Pequenos matam – Artigo do jornalista norte-americano James Heley, do US Today, bota fogo na discussão sobre tamanho de veículos, segurança e emissões poluentes. Depois da fase de execração dos picapes grandes e utilitários esportivos, como perigosos pela extensão dos danos em acidentes, consumo e emissões, o especialista em automóveis lança dúvida no cenário: carro pequeno expõe muito mais os usuários. E questiona: vale a pena economizar uns trocados pelo risco de danos físicos e morte? Aqui, a República dos Quatro Cilindros, não dá opção.
Dedo duro – Observando usuários reduzindo consumo de veículos pela visualização do gasto instantâneo, a Nissan adotará este indicativo na maioria de seus produtos feitos nos EUA. Faz parte do esforço da marca para redução de emissões. Sem previsão de uso desta tecnologia no Brasil.
Com calma – Especialista indiano, falando no XII Congresso da Fenabrave, federação dos distribuidores de veículos, garantiu: produtos de seu país somente entrarão no mercado brasileiro de braços dados com montadoras estabelecidas aqui. Não há meio de competir em preços enfrentando a inexplicável barreira alfandegária de 35%.
Aviso – Dia 10 o chefão da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, falará do Salão de Frankfurt, Alemanha, a respeito dos projetos da empresa. Apresentará novos produtos, com ênfase no Laguna, pretendido como Mercedes francês, e dará caminhos da empresa. Aqui, Jérôme Stoll, presidente, dará cores locais à fala.
Siena – Instigada pela demanda por sua versão Tetra Fuel, a Fiat corre a lançar nova geração do Siena. Segunda quinzena de outubro.
Depois – Em seguida, apresentação do novo Ford EcoSport.
Fênix? – Paulo Lemos, empresário de Três Lagoas (MS), assumiu os direitos de uso marca Gurgel que estavam sem renovação. Depois, comprou moldes do jipe X12 TR. Quer relançá-lo com motor VW 1.4, flex, refrigerado por água, traseiro. Tipo solução Kombi. Diz ter 300 encomendas.
Gurgel? – Reedição do mito? Releitura da lenda? Chamasse Lemos X12 seria mais adequado. O produto Gurgel está atrelado ao nome e ao mito criado pelo Engº João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. O mito foi-se junto com o espírito aguçado do empreendedor. O sucessor apenas copia formas e uns ferros importantes. Sem alma, é apenas um travesti. Muda o nome seu Lemos!
Registro - 26 de agosto marcou 50 anos do início da produção de caminhões Ford no Brasil com o F 600, para então sensíveis e hoje modestas 6,5 t. Utilizava motor V8, de 4.500 cm3 e 161 hp, logo também produzido no país. Foi o primeiro caminhão brasileiro a gasolina, e logo mostrou sua disposição, viajando para locais sem ligação, como Rondônia. Deixou marca na Belém-Brasília, por onde também circulou antes da inauguração. Lá, a Serra do Roquete, referencia seu motor.
Antigos – De 6 a 9 de setembro, no Forte Copacabana, Rio, XVIII Encontro de Veículos Antigos, promovido pelo Veteran Car Club do Rio de Janeiro. Belíssima e insólita vista da Baía de Guanabara. Organização flexível, permite automóveis com 25 anos de fabricação. A lei nacional, conquista do setor, define antigo, os com mais de 30. Informações, secretaria@veteran.com.br
Dedo duro – Observando usuários reduzindo consumo de veículos pela visualização do gasto instantâneo, a Nissan adotará este indicativo na maioria de seus produtos feitos nos EUA. Faz parte do esforço da marca para redução de emissões. Sem previsão de uso desta tecnologia no Brasil.
Com calma – Especialista indiano, falando no XII Congresso da Fenabrave, federação dos distribuidores de veículos, garantiu: produtos de seu país somente entrarão no mercado brasileiro de braços dados com montadoras estabelecidas aqui. Não há meio de competir em preços enfrentando a inexplicável barreira alfandegária de 35%.
Aviso – Dia 10 o chefão da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, falará do Salão de Frankfurt, Alemanha, a respeito dos projetos da empresa. Apresentará novos produtos, com ênfase no Laguna, pretendido como Mercedes francês, e dará caminhos da empresa. Aqui, Jérôme Stoll, presidente, dará cores locais à fala.
Siena – Instigada pela demanda por sua versão Tetra Fuel, a Fiat corre a lançar nova geração do Siena. Segunda quinzena de outubro.
Depois – Em seguida, apresentação do novo Ford EcoSport.
Fênix? – Paulo Lemos, empresário de Três Lagoas (MS), assumiu os direitos de uso marca Gurgel que estavam sem renovação. Depois, comprou moldes do jipe X12 TR. Quer relançá-lo com motor VW 1.4, flex, refrigerado por água, traseiro. Tipo solução Kombi. Diz ter 300 encomendas.
Gurgel? – Reedição do mito? Releitura da lenda? Chamasse Lemos X12 seria mais adequado. O produto Gurgel está atrelado ao nome e ao mito criado pelo Engº João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. O mito foi-se junto com o espírito aguçado do empreendedor. O sucessor apenas copia formas e uns ferros importantes. Sem alma, é apenas um travesti. Muda o nome seu Lemos!
Registro - 26 de agosto marcou 50 anos do início da produção de caminhões Ford no Brasil com o F 600, para então sensíveis e hoje modestas 6,5 t. Utilizava motor V8, de 4.500 cm3 e 161 hp, logo também produzido no país. Foi o primeiro caminhão brasileiro a gasolina, e logo mostrou sua disposição, viajando para locais sem ligação, como Rondônia. Deixou marca na Belém-Brasília, por onde também circulou antes da inauguração. Lá, a Serra do Roquete, referencia seu motor.
Antigos – De 6 a 9 de setembro, no Forte Copacabana, Rio, XVIII Encontro de Veículos Antigos, promovido pelo Veteran Car Club do Rio de Janeiro. Belíssima e insólita vista da Baía de Guanabara. Organização flexível, permite automóveis com 25 anos de fabricação. A lei nacional, conquista do setor, define antigo, os com mais de 30. Informações, secretaria@veteran.com.br
Gente – Galdino Vieira, o Dino, 74, biólogo, nas horas vagas pianista e caçador profissional, passou. Brilhante, iluminado, raciocínio ultra-rápido, enzima de conversas inteligentes, trocou a biologia pela interpretação do mundo. Na Ford criou o Instituto Ford de Marketing, e foi diretor e depois consultor de inúmeras poderosas do setor. Leva monumental bagagem de informações. Fonte da Coluna, antecipou o fechamento das fábricas Chrysler no Brasil e Argentina, após descrever reunião entre dirigentes e acionistas. Acertou em cheio o erro da DaimlerChrysler. Perda. OOOO José Antonio Fernandes Martins, engenheiro mecânico, vice-presidente da Marcopolo, condecorado pela NTU, associação de transporte urbano. Martins é uma das ferramentas do êxito interno e da internacionalização da Marcopolo, hoje na Argentina, Colômbia, México, Portugal, África do Sul, e associações na Rússia e Índia. OOOO Carlos Alberto Menezes Direito, 64, jurista, indicado pelo presidente Lula a ministro do Supremo Tribunal Federal, em corrida nunca antes vista. Ligações com a Coluna? Pai e irmão participaram durante muito tempo do setor. Primeiro, na Importadora de Ferragens, representante GM, e depois, Chrysler. OOOO
2 comentários:
Como sempre, o mestre Nasser dá uma aula de jornalismo automobilístico (com o perdão do palavrão). Pitadas de humor sagaz, texto sempre correto e espirituoso. Delícia de leitura.
Concordo plenamente, meu caro Gilini. Além de imenso talento criativo para escrever, Nasser tem uma notável bagagem sobre automóveis. E o melhor, consegue misturar a técnica das máquinas com a cultura sobre rodas! Grande abraço pra você.
Fábio Amorim
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