quinta-feira, junho 14, 2007

Roda-a-roda do NASSER (14 JUN 2007)


Chineses – Steve Saleen, preparador de Mustangs e fabricante do esportivo com seu sobrenome é a mais nova ferramenta de entrada dos chineses no mercado norte-americano. Associado à ZX Automobile, representante da marca Chamco, inicia vender picapes e utilitários esportivos neste mês. Se os carros chineses vencerem a pendência de superar as exigências norte-americanas de resistência, segurança e emissões, o que parece ter ocorrido, arrombarão a porteira.
De volta – Anos após assumir a Abarth, mítica preparadora e construtora italiana, sem aproveitar suas capacidades, a Fiat resolveu reorganizá-la focando a venda de serviços. Quer projetar personalização de carros esportivos e venda de serviços; fazer desenvolvimento técnico, produção e serviços para carros de corrida, interagindo com a engenharia da Fiat; e participar em corridas dentro e fora do país, organização e relacionamento com clientes e patrocinadores.
Sem papo – Número 1 da Fiat, Luca de Montezemolo, negou que sua empresa esteja interessada na aquisição do PAG, Premier Auto Group, detentor das marcas Jaguar, Land Rover e Volvo, e controlada pela Ford. Em sorrisos com a volta à liquidez, quererá algum tempo para o convívio com a tranqüilidade do tesouro no cofre.
Sem rumo – Meses depois de arranjar uma confusão com empregados, sindicatos, governos, perder os negócios de exportação do Fox, e demitir empregados, a Volkswagen retrocede: investirá R$ 2,5 B no Brasil, reformulando a velha fábrica de São Bernardo, a de Taubaté, e contratará 750 novos funcionários.
Negócio – A Dana, então maior fabricante mundial de auto-peças, em processo de salvação, vende ativos. Uma empresa turca comprou a parte de fluídos, e uma chinesa, unidade industrial de peças. Mahle, alemã fabricante de auto-peças, no Brasil através da Metal Leve, adquiriu as de peças para motores, marcas Clevite, Perfect Circle e Glacier Vandervell.
Direção – Novo Guia Quatro Rodas tem 15 mapas estaduais e regionais, e novo conteúdo: roteiros de viagem sugestões turísticas, indicação de hotéis, postos de combustível e avaliação de restaurantes.
Olho vivo – Ao deixar seu carro na oficina, enfatize querer peças de empresas nacionais conhecidas. E ao receber, certifique-se pelas embalagens das peças aplicadas, sejam de qualidade. Há hoje invasão da falta de qualidade e de responsabilidade. Mais baratas, há peças recuperadas, nacionais simplesmente falsificadas, e as importadas de inquestionável falta de qualidade – chinesas, russas, taiwanesas ... A tentação de fazer lucro fácil é grande. Por isto, olho vivo para não comprometer seu bolso e sua segurança. Em automóvel, pirata mata.
Ecologia - Independente da obtusa vontade do presidente GW Bush, ardoroso defensor da poluição e dos interesses da industrialização predadora, a Câmara dos Deputados dos EUA baixou norma obrigando a redução do consumo de combustíveis nos veículos novos. A indústria arrepiou-se com a determinação, mas não parece haver outra opção para o país mais ecologicamente incorreto.
Antigos - Fazendo história, o Blue Cloud, reunião de fãs de DKW Vemag, será no Hotel Serra Verde, em Pouso Alegre (MG), em setembro, terá presença de vários agentes da história da marca. Neste ano, Marinho, o Mário César de Camargo Filho, piloto estelar dos DKW, confirmou.

Gente – João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, 76, engenheiro, criador de sua marca e valorizador do talento brasileiro, não passou. Contrariando boatos. Continua saudável e em seu mundo particular. OOOO Ivan de Oliveira, 54, jornalista, tende a aceitar convite da General Motors e implantar estrutura de relacionamento com a imprensa no Rio de Janeiro. (R.Nasser)

Nenhum comentário: