Nova linha VW Constellation 2008 agora ostenta motores mais fortes de 370 hp e mais tecnologia a bordo
Líder em vendas domésticas de caminhões acima de cinco toneladas de Peso Bruto Total (PBT), a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou na semana passada a sua nova linha Constellation 370, composta por três novos extrapesados: os VWs 19.370, 25.370 e 31.370.
A novidade desta – literalmente – grande família é a chegada do motor VW NGD 370, de 367 hp e que foi desenvolvido pela marca alemã em parceria com a MWM International. Segundo a VW este novo propulsor ficou pronto após 50 mil horas de trabalho e já rodou mais de 3,5 milhões de quilômetros em testes. Os novos caminhões Constellation utilizam o inédito motor nas versões cavalo mecânico 4X2 e 6X2 e chassi rígido 6X4. Agora, a série Constellation passa a ter nove modelos básicos de 13 a 57 toneladas de PBT, podendo ser adquiridos com cabines tanto na versão leito como estendida.
Versatilidade
Utilizados em diversos setores comerciais, na opinião da Volks Caminhões os novos Constellation 370 estão ainda mais bem preparados para dar conta de trabalhos pesados. Com ampla funcionalidade, dependendo do equipamento traseiro, eles são fortes concorrentes no transporte de carga em geral. O menor deles, o VW 19.370 4X2 é um cavalo mecânico que foi elaborado para tracionar cargas de até 48 toneladas de PBT (peso bruto total) em aplicações rodoviárias de curta, média e longa distâncias. O modelo é muito utilizado, por exemplo, para o transporte de cargas fracionadas, containers, hortigranjeitos e produtos industrializados. Já o 25.370 6X2, também cavalo mecânico, está habilitado, de acordo com publicação técnica da marca, a tracionar semi-reboques de até 57 toneladas ou carretas de 60.000 kg. Muito utilizado para o transporte de cargas fracionadas, líquidas, alimentos e produtos industrializados.
Para concluir, o gigante maior da linha, o VW 31.370 é um veículo 6X4 com 63 toneladas de peso bruto total combinado e 63 toneladas de capacidade máxima de tração. Foi criado pela Volks especialmente para operações off-road e transporte de cargas densas. Segundo a fábrica ele é muito destinado à construção civil, transporte de cana em usinas de álcool e açúcar, empresas de cultivo e extração de madeira e companhias mineradoras.
Tecnologia
Para quem está distante desse universo, fica bem difícil acreditar no nível tecnológico e de conforto que os caminhões modernos possuem. O motor é bastante silencioso e o requinte da cabine é similar ao de uma picape de luxo, por exemplo. Não faltam mimos: som, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, direção hidráulica (com ajustes de profundidade e altura), porta-trecos, lugar para TV e, claro, no caso de cabine com leito, um confortável espaço para o descanso nas viagens.
O motor VW NGD 370 possui turbo compressor, tem 9.354 cilindradas, 367 hp de potência e freio motor no cabeçote conjugado. Na pista de testes da Goodyear, no interior paulista, pude sentir a força desse propulsor que arrasta sem problemas cargas imensas. A ergonomia ajuda. Ao se trocar as marchas da transmissão ZF 16S 1685 TD (são 16 marchas sincronizadas com auxílio pneumático) nota-se uma facilidade incrível de dirigir um enorme veículo com quase a mesma técnica de um carro de passeio. Andamos no 19 e no 25.370 domando-os de maneira plena. Freios, suspensão, visibilidade traseira, embreagem e ergonomia impecáveis! É a tecnologia facilitando a vida dos profissionais da estrada. Falando nela, a reboque do lançamento, a marca trouxe para esta linha o “Volksnet”, uma sofisticada plataforma de rastreamento de frota que monitora o veículo nos seus mínimos detalhes: velocidade média (com limitador eletrônico e corte geral do funcionamento do veículo), alertas de consumo de combustível, frenagens buscas, rodagem com o câmbio em neutro (a famosa banguela), indicação de manutenção, etc..., enfim, um moderníssimo controle virtual da frota que pode ser adquirido junto com a compra de um dos modelos. Elegantes e com design atualíssimo, esses novos VW extrapesados tem aparência de feras, mas, como citamos, são dóceis como um cordeirinho. (Fábio Amorim/RAPI) Fotos: divulgação
Líder em vendas domésticas de caminhões acima de cinco toneladas de Peso Bruto Total (PBT), a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou na semana passada a sua nova linha Constellation 370, composta por três novos extrapesados: os VWs 19.370, 25.370 e 31.370.
A novidade desta – literalmente – grande família é a chegada do motor VW NGD 370, de 367 hp e que foi desenvolvido pela marca alemã em parceria com a MWM International. Segundo a VW este novo propulsor ficou pronto após 50 mil horas de trabalho e já rodou mais de 3,5 milhões de quilômetros em testes. Os novos caminhões Constellation utilizam o inédito motor nas versões cavalo mecânico 4X2 e 6X2 e chassi rígido 6X4. Agora, a série Constellation passa a ter nove modelos básicos de 13 a 57 toneladas de PBT, podendo ser adquiridos com cabines tanto na versão leito como estendida.
Versatilidade
Utilizados em diversos setores comerciais, na opinião da Volks Caminhões os novos Constellation 370 estão ainda mais bem preparados para dar conta de trabalhos pesados. Com ampla funcionalidade, dependendo do equipamento traseiro, eles são fortes concorrentes no transporte de carga em geral. O menor deles, o VW 19.370 4X2 é um cavalo mecânico que foi elaborado para tracionar cargas de até 48 toneladas de PBT (peso bruto total) em aplicações rodoviárias de curta, média e longa distâncias. O modelo é muito utilizado, por exemplo, para o transporte de cargas fracionadas, containers, hortigranjeitos e produtos industrializados. Já o 25.370 6X2, também cavalo mecânico, está habilitado, de acordo com publicação técnica da marca, a tracionar semi-reboques de até 57 toneladas ou carretas de 60.000 kg. Muito utilizado para o transporte de cargas fracionadas, líquidas, alimentos e produtos industrializados.
Para concluir, o gigante maior da linha, o VW 31.370 é um veículo 6X4 com 63 toneladas de peso bruto total combinado e 63 toneladas de capacidade máxima de tração. Foi criado pela Volks especialmente para operações off-road e transporte de cargas densas. Segundo a fábrica ele é muito destinado à construção civil, transporte de cana em usinas de álcool e açúcar, empresas de cultivo e extração de madeira e companhias mineradoras.
Tecnologia
Para quem está distante desse universo, fica bem difícil acreditar no nível tecnológico e de conforto que os caminhões modernos possuem. O motor é bastante silencioso e o requinte da cabine é similar ao de uma picape de luxo, por exemplo. Não faltam mimos: som, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, direção hidráulica (com ajustes de profundidade e altura), porta-trecos, lugar para TV e, claro, no caso de cabine com leito, um confortável espaço para o descanso nas viagens.
O motor VW NGD 370 possui turbo compressor, tem 9.354 cilindradas, 367 hp de potência e freio motor no cabeçote conjugado. Na pista de testes da Goodyear, no interior paulista, pude sentir a força desse propulsor que arrasta sem problemas cargas imensas. A ergonomia ajuda. Ao se trocar as marchas da transmissão ZF 16S 1685 TD (são 16 marchas sincronizadas com auxílio pneumático) nota-se uma facilidade incrível de dirigir um enorme veículo com quase a mesma técnica de um carro de passeio. Andamos no 19 e no 25.370 domando-os de maneira plena. Freios, suspensão, visibilidade traseira, embreagem e ergonomia impecáveis! É a tecnologia facilitando a vida dos profissionais da estrada. Falando nela, a reboque do lançamento, a marca trouxe para esta linha o “Volksnet”, uma sofisticada plataforma de rastreamento de frota que monitora o veículo nos seus mínimos detalhes: velocidade média (com limitador eletrônico e corte geral do funcionamento do veículo), alertas de consumo de combustível, frenagens buscas, rodagem com o câmbio em neutro (a famosa banguela), indicação de manutenção, etc..., enfim, um moderníssimo controle virtual da frota que pode ser adquirido junto com a compra de um dos modelos. Elegantes e com design atualíssimo, esses novos VW extrapesados tem aparência de feras, mas, como citamos, são dóceis como um cordeirinho. (Fábio Amorim/RAPI) Fotos: divulgação
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