sexta-feira, junho 08, 2007

Roda-a-roda do NASSER (7 JUN 2007)


De volta – A logomarca da Chrysler, a estrela de cinco pontas, banida nos tempos de fusão com a Daimler-Benz, voltará como símbolo da companhia. A Pentastar foi retirada porque, como estrela tinha cinco pontas. Mais que as três da Mercedes, dona do negócio. A Cerberus, compradora da Chrysler, que apagar rapidamente a identificação com a Mercedes, enfatizar o nacionalismo da volta ao controle por capital norte-americano.
Pesquisa – Trazer ou não a mini-van Carens para o Brasil? A Kia faz pesquisa ao vivo na Quatro Rodas Experience, promoção da revista homônima. Misto de apresentação de veículos novos com oportunidades de dirigir, no autódromo de Interlagos, São Paulo, sedia pesquisa ao vivo. Lá exibe novos Cerato, motor 1.6l 16V, 121 cv, o mais potente do mercado brasileiro, e o Opirus, sedã grande, novo motor 3.8l, 267 cv e mudanças estéticas.
Pré – Embora oficialmente inicie vendas no mês de julho, dia 15 a Citroën pretende listar pré-vendas. Espalhará ´Caixas de Sensações´ nas maiores cidades, em pontos de passagem de público que não se assusta com R$ 70 e poucos mil. Nelas, a novidade inteira e em partes para provocação sensorial, incluindo contato com assentos, som e o cheirinho do C4 – o carro terá exaustor de perfume francês...
Nova edição - A Yamaha reviu seu modelo Neo em estilo, grafismo, segurança. À boa ciclística, adicionou câmbio CVT, sem engrenagens, com cinta e polias, caminho do futuro. A Neo CVT não é motocicleta, mas motoneta. Motor monocilíndrico, 4 tempos, 114 cm3, OHC (comando de válvulas no cabeçote), 8.4 cv a 8.000 rpm e 0,78 kgf.m de torque a 7.000 rpm, a carburador. Custa R$ 6.000,00.
Segurança – Fecha-se o círculo de proteção aos brasileiros. Em paralelo ao movimento de engenheiros pela adoção dos freios ABS, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da Câmara Federal aprovou o PLS 115/04, do senador Eduardo Azeredo. Obriga o uso de air bag para passageiros dos bancos dianteiros, barras de proteção lateral e arco de proteção superior. Segunda votação deve aprová-lo. Aplicação após regulamentação pelo Contran.
Caminho – A Toyota manobra para evitar queda de vendas em sua linha cuja novidade maior é o motor Flex. Brindes, descontos, facilidades. Agora, novo caminho: negócios no atacado. Em Brasília, acordou com o Sindicato do Comércio Atacadista, e seus associados poderão comprar HiLux, SW4, Corolla e outros, como se fossem frotistas. Ou seja, depois de discutido o preço final, mais 11,5% de desconto.
História – Quatro dos dezenove veículos assinaladores da evolução dos 44 anos do pioneiro curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI, estão expostos da QRX, a promoção da revista 4 Rodas. São o anfíbio FEI X1, reconstruído ano passado; o Lavínia, de 1970; o elétrico X17, campeão da Maratona de Eficiência Energética e o X19, um Astra elétrico. Neste final de semana.
Telinha – Bom programa sobre veículos, o Auto+ passará na Band TV das 8h às 8h30, a partir de domingo, 17. Começa no Estado de São Paulo, em seguida rede nacional. À frente, o engenheiro/jornalista Joca Finardi.
Antigos – O deputado Max Rosenmann, PMDB (PR), exumou projeto de sua autoria, o PL-4781/2005 . Propõe facilidades aos colecionadores para que as placas de seus veículos possam combinar com seu modelo ou ano de fabricação.


Gente – Bruno Grundeler, 54, presidente da Peugeot no Brasil, promovido. Posto idêntico, com desafio de implantar rede, operação e fábrica na Rússia. Grundeler foi o maestro de crescimento da marca no Brasil. É perda. OOOO Antonio Dadalti, 66, 25 na VW Caminhões e Ônibus, assumiu diretoria de assuntos corporativos e estratégicos da associação da marca. Missão, fortalecer a rede e adensar o relacionamento com a montadora. Dadalti é o executivo mais antigo ainda em ação na indústria automobilística. Foi Simca, Chrysler e VW Caminhões. OOOO

Nenhum comentário: