quinta-feira, junho 28, 2007

TEST-DRIVE - Chevrolet Corsa & Montana 1.4 EconoFlex


Família Corsa e Montana agora podem vir com motor 1.4 “Econo.Flex”
Modelos da GM ganham em torque, economia e potência, além de receber alterações estéticas

Observando o aumento da procura por motores de maior cilindrada, a General Motors do Brasil avançou significativamente na semana passada, ao incorporar à linha Corsa (hatch e sedã) e à picape Montana, uma nova unidade propulsora. Trata-se do inédito motor 1.4 “Econo.Flex”, uma interessante fórmula que reúne, ao mesmo tempo, baixos níveis de ruído e vibração e uma potência considerável. Abastecido somente com álcool, ele atinge expressivos 105 cavalos de potência e, somente com gasolina, a unidade chega aos 99 hp.
Em Atibaia (SP), num memorável evento preparado com todo capricho pela Chevrolet, avaliamos os dois modelos: um Corsa e a equilibradíssima Montana, a picape de pequeno porte da marca.

Tecnologia
Para a otimização do novo motor, o corpo de engenheiros da GM Powertrain, liderados por Adhemar Nicolini (diretor geral da citada subdivisão GM) trabalhou em modernização do conjunto. Dotado do consagrado conceito ‘VHC’ (Very High Compression), o motor 1.4 Econo.Flex é habilitado a funcionar sem problemas mesmo em regimes de alta rotação. Além do eficiente sistema VHC, o motor recebeu, também, acelerador eletrônico (tecnologia ‘drive by wire’) e coletor de admissão em plástico, que, segundo dados da montadora, favoreceu a uma redução de 35% no peso em relação ao mesmo coletor anteriormente feito em alumínio. Outra expressiva novidade deste novo motor (e a mais interessante para quem mora em lugares frios) é a nova calibração que permite a partida – sem o auxílio do tanquinho de gasolina – em temperatura ambiente até 8ºC.
Silencioso, ´esperto´ em todas as faixas de rotação e bom quando solicitado em altas velocidades, o novo motor 1.4 Econo.Flex da GM surpreende positivamente, afinal de contas, trata-se de um pequeno motor de apenas 1.400cc, mas que gera ótimo torque e potência suficientes para um calmo passeio ou para uma ultrapassagem mais urgente. Aos 2.800 rpm, seu torque (álcool/gasolina, respectivamente) é de 13,4 kgf/m e 13,2 kgf/m. Não fizemos a medição exata de consumo, mas, de acordo com a GM, a família Corsa equipada com esta motorização atinge uma média de consumo de 12,6 km/l (na cidade) e até 17,5 km/l (estrada). A picape Montana – também com o motor 1.4 Econo.Flex -, tem consumo de 12,3 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada).

Impressões
Ágeis, bem acabados e silenciosos, Corsa e Montana 1.4 destacam-se pela boa ergonomia e acessibilidade em geral. Têm-se volante, manopla de câmbio e pedais, por exemplo, muito bem posicionados, o que confere sensações agradáveis ao se guiar os modelos. Na linha Corsa os pára-choques, rodas de liga leve, tecidos dos bancos e grafismos do painel receberam modificações. Tendo como concorrentes diretos o Fiat Palio e o Peugeot 206, o Corsa tem como trunfo o fato de possuir, segundo pesquisas da GM, o menor custo de reparos, o seguro mais barato da categoria, a menor depreciação de preço após um ano de uso (cerca de 8%) e o custo mais baixo de manutenção, de aproximadamente R$399,00 por revisão. Vendido a partir de R$30.990,00 (hatch 1.4) e R$32.990,00 (sedã), é agradável veículo em todas as situações: fácil de estacionar, bem acabado, possui ótimo grupo de opcionais e relevantes itens de série e, com a adição de potência da nova unidade propulsora 1.4, esbanja força com seus 105 cavalos.

Montana: a equilibrada
Dona de um design atraente e de um charme diferenciado, a Montana não é líder de mercado, mas, seguramente, frente às concorrentes Strada (Fiat), Saveiro (VW) e Courier (Ford), esbanja um conjunto equilibradíssimo em todos os aspectos. Boa de dirigir, a versão ´conquest´ com motor 1.4 suporta até 730kg em sua caçamba e ostenta espaço de 1.143 litros para a acomodação de cargas. É bom lembrar que, na maioria dos casos, usuários desse tipo de veículo não carregam especificamente peso e sim, mais volume em seus transportes de material, portanto, mais espaço significa, obviamente, maior comodidade no trabalho. Com linhas completamente diferentes, a Montana expõe uma beleza distinta, do tipo “oito ou oitenta”. Não é ´bonitinha´ e sim, exótica. Em seu interior o desenho da cabine estendida (conceito “Max Cab”) possibilita com conforto a acomodação de pertences de mãos e algumas ferramentas. Com preço sugerido de vendas em R$29.590,00, é carro sério em seus propósitos, bom de andar e é a mais confortável da categoria. Traz como carta extra na manga a menor depreciação do mercado após um ano de uso (6%, contra 10% da Strada e 13% da Saveiro) e o custo mais baixo de manutenção. Boas iguarias, Corsa e Montana 1.4 (2008) chegaram com novas cores e sabores, surpreendendo. (Fábio Amorim) Fotos: GM/Divulgação/FBA

38 comentários:

Anônimo disse...

CUIDADO com a farça da Montana Econoflex. O nome é para esconder justamente o que ela tem de pior( pelo menos o meu): consumo.
Primeiro ela só ligava de manha na 6-a ou 7a tentativa , e fazia 4,23km/l no álcool, levada a consecionaria, fizeram uma "regulagem", passou a ligar de manha, mas só faz 5,24km/h.
Pesquisei na internet e encontrei várias Montanas com o mesmo problema.
CUIDADO, PESQUISEM.

Anônimo disse...

Tenho um Corsa 1.4 Premiun HB com 16000 é horrivel para pegar de manhã, foi só mandar para revisão que voltou pior anda agora so pega na 1uarta tentativa antes com duas ja pegava...fico bem pior do que estava, o consumo esta bom faz 9,2 no alcool sem correr, estou satisfeito com o acabamento e a dirigibilidade confortavel para 3 pessoas nao maximo.

Otimo Carro para Trabalhar.

Anônimo disse...

Comprei uma Montana 1.4 Econo.bebe iludido pelos números de consumo publicados.... resultado: na estrada faz 7 km/l não importa se anda a 90 km/l ou se desliga o ar e faz 8 km/l com gasolina... um absurdo... e não anda nada. Devia ter continuado com meu saveiro 1.8. Vou levar na concessionária e vero que vão dizer.... está com 3900 km rodados.

Anônimo disse...

tenho uma montana 1.4, eh mais econo, que a montana 1.8, unico comtra que é dificil enxergar quando se da a ré mais esse já era conhecido.

Anônimo disse...

Comprei uma montana 1.4, gostei do torque,desing,consumno e capacidade de carga, meu vto negativo vai para a visibilidade que é horrivel

Anônimo disse...

Pois, é o pessoal sempre exagerado, realmente um carro zero, normalmente até a primeira revisão costuma consumir um pouco mais do que o normal, eu estou com uma Montana 1.4 e sinceramente acho maravilhosa, tenha um pouco de paciência amigo sua Montana vai melhorar bastante, a unica coisa ruim da Montana eh o vidro traseiro muito pequeno mas nada que os retrovisores não compensem! É um carro muito superior aos concorrentes! Carro Perfeito!!! ;-)

Anônimo disse...

Tenho uma Montana peguei ela zero e esta com 9000 km, ela é muito economica e sempre pegou de primeira, mesmo no frio de Campos do Jordão, recomendo ao proprietáriio que não consiga fazer o mesmo a procurar um revendedor GM... Mas o Carro é maravilhoso!!! Sem comentários!

Anônimo disse...

Sou do RS,comprei uma montana 1.4 econoflex e estou satisfeito com a mesma. Confortável ao extremo, em se tratando de consumo, se compara a Strada Fire Flex...véiculo adquiri tambem novo e devido a desvalorização na hora da troca, optei pela montana da qual não deixou nada a desejar...

Anônimo disse...

Acabei de comprar um Corsa Sedan 1.4 o carro é excelente, no conforto, no consumo, mas também estou enfrentando problemas com a partida a frio e se soubesse deste problema não compraria o corsa mesmo gostando muito do carro, creio que a GM devia pensar a respeito, pois eu mesmo não pretendo comprar outro carro com problema.

Anônimo disse...

COMPREI HÁ SEIS MESES O CORSA HATCH 1.4 ECONOFLEX, A ECONOMIA ESTÁ SÓ NO NOME POIS O CARRO É UM BEBERRÃO, FAZ DE CIDADE 8KM/L E ESTRADA 11,5 KM/L, SE ALGUÉM QUISER ADQUIRIR PENSANDO EM ECONOMIA, FAÇA OUTRA ESCOLHA, AGORA PRA ANDAR BASTA ABASTECER ÁLCOOL E O CARRO PUXA MUITO, MAS NÃO ESQUEÇA TAMBÉM BEBE.

Anônimo disse...

É pessoal, realmente, a economia desse motor está somente no nome. Utilizando alcool na estrada, é 8.5km/l ou 9, no máximo.
Para os colegas que estão com problemas nas partidas: Esta sendo feito pela GM um recall fechado nesses motores, onde é substituido o sensor do acelerador eletronico, que saiu de fábrica (2007/2008) com defeito. Por não se tratar de item de segurança, o recall não é do tipo aberto, ou seja, não é público. Mas basta levar na concessionária e solicitar a troca do sensor, que será feita sem custo.

Anônimo disse...

comprei uma montana econoflex até o momento com quase 5.000 km ela esta fazendo pouco mais 8 km/l andando um pouco de cidade e estrada apertando o pe e as vezes com o ar ligado sobre a partida não posso reclamar nada pega na 1ª muito bem

Anônimo disse...

amigos, tenho um corsa 2008 1.4, e tive o mesmo problema de partida, mesmo com o motor ja aquecido,mas me dirigi a uma concessionaria,e me resolveram o problema remapeando a unidade de injeção eletronica.O carro ficou mais economico, pega de primeira e anda bem e ainad fui muito bem atendido.

Anônimo disse...

amigos, tenho um corsa 2008 1.4, e tive o mesmo problema de partida, mesmo com o motor ja aquecido,mas me dirigi a uma concessionaria,e me resolveram o problema remapeando a unidade de injeção eletronica.O carro ficou mais economico, pega de primeira e anda bem e ainad fui muito bem atendido.

Unknown disse...

A minha montana tem 12.oookm e não apresentou problemas na partida, porém quanto ao consumo, tá bebendo bastante, tendo em vista o motor 1.4 (8,5km por L, na cidade)... mas tirando isso o carro é bam... outro problema é o seguro, bem alto, na base duns 2 conto... abraço a todos

DuduKawaii disse...

Queridos, possuo um Corsa 1.4 07/08,
tb tive problemas com a partida, mandei p/ a gm, fizeram o recall e não deu mais trabalho.
É um bom carro, nda mais que isso. Não espere luxo, é bem espartano.
30.000mk, até agora sem problemas, tudo zero.
Recomendações as pessoas que continuam com problema de partida, usem oleo 5W30! faz uma baita diferença (tb no consumo)!

Quanto ao consumo, na cidade no alcool faz em torno dos 7.5km/l (pra mim esta bom, pelo tanto que piso... o meu celta flex fazia o mesmo e andava metade)

Alias,
se alguem quiser está a venda.
Maxx, Completão + Xenon, vermelho, com kit aero original GM.

Boa sorte aos donos,
Eduardo.

Anônimo disse...

TENHO UMA MONTANA 2009 ,COM 3.330KMS , ELA NÃO PEGA DE MANHÃ ,TEM DIA QUE TENHO QUE DAR ATE 8 VEZES PARTIDA PARA ELA PEGAR ,O CONSUMO É HORRIVEL NA CIDADE ELA FAZ 5KMS POR LITRO DE ALCOOL , E NA ESTRADA 8KMS.JÁ LEVEI VARIAS VEZES NA REVENDEDORA E OS MECANICOS DA REVENDEDORA DIZ QUE NÃO TEM PROBLEMA ALGUM ,EU ME SINTO LESADO ,POIS ANTES DE COMPRAR A MONTANA EU CONSULTEI VARIOS SITE E TODOS RECOMENDAVAM A COMPRA ,A IMPRESSÃO QUE FICA É QUE A GMB ,COMPRA ESSAS REPORTAGEM AVALIANDO POSSITIVAMENTE O QUE REALMENTE É RUIM ,E QUEM SOFRE É O CONSUMIDOR , POIS O FABRICANTE NÃO ESTA NEM AI COM O CONSUMIDOR ,DA IMPRESSÃO QUE A FABRICA NÃO TEM ENGENHARIA ,PARA RESOLVER UM PROBLEMA QUE AFETA MILHARES DE CONSUMIDORES.

Anônimo disse...

"BEBEM MUITO", esse é o maior ponto fraco da GM nos seus Flex's. tenho um Celta 2007/08 - 1.0 vhc flex que peguei 0Km na concessionária, amaciei o motor da melhor maneira possível, tudo como manda o fugurino, e o mesmo não fazia mais que 7,5 Km/L com álcool (cidade/estrada sem o ar), isso nos primeiros 5000 Km, fui a concessionária e o chefe da oficina disse que poderia melhorar o software do carro, foi feito um ajuste com uma espécie de computadorzinho portátil. Resultado: não vi muita melhora. Hoje o carro está com 42000 Km rodados, tá com a manutenção em dia e tá fazendo 10 Km/L com álcool na estraana estrada (sem o ar), porém não posso reclamar da partida, pois nunca precisei dá a partida mais de uma vez (será que é por causa do clima quente, pois sou de Maceió) e a potência do 1.0 é muito boa, principalmente nas ultrapassagens, é o melhor motor 1.0 que já dirigi, exceto o consumo. Sandro Monteiro - Maceió AL - sandrobrecho@tj.al.gov.br

Unknown disse...

bom galera tenho uma montana 1.4 esta com 11 mil km ,bebe bem ,mais anda bem tambem , ja colokei ela diversa vezes do lado da montana 1.8 e as duas andao igual,e muitas vezes a 1.4 se destacou mesmo so tendo um filtro esportivo e um cano reto apartir do abafador do meio retirei oultimo silencio e fico show recomendo ...
ela so tem dois problemas uma barulho chato que ninguem descobre oq é , acho q é o do teto ou do protetor de caçamba um quink quink muito chato , mais so dapara ouvir com o som desligado , outro problema é dias q ta muito friu ela reina para pegar mais nada q seu motor naum me agrade depois andando junto com as 1.8 ... abraço a todos

Anônimo disse...

Bem... gostaria de agradecer ao dono deste blog e a todos que comentaram pois vocês me ajudaram muito na minha decisão de que carro comprar.
Pensava que a Montana 1.4 econoflex seria um carro econômico para mim, mas conclui que se trata de um tremendo beberrão. Vou optar por um gol 1.0 G5 top de linha que terei um bom conforto, modernidade e principalmente ECONOMIA de combustível.

Abraço a todos!

Anônimo disse...

COMPREI UMA MONTANA 2008 AGORA EM 2010, TAVA COM TODOS ESSES PROBLEMAS AI DE CONSUMO E PARTIDA, RESOLVI 80% (POR CENTO) DO PROBLEMA COM A TROCA DE ÓLEO PARA 5W40 SINTÉTICO, MAIS SE VCS QUISEREM PODEM COLOCAR O ORIGINAL DE FABRICA MINERAL DA AC DELCO 5W30 QUE TBM RESSOLVE BEM OS PROBLEMAS, A QUESTÃO DO CONSUMO TEM UM OUTRO PORÉM, O CARRO NÃO É PRA SER USADO NA GASOLINA, POIS ELE BEBE MTO MESMO, COMPRAMOS UM CARRO FLEX MAIS SÓ PODEMOS ANDAR NO ALCOOL, É ISSO, MINHA MONTANA FAZ 7KM/L/ALCOOL E 8KM/L/GASOLINA AMBOS NA CIDADE, NA ESTRADA 9,5KM/L/ALCOOL E 11KM/L/GASOLINA!!!
LEIAM OS COMENTARIOS DOS MOTORES 1.4 ECONOFLEX LINHA CORSA NO http://www.corsaclube.com.br/forum/viewtopic.php?t=32967&postdays=0&postorder=asc&start=0 SÃO VARIAS AS RECLAMAÇÕES!!!

luiz disse...

olá pessoal,eu e minha mulher adquirimos um corsa sedan premium 08 modelo 09 econoflex 1.4 e decorridos 15.000 kms começou apresentar problemas de partida a frio e problemas na aceleração em baixa rotação, quero dizer pra andar precisa acelerar mais,pois na baixa ele falha e as vezes o motor da pane em pleno transito levamos a consecionaria e foi constatado um problema no famigerado corpo de borboleta então fizemos uma pesquisa e constatamos que esse problema é comum em toda a linha gm com acelerador eletronico e olha que são varios consumidores insatisfeitos como nós, entramos em contato com a gm do brasil pelo 0800 e indagamos a respeito da vida útil desta peça ,depois de 48 horas ligaram em minha residencia dizendo que a garantia já tinha se expirado e que deveriamos pagar pela troca da peça e não deram satisfaçoes sobre a vida útil da peça,o orçamento ficou em 778,06 reais. tirando esse problema o carro é ecelente em matéria de conforto,mas deixa a desejar muito em economia liguei hoje novamente e o atendente foi muito educado e me prometeu um retorno satisfatório eu acho que a primeira reclamação não foi suficiente pra eles acho que eles estão esperando acontecer varios acidentes graves como aconteceu com o toyota corolla americano onde varios consumidores tiveram suas vidas e familias disimadas em acidentes fatais com esse tipo de acelerador,isso é um absurdo é o cumulo uma empresa do nype da gm esconder um problema tão grave de seus produtos e e não fazer uma chama da de recall espero que ninguem morra por causa deste problema ou é isso que a gm está esperando acontecer pra fazer alguma coisa pra resolver esse problema? espero que todos entrem nesse blog e esponham seus problemas e reclamem diretamente com a gm temos de nos unir e botar a boca no trombone abraços a todos.

Anônimo disse...

Pelo que eu pesquise quem estiver com problemas para o carro pegar, quando trocar o oleo. pede para colocar o 5w30. Pelo menos a minha nunca deu problema, sempre pegou de primeira etc.

Anônimo disse...

Pois é ..pelo jeito não sou a única! Pego estrada todo dia com a Montana e com gasolina ela está fazendo 9 por litros.

Unknown disse...

Beleza aí galera!
Prá mim só se vão inventar pick'up melhor do que a montana, claro que o consumo não é aquilo tudo, mas ela compensa em conforto,beleza e praticidade, sem contar na capacidade de carga e estabilidade mesmo carregada.
E quanto ao barulho referido no post feito pelo Thiago, pode ser sujeira na canaleta da janela corrediça, pois demorei pra descobrir, mas na minha era somente isso.
Minha montana está com 10 meses de uso e tenho um planhilão onde tem tudo marcainho lá desde o emplacamento, seguro, IPVA,revisões, combustível, até mesmo um perfume ou qualquer bobagenzinha que coloco no carro se é para ele eu marco e estou com a incrível média de R$ 0,35 por KM rodado contra R$ 0,41 para o Gol G4 que tive durante os 10 primeiros meses que fiquei com ele.

Anônimo disse...

Tenho uma Montana 1.4 e não posso reclamar do consumo. Realmente não atinge as marcas alardeadas pela GM, mas isso já era bastante óbvio para qualquer um que conhece um pouco de carro. Rodando só no álcool consigo 9,5 até 10 km/l no misto estrada/cidade (com trânsito péssimo), numa tocada NÃO econômica. Considero o consumo do carro honesto, levando em conta motor x porte x forma de conduzir.

Anônimo disse...

VOU POSTAR PARA FICAR AOS DEMAIS A INFORMAÇÃO, QUEM SABE NÃO COMETEM O MESMO ERRO QUE EU.
ACABEI DE COMPRAR UM CORSA SEDAN ECONOFLEX 1.4 2010;2011, FAZ 3 DIAS, JÁ TORREI 1 TANQUE NA ESTRADA, CONSUMO 6,02KM;L DE ALCOOL. TOU REZANDO PRA ISSO MUDAR, SENÃO TOU LASCADO.
PARTIDA A FRIO: NA 1A MANHA QUE COMPREI O CARRO, 5 TENTATIVAS. 2A MANHA: 3 TENTATIVAS, 3A MANHA: DUAS TENTATIVAS, QUEM SABE AMANHA NÃO SERÁ APENAS UMA KKKKKK
AMANHÃ MARQUEI DE LEVAR NA CONCESSIONÁRIA, OREM POR MIM E NÃO COMETAM O MESMO ERRO.
CONCESSIONÁRIA=ATENDIMENTO BOSTA, SÓ COMPREI LÁ PORQUE O CUSTOxBENEFICIO VALEU A PENA.

Unknown disse...

tenho uma montana 2008, ja troquei corpo do carburador que segundo o mecanico, muitas deram este problema, troquei a fiaçao embaixo do painel. segundo o eletrecista problemas comum na montana, agora nao pega de manha, e pelo que estou vendo na net, parece ser comum da montana.

Spoke disse...

Spoke - Mogi das Cruzes.
Comprei uma Montana Sport 1.4econoflex 2010 a ultima nessa serie e posso afirmar que apesar de apenas 3.200Km só rodada ela tem feito na gasolina em estrada uma média de 15Km/l e 11,5Km/l no alcool. Não cheguei fazer médiana cidade mas posso afirmar que os companheiros que fizeram comentários de alto consumo,das duas uma: ou vocês não estão sabendo controlar o seu pé nas acelerações ou realmente sua picape esta com problemas. Das picapes pequenas tive todas mas igual a Montana não existe.
Abraço e muita luz e paz a todos.

Everaldo disse...

ola pessoal comprei um corsa sedan 1.0 flex 2010,pega muito bem de manha ,o consumo e excelente bastante economico viajei 1500km com dois tanque de combustivel,os problemas são que a respeito de um barulho que faz atraz acima do banco de passageiro e a questao de que o volante tem uma pequena folga que autorizada nenhuma consegue me explicar a vendedora disse que é normal será????.

Anônimo disse...

montana 1.4, pera ai 1.4, que um 1.4 que é esse que mais parece 1.0 deus me livre que ruin de anda naum vai nem a pau, tem muitu conforto em relação a saveiro mas fico com minha sava 1.6 ainda ein.

Anônimo disse...

hi!,I love your writing so much! share we communicate more about your post on AOL?
I require an expert in this house to solve my problem. Maybe that's you! Taking a look forward to see you.

Here is my web-site; 18 inch dishwasher

Anônimo disse...

Pretty nice post. I just stumbled upon your
blog and wished to say that I have really enjoyed browsing your blog posts.

In any case I'll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

Here is my homepage white board paint

Anônimo disse...

I constantly emailed this webpage post page to all my contacts, as if like to read it then my links will too.


Look into my webpage - books.zkoss.org

Anônimo disse...

With havin so much written content do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation?
My blog has a lot of unique content I've either authored myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over the internet without my authorization. Do you know any solutions to help protect against content from being ripped off? I'd really appreciate it.


Feel free to surf to my blog :: www.givemeadate.net

Anônimo disse...

With havin so much content do you ever run into any issues of plagorism or
copyright violation? My blog has a lot of completely unique content I've either written myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the internet without my authorization. Do you know any methods to help stop content from being stolen? I'd really appreciate it.


Take a look at my homepage - portable dishwasher

Anônimo disse...

Hey! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine
Optimization? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very good gains.
If you know of any please share. Cheers!

Also visit my blog; wood countertops

Anônimo disse...

parabéns pelo BLOG.
adquiri um Corsa SEDAN PREMIUM 07/08 1.4 ECONOFLEX com incríveis 27.500 km em agosto 2013. Carro muito bom e conservado pelo ano, dá pra ver que foi pouco usado. Comprei o carro em Foz do Iguaçu-PR.
PROBLEMA APRESENTADO COM 30.000 KM COMEÇOU A DEMORAR A PARTIDA E DESEMPENHO EM VELOCIDADE CAIU MUITO. REPROGRAMADO A CENTRAL ELETRÔNICA, FICOU OUTRO CARRO, POIS PUXAVA MUITO POR DOIS TANQUES. APÓS VOLTOU A TER O MESMO PROBLEMA COM DESEMPENHO E BAIXA POTENCIA, E FALHAS EM BAIXAS ROTAÇÕES. Reprogramado novamente em um `especialista` melhorou mas voltando a ficar manco em seguida. O CARRO PERDE A PROGRAMAÇÃO DO COMBUSTÍVEL, SEM ALTERAR O MESMO.Vou trocar esse sensor de posição da borboleta pra ver se resolve.