sexta-feira, junho 08, 2007

Lincoln MKR mostra tendência para redução da emissão de CO2


Turbo dá ao motor V6 potência semelhante à de um V8 e maior economia de gasolina

A divisão Lincoln, da Ford, apresentou uma das soluções para harmonizar alto desempenho com economia de combustível e redução da emissão de gás carbônico. Essa tendência da indústria automobilística é resultado da utilização conjugada da injeção direta com sistema de turboalimentação, mostrada no carro-conceito Lincoln MKR no último Salão do Automóvel de Detroit e denominada TwinForce pela engenharia da empresa.

Funcionamento
O motor V6, a gasolina, de 3,5 litros com bloco de alumínio baseado no Duratec, instalado no Lincoln MKR, atinge a potência de 415 cv e torque de 55,3 kgfm, constantes, entre 2.000 e 5.000 rpm, semelhantes aos dos motores V8 com 6,0 litros. Além da vantagem em desempenho, o novo motor V6 apresenta 15% na redução de consumo de combustível, menor emissão de gases e melhor dirigibilidade, em virtude da precisão do sistema de injeção direta que controla o momento e a quantidade ideal de gasolina necessária para cada ciclo.

Para Christian Streck, gerente de engenharia da Honeywell Turbo Technologies, fabricante de turbos Garrett, embora seja ainda um carro-conceito o Lincoln MKR reflete a tendência da indústria automobilística no esforço que desenvolve para a redução da emissão de CO2 (dióxido de carbono). Além da menor capacidade cúbica (processo com a denominação de engine downsizing), a empresa recorreu a uma tecnologia conhecida, mas pouco aplicada em motores a gasolina, que é a turboalimentação com o auxílio da injeção a alta pressão diretamente nos cilindros. (SA) Fotos: divulgação

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