quinta-feira, junho 28, 2007

Roda-a-roda do NASSER (28 JUN 2007)




Mercado – Projeções da indústria norte-americana de veículos indicam grande oportunidade de negócios para países com estrutura completa na indústria automobilística, como o Brasil. Crê-se, em 2013, mais de 90% dos picapes e automóveis dos EUA serão projetados fora do país. Custos.
Caminho - A tecnologia brasileira do motor flex chega à Europa. A Renault inicia exportar o motor 1.6, 16V, bicombustível, adequado a queimar qualquer mistura com até 85% de gasolina ou álcool. É, atualmente, o padrão europeu. Curiosamente, tecnologia desenvolvida pela Ford norte-americana, corajosamente adquirida pela sueca Saab. Fazem 105 cv e equiparão Mégane hatch e Grand Tour.
Carro inteiro - Se a Renault exporta motores, a Fiat ampliou negócios para enviar o Idea Adventure ao mercado mexicano. Lançou-o semana passada. Fará companhia a picape Strada e à camioneta Weekend. Motorização, o mal resolvido motor GM 1.8, em fim de linha.
Negócio – Negociadores do Uruguai no Mercosul tentam ampliar as facilidades já obtidas. Além de 2.000 unidades/ano de uma cota para enviar carros blindados ao Brasil, querem mudar a regra de nacionalização. Quer dizer: carro importado, blindado no Uruguai, passa a ser considerado como produzido naquele País e, assim, isento do imposto de importação.
Horror – Para o governo, tocou o horror. O Brasil bate-pé num mínimo de respeito às regras industriais de nacionalização. Se a proposta for vencedora, o mercado de importados e de blindados, sofrerá um baque. Um Passat, trazido da Alemanha pela nova regra, blindado no Uruguai, se visto como produto do Mercosul, sem impostos alfandegários, chegará ao Brasil, a preço de Passat comum, importado pela Volkswagen.
E então - O problema é que o negócio de blindagem no Brasil por ser desorganizado, não pode ser quantificado. Daí fica difícil defender sem saber quem e quantos. São as falsas malandragens nacionais.
Poluição - Para reduzir a poluição interna e a ameaça mundial, a China contratou a Jonhson Controls para desenvolver processo de reciclagem de baterias de chumbo-ácido e reaproveitamento de plástico e metais. Atualmente representantes do governo chinês e da multinacional fazem périplo mundial para mesclar tecnologias.
Ecologia - Listagem da Agência Ambiental dos Estados Unidos e pela Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes assusta com as doenças causadas pelo descarte inconseqüente das carcaças de pneus. Dengue, malária, filariose, supressão do sistema imunológico, disfunção pulmonar, cegueira parcial, atrofia muscular, câncer, entre outras.
Como fica - Desconhecido por muitos, foi o argumento usado pelo Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) para proibir a compra de pneus velhos da União Européia. Em relatório do último dia 12, a OMC reconheceu a necessidade de proibir a importação de carcaças para proteger a saúde pública e o meio ambiente. Será que a importação do lixo mundial continuará autorizada por liminares judiciais e apoiada por políticos?
Antigos - A Ford comemora os 50 anos do F 600, primeiro caminhão fabricado no Brasil, o F-600, motivador da estruturação da fábrica da empresa, no bairro do Ipiranga, em S Paulo, para a construção de veículos no Brasil. O caminhão, seguido pelo intermediário F 350 e pelo picape F 100, empregava motor V8, de 4.500 cm3, 161 hp, válvulas no cabeçote. Era, então, o motor mais moderno em produção no país. Tinha o desenho tecnológico da época, com peso bruto de 6 t. Até agora a marca já produziu mais de 682 mil caminhões no Brasil.
Pródiga – A boa mãe à casa torna. Alguém na Renault leu a Bíblia, a passagem do filho pródigo e a do Rei Salomão. E adotou um meio patrocínio na Copa Clio. A Copa, entre carros da marca, foi criada e patrocinada por ela para divulgar seu produto, e abandonada ano passado.
Livro – Dentre as comemorações dos 60 Anos da Ferrari, a editora Escrituras faz a sua parte: lança o Pequeno Livro da Ferrari. Do especializado jornalista inglês Brian Laban, faz resgate histórico da vida do brilhante mandão Enzo Ferrari; sua visão empresarial; a colaboração de seu filho Alfredo; a continuidade do marketing do mito mesmo depois que o controle acionário saiu da mão da família. 128 páginas, 127 fotografias, incluindo uma capa com Felipe Massa. Capa dura, papel couché, custa R$ 34,90.
Gente – Alexandre Gromow, engenheiro, 60, apaixonado por Fuscas, foi mais lembrado fora do País que aqui dentro. Foi o autor da proposta aceita internacionalmente de estabelecer o 22 de junho como Dia Mundial do Fusca. Foi data da assinatura do protocolo de produção. OOOO Ruth de Oliveira, jornalista, nova assessora da Ford para relacionamento com a imprensa do nordeste. Ficará na fábrica de Camaçari (BA), que o talento de seu pai, Miguel, recentemente desaparecido, muito auxiliou a implantar. OOOO

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