clientes brasileiros. Vamos lá: em primeiro lugar, ele traz o Blue&MeTM, avançado sistema de comunicação e entretenimento que, além de possibilitar ligações telefônicas de celulares com um simples comando de voz, também publica em alto e bom som as mensagens recebidas pelo aparelho móvel do usuário. Como opcional, ele oferece o Skydome®, um enorme teto solar panorâmico de vidro que ocupa quase 70% do teto do carro. Para completar, assim como o Fiat Idea, o Punto também vem equipado com vidros laminados nas portas laterais, pode vir equipado com até seis air bags (inclusive os do tipo cortina), tem opção de ar-condicionado digital e o seu sistema de som toca CDs ´normais´ e mais MP3 e outras conexões. Destaque para a entradinha extra de arquivos MP3 em pen-drives ou iPods no porta-luvas.
Repleto de gueriguéris inimagináveis da vida moderna, o Punto vai fundo na onda tecnológica: seus encostos de cabeça possuem ação anti-chicote (para proteção em batidas por trás), sistema de segurança contra incêndios (corte automático do fornecimento de combustível, em caso de colisão), carroceria toda concebida com estruturas de deformação progressiva, comandos de som no volante revestido em couro, etc, etc, etc e tal... Esse novo Fiat é uma Brastemp moderna.
A gema
Como dissemos, a receita é nova, mas, como a mão da Vovó não erra no preparo das antigas especiarias..., a Fiat conservou as mesmas sensações primitivas de seus modelos mais luxuosos de rua: eficaz ´rolling´ (capacidade de rolar no asfalto sem transmissão de ruídos ou vibrações), estabilidade coerente com a concepção do modelo, ou seja, tem suspensão macia, mas firme em curvas mais ousadas e freios ultra-eficientes (sistema ABS 8.1 Bosch, o mais moderno e silencioso do mundo). Para movimentar a massa metálica, na versão de entrada e no ELX 1.4, o motor de 85/86 hp de potência (abastecido com 100% de gasolina ou 100% de álcool, respectivamente), faz o serviço com competência. Com torque médio de 12,5 kgf/m é adequado para quem quer mais funcionalidade do que performance. Para quem deseja mais emoção com uma aceleração viril, o conhecido 1.8 Flex bicombustível equipa as versões HLX e Sporting (esta última top de linha). Com calibragem específica da injeção eletrônica, além de um novo coletor de admissão, este propulsor de 1.800 cc oferece um pico de 115 hp de potência e velocidade máxima de 183 km/h, de acordo com dados publicados pela fábrica.
Sem dúvida, um elegante carro. Com um ousado toque retrô, reinaugura em sua grade frontal o novo-velho símbolo da Fiat, antigo escudo que decorou os carros da marca entre 1931 e 1968. Esse logotipo tem agora uma forma mais arredondada, letras alongadas e fundo em cor vermelha. É isso aí: eficaz antiga receita de família, porém, preparada em moderno forno de microondas. (Fábio Amorim/RAPI) Fotos: divulgação
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