domingo, agosto 26, 2007

Roda-a-roda do NASSER (16 AGO 2007)


Cara – Já tem logomarca nova a Chrysler pós-separação. Reutiliza a estrela de cinco pontas (banida pela Daimler) em releitura gráfica, e se assina New Chrysler, para marcar os novos tempos. Cerberus, grupo investidor no controle, nomeou Bob Nardelli presidente. Tinha a mesma função na rede Home Depot, de material de construção. Homem do varejo. As definições começarão agora, especialmente para os países onde a rede de concessionários é comum. Como no Brasil.
Porquê – A Comissão de Viação e Transportes da Câmara fará audiência pública para saber as causas de tão elevado número de recalls no Brasil, e o motivo pelo qual metade dos proprietários dos veículos chamados a conserto não o realizam. Convidados os vários lados da questão: autoridades, fabricantes, vítimas e Rodrigo Rizzoto, autor do livro Recall - 4 milhões de carros com defeito de fábrica. Em setembro.
Início – Primeiras unidades do sucessor do Gol, ainda industrialmente toscas e de construção quase rústica, começam a tomar forma na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP). São as primeiras “mulas”, unidades para os testes finais de averiguação do produto e do processo de produção. Lançamento em março.
Covardia – Corajoso, equilibrado, veraz, o jornalista mineiro Fábio P. Doyle, 80, chama atenção para a covardia dos antigos esquerdistas exilados, hoje sócios do poder, mudos contra a violência do estado brasileiro em prender e remeter a seu País os atletas cubanos tentando escapar à ditadura de Castro. Violência constitucional, repetiu, exatamente, o governo do igualmente ditador Getúlio Vargas, quando entregou a russa Olga Benário ao regime comunista.
Anúncio – Para apresentar o C4 Pallas, já à venda, a Citroën veiculará a partir de 1º de setembro série de TV 24 Horas estrelada por Kiefer Sutherland e a atriz argentina Araceli Gonzáles. O anúncio já está na TV dos vizinhos portenhos. Iniciando vendas, a Citroën informa possuir 1.200 contratos de pré-venda do Pallas.
Instrução - A Renault do Brasil conquistou em julho o troféu "Gold" do prêmio e-Learning Brasil 2007. Oferecido pela Micropower, ABRH/SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos - sucursal São Paulo) e ADVMB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), em função de seu programa de treinamento da rede de concessionárias da marca, combinando aulas pela Internet e cursos presenciais.
Caminho - Unidade Escapamentos do Grupo Magneti Marelli, inaugurou sua primeira Escola Formare em Amparo (SP), para 20 jovens locais de baixa renda. Oferecerá aulas teóricas e práticas dentro da a empresa; e condições à freqüência: material escolar, bolsa de meio salário mínimo, transporte, refeições, assistências médica e odontológica. Após um ano o formando será “Operador de manufatura de produtos em metal e serviços”, com diploma reconhecido pelo MEC. Os educadores, funcionários voluntários da Magneti Marelli, tiveram curso para ministrar aulas.
Livro – Lançamento, Carros Grandes, Grandes Carros, do professor gaúcho Geraldo Fedrizzi, faz cobertura sobre os automóveis norte-americanos até 1970. O autor, interessado em antigomobilismo, percebeu o desconhecimento das novas gerações sobre marcas e veículos referenciais, e praticou pesquisa histórica e didática para apresentá-los em meio a um resumo da história do automóvel, preocupando-se em resumir a história de mais de duas dezenas de marcas que moldaram o mercado, gostos, caminhos e demandas dos consumidores, caminhos da engenharia, perfil de executivos. Não é simplório fichário, mas obra construída com paixão, zelo e competência. Comprar? No sítio www.classicshow.com.br.
Ecologia – Em termos de ecologia e segurança, a melhor notícia do ano: a Bosch inicia, no 1º de setembro, fabricar sistemas ABS para freios de veículos. O ABS, como se sabe, impede o travamento de rodas em frenagem, distribuindo a pressão hidráulica gerada pelo acionamento do pedal do freio para as rodas em frenagem. Aumenta a estabilidade direcional, diminui a distância na frenagem, evita acidentes, reduz danos físicos e mortes.
Antigos – Em Goiás, o 5 de setembro será o Dia do Antigomobilismo Goiano. Trabalho de Ronay Andrade, presidente do Clube do Veículo Antigo de Goiás, apoiado pelo deputado Misael de Oliveira e seu assessor Dirceu Borges, ambos sócios do CVAGO.
A data, todos sabem, referencia a apresentação oficial do Romi-Isetta, primeiro automóvel construído no País.


Gente – Gisele Cardoso, jornalista, deixou a assessoria de comunicação da Citroën. Foi para a Peugeot, do mesmo grupo. Agregará experiência em marca maior e com novo presidente. Sua vaga foi preenchida por Danielle Amadio. OOOO Bruno Grundeler, 52, mudou. Da presidência da Peugeot Brasil, para igual posto na Rússia. Implantar fábrica, abrir mercado. Substituído, desde o dia 15, por Laurent Taste, 43, antes Peugeot México. Já foi diretor no Brasil. Traduz, a empresa se considera solidificada e, o negócio agora é crescer. OOOO

Nenhum comentário: