domingo, agosto 26, 2007

Um Punto bem centrado no mercado


Bem pensado, mais atualizado dos produtos brasileiros, o Fiat Punto abrirá espaço entre o Palio e o Stillo. O ELX 1.4, mais barato, custará o equivalente a um Palio mais caro, o 1.8R. E o Punto mais caro, o Sporting, terá preço do Stilo mais barato. Para concorrer pouco em casa, focará diretamente sobre dois outros nacionais com maior tempo de mercado: o VW Polo e o Citroën C3. Tem chances de êxito. O Polo é o melhor dos Volkswagen, mas atualmente isto não significa muito. E sofreu redução de preço por subtração de itens. O Citroën tem o mesmo apelo de charme em desenho e estilo, motorização mais moderna, mas assinala três anos de mercado, e perde em opções de tecnologia moderna para as versões melhor equipadas do Punto. Estilo é o ponto forte do automóvel. Projeto de Giorgetto Giugiaro, eleito designer do século, mescla harmonia de linhas e cortes, lateral em cunha, e com frente a merecer o carimbo de trabalho de mestre. Sugere os esportivos italianos, com a grade em tela com sabor de Ferrari + Maserati, os faróis aplicados nos extremos, invaginados com cobertura translúcida. E a fórmula exibe num carro de 4,03 m invejável espaço interno.

Tecnologia
O pacote brasileiro recebeu reforços estruturais, novas fixações da suspensão, e ficou mais alto 3 cm para enfrentar os buracos não consertados nas estradas, e das ruas, quase pistas de rallies. Produto com apelo de estilo e instigação visual, a Fiat manteve sua vertente de oferecer tecnologia como atrativo. Depois do aparato BlueTooth para o Stillo, aparece com o Blue&Me, um desenvolvimento à altura do País com elevadíssimo número de escravos do uso de celulares. O sistema, pioneiro projeto entre a Microsoft, a Magneti Marelli (empresa para eletrônica controlada pela montadora) e o Centro de Desenvolvimento Fiat, integra o celular e suas possibilidades, inclusive agenda, para ser comandado por voz, assim como o MP3. Hoje apenas automóveis de alta gama, como Mercedes S o possuem, e em geração anterior. O sistema integra um pacote, o HFD, formado por ABS e duas almofadas de ar frontais, e custa R$ 3.900. Na versão Sporting, topo de linha, bem equipado, apenas R$ 500,00.
Na relação de cuidados, a democratização de equipamentos permeou para o Punto, cujo carimbo de vendas o situa em categoria nova, entre o compacto e o médio. É dito ´sporthatch´. Isto está no imobilizador contido na chave de ignição, vedando a reprodução do transponder – e assim, impedindo a ligação do motor – e o furto. Nas versões melhor equipadas, há acionamento do limpador traseiro ao engate da ré. E também para a maior quantidade e variedade de almofadas de ar já aplicadas num automóvel brasileiro: frontais; laterais; nas janelas. Também, mecanismo que em freadas de pânico – tecnicamente desacelerações extremas - aciona o apoio de cabeça para a frente, impedindo o “efeito chicote” (rápida volta da cabeça para trás, batendo no apoio, capaz de lesionar a coluna vertebral). Em caso de colisão o sistema FIS corta a injeção de combustível. Há vidros laminados nas laterais.

Não terá versão 1.0, sinal do amadurecimento do mercado. A Fiat aprimorou o bom motor 1.4, ganhando 5 cv, tornando-o o mais potente do mercado: 86 cv. A tecnologia veio do desenvolvimento dos coletores de admissão e descarga para o 1.8. Este motor, eflúvios da sociedade entre Fiat e GM, expõe as tentativas da Fiat em melhorar e maquiar um motor GM, projetado em outros tempos, para outras exigências. Do fim dos anos 70, a reduzida potência sinaliza sua idade: 115 cv. Um Toyota Corolla 1.8 faz 140 cv – sem vibrar e sem ruídos.
A Fiat pretende vender 3.000 unidades mensais do Punto. Pouco? Muito? Em julho, mês recorde, venderam-se 4.000 Polo, e 2.800 Citroën C3. O lançamento do automóvel inova em cenário. Não é uma empresa em queda, com produto velho, fazendo lançamento para se recuperar. Ao contrário, é líder há anos, em crescimento, tem mais de 1/4 de todo o mercado e, vendendo tal volume, distanciar-se-à dos outros competidores. Em formas, arranjos, utilização, equipamentos, tecnologia, segurança e preço, estão muito centrados no mercado.Compare: Fiat Punto ELX 1.4 (R$37.900,00), ELX 1.4 + ar e direção (R$41.600,00), HLX 1.8(R$44.400,00) e Sporting 1.8 (R$51.900,00). VW Pólo 1.6 (R$ 40.600,00) e Citroën C3 1.4 R$41.000,00). (Roberto Nasser/RAPI) Foto: divulgação

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