domingo, agosto 26, 2007

Roda-a-roda do NASSER (23 AGO 2007)




História – Ao final da 2ª Guerra Mundial, as três grandes, GM, Ford e Chrysler, controlavam 75% das vendas domésticas nos EUA. Uma vintena de marcas dividia o quarto restante. Dizimaram a concorrência. Hoje, mudou tudo: têm 48,1%. Os estrangeiros se instalaram no país e vendem mais.
Argumento – Saindo da sociedade com a Mercedes, os produtos Chrysler, Dodge e Jeep, querem mostrar que a separação não compromete a qualidade. Pelo contrário. Anunciam garantia vida eterna para motor, transmissão e direção de seus veículos. Basta revisar a cada 5 anos em revendedor da marca. Válido apenas para o primeiro dono, vendeu, perdeu. É conta de percentuais.
Mercado – Em junho e julho os novos Mercedes-Benz Classe C venderam 62% dos carros da marca e 366 tem novos donos. Assim, a Mercedes lidera o segmento luxo. O mais vendido é o sedã C 200 Kompressor Avantgarde. Documenta o acerto em dar aparência menos careta a algumas versões, para conquistar clientes mais jovens.
Lá - O mercado argentino consumiu 55 mil veículos em julho, recorde em sua história. Neste ano querem cravar o recorde de 500 mil vendas. A América Latina está de pé embaixo, recordista em vendas em 2007.
Biodiesel – Em janeiro será o diesel terá 2% de óleos vegetais. O governo federal quer antecipar a 2010 a adição de 5%, prevista para 2013. E? - O governo é historicamente alheio. Não testa para saber conseqüências mecânicas do biodiesel nos motores. Deixou por conta dos fabricantes de veículos e motores. Se houver problemas, como ocorreu pela adição de gasolina ao diesel, e álcool à gasolina, azar do eleitor.
Performance - Levantamento da revista Exame, indica as 500 Melhores e Maiores empresas do país. No tema da Coluna, a BR Distribuidora é a 2ª, atrás da Petrobrás, 4ª. Subindo, a Ipiranga. Caindo para 5ª posição, a Volkswagen. GM manteve o nono degrau; Shell caiu para a 10ª e Fiat subiu para a 11ª. Chevron, controlando a Texaco, subiu dois lugares, com o 14º. Ford deu o maior salto: de 36ª em 2005, é a 16ª. DaimlerChrysler em 25º, Moto Honda 46ª. e Toyota 50ª.
Moto – Mais nova das fabricantes de motocicletas, a Kasinski linha 2008 mudou o grafismo, incorpora novidades, mantém o preço. Destaque, Comet 250, quadro e aros em preto, e ar mais esportivo, adequado ao motor V2 e 32,5 cv a 10.000 rpm. Na Mirage Premier 250, nova decoração no tanque e carenagem, em proposta de luxo. Baixa cilindrada, zona de fogo do mercado, Seta 125 faz 11,5 cv, e Flash 150, 12,5 cv. Base, a Win 110, mantém-se por eficiência e baixo custo. Com design limpo, como as outras, tem refinamentos ao uso: partida elétrica, freio a disco frontal, mostrador digital de marchas, indicador de combustível.
Enfim - Reduzir danos pessoais, materiais, salvar vidas. O meio ambiente começa novo caminho no Brasil, dia 29, quando a Robert Bosch América Latina inicia produzir Sistemas de Antibloqueio de Frenagem (ABS - Antilock Brake System) no Brasil. A produção, em Campinas (SP) fornecerá às montadoras no Mercosul. O sistema é o mesmo adotado nos EUA, Europa e Japão, de 8ª geração.
Livro – Franco Cipolla, 25, argentino, surpreende ao lançar “Ford, La verdadera historia”. Um resumo da saga da grande montadora, rica em dados dos fundadores, cenários de mercados, engenharia, e um capítulo sobre a empresa na Argentina e seus produtos. Iniciativa particular, com certeza a mais completa já realizada na América Latina. Cipolla é o autor da excelente e imbatível história da IKA – a Willys argentina – em seu país. Em espanhol e vendas diretas com o autor em fhc_ika@hotmail.com.
Ecologia – Baixar 60% do volume de lodo gerado em sua estação de efluentes, deu à Dana Indústrias o Prêmio Febramec Meio Ambiente. Em fábrica em Gravataí, RS, obteve outra conquista ambiental importante: desativou aterro de resíduos, tratando-o alternativamente por agente vegetal.
Antigos – Focando em qualidade de atendimento a interessados em veículos antigos como lazer ou investimento, a Private Collections iniciou operar loja fechada ao público, visitas agendadas, veículos selecionados. Dá certo. Em dois anos, Ricardo Robertoni, ex-diretor de banco revisando este tipo de negócio, inaugurou 2 filiais. Agora, na Av.Cidade Jardim. Vai a São Paulo? Quer assuntar? (11) 3361-4900 ou www.privatecollections.com.brGente – Pacífico Mascarenhas, 70, antigomobilista e compositor, homenageado pelos músicos Clif Norman (EUA) e Jorge Cutello (Argentina) no Festival Tudo é Jazz, dia 15 de setembro, no palco Largo do Rosário, em Belo Horizonte. OOOO Luiz Carlos Secco, 72, jornalista, referência de qualidade pessoal e profissional, em recuperação positiva. Cirurgia. OOOO

Nenhum comentário: