sábado, junho 23, 2007

TEST-DRIVE - Ford Fiesta Trail 2008


Novo Ford Fiesta Trail 2008: cheio de personalidade
Off-road “light” da marca vira modelo original de fábrica, com inédito visual e novos equipamentos

Até bem pouco tempo, a Ford somente oferecia essa roupagem “off-road” do Fiesta Trail em um kit que era instalado na própria concessionária ou em lojas de acessórios. Agora, para valorizá-lo, o veículo já sai de fábrica equipado dessa maneira, ou seja, ganhou, de fato, uma nova identidade que o qualifica ao quadro dos “fora-de-estrada” light, segmento muito procurado pelo público pelo apelo visual que o diferencia da matilha metálica, agregando ao proprietário a imagem de aventureiro, sem contar que, segundo a fábrica, o fato de a nova designação “trail” constar no documento do veículo, é motivo de valorização na hora da revenda. A convite da montadora, andamos pelo interior de São Paulo na nova versão 2008 do Ford Fiesta Trail.

Identidade
Voltado para um público específico, hoje disputado por várias montadoras, o Fiesta Trail é o único compacto de estilo aventureiro que oferece tanto a alternativa do motor 1.0 L Flex como do 1.6 L Flex. Oferecido nas cores prata ou preto, ele vem equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, além de CD Player MP3 e alto-falantes. Como principais itens externos de personalização, o modelo traz insertos nos pára-choques dianteiro e traseiro, rodas de liga leve (aro 14”), estribos laterais, bagageiro de teto e o logotipo Trail estampado nas portas e na tampa traseira.

No interior, possui bancos dianteiros revestidos com capa em Neoprene, complementadas pelo logotipo Trail bordado no encosto. As pedaleiras esportivas, em chapa de alumínio com apliques de borracha, são destacadas pelo jogo de tapetes em tom escuro. Além desses equipamentos, o Fiesta Trail conta com os itens que compõem o kit ´Pulse´: maçanetas externas, moldura lateral, espelho retrovisor e régua do porta-malas pintados na cor do veículo; luz elevada de freio; painel central, maçanetas internas e anel das saídas de ar na cor "Titanium“. Tem ainda, banco do motorista com ajuste de altura; espelho de cortesia para o motorista; luz de leitura dianteira direcional; forro lateral do porta-malas; alças de segurança dianteira e traseira; cintos de segurança traseiros retráteis; e desembaçador e limpador do vidro traseiro.

Custo-benefício
Segundo a Ford, os dois principais objetivos do projeto Fiesta Trail 2008, foram proporcionar ao consumidor, ao mesmo tempo, um carro completo e com visual aventureiro, e o melhor preço em sua classe. O novo automóvel tem preço de lançamento de R$40.755,00, na versão 1.0 L Flex, e de R$44.885,00 na versão 1.6 L Flex, valor que, na opinião da montadora, o coloca em vantagem na comparação com os competidores.

Crescimento
O segmento de veículos compactos "aventureiros" está em crescimento. Entre 2005 e 2007, as suas vendas tiveram um incremento de 37%. Em algumas linhas presentes no mercado, essas versões chegam a representar perto de 50% do mix de vendas. É o tipo de carro voltado para o público jovem, que valoriza a imagem e o estilo de vida baseado na liberdade. Claro que não é um “off-road” legítimo, um Jeep capaz de encarar desafios brutais, isto é óbvio. É um fora-de-estrada “light” que se difere em estilo e é ousadinho no quesito itens de conforto, pois oferta vários elementos interessantes e úteis para um carro dessa proposta. No geral, tem bom acabamento (característico da linha Fiesta), acelera satisfatoriamente nas duas versões, assim como age em pronta resposta aos comandos do volante e freios. Seus adornos existem justamente para aqueles que gostam do detalhe diferencial, do “tcham” a mais no meio da mesmice do trânsito atual, onde corpos e caras de lata se confundem aos montes. (RAPI/Fábio Amorim) Fotos: divulgação/Ford

Nenhum comentário: