sexta-feira, junho 08, 2007

TEST-DRIVE - Ford Courier 1.6 RoCam Flex 2008


Fôlego extra para um utilitário bom de briga
Courier atinge a maturidade de sua carreira com o ganho do motor RoCam 1.6 bicombustível

Desde o seu lançamento no final dos anos 90, ela já vendeu mais de 100.000 unidades e, apesar de estar quase completando dez aninhos de vida, a Ford Courier anda com fôlego de bebê.
Num “up grade” bastante oportuno, em um momento que este modelo cresceu 23% em vendas - contra uma média de 10% da concorrência no último ano -, a Ford, com a adição do consagrado motor RoCam 1.6 Flex, injeta ânimo num de seus melhores produtos. Compacta, resistente e concebida desde o início para ser um utilitário (apesar de já ter nascido com a frente do Fiesta), a Courier está atravessando o mais produtivo ciclo da sua vida, já que tem suas vendas em alta, oferece a maior capacidade de carga da categoria (750kg) e também disponibiliza a mais longa autonomia entre suas concorrentes diretas, a Strada (Fiat), Saveiro (VW) e Montana (Chevrolet). Em um rápido test-drive urbano (habitat principal deste pequeno utilitário), avaliamos, em São Paulo, a nova picape que agora vem equipada com o motor 1.6 da família RoCam.

Mudanças
Esteticamente o carro é o mesmo: carroceria, painel, rodas, suspensão, enfim, o contexto essencial do veículo não mudou. A grande novidade reside na motorização. Aproveitando o ´drop´ positivo da onda bicombustível nacional, a Ford não perdeu tempo para ampliar o seu portfólio ´flexível´.
Num aperfeiçoamento mecânico, importou dos parentes Focus e Ecosport o conhecido e bem aceito propulsor RoCam 1.6. Com pequenos, mas, significativos trabalhos na parte de força, agora a Courier está mais vigorosa, pois este motor privilegia mais o torque do que o desempenho. Abastecida somente com gasolina ela transmite às rodas 96 hp e, andando somente com álcool anidro, chega à ótimos 107 cavalos de potência. O segredo? Aumento da taxa de compressão (12,3:1), uso de pistões exclusivos e ganho de torque (14,5 e 15,3 kgf/m - gasolina/álcool) já em baixa rotação. De acordo com a engenharia da marca, ela atinge 88% do seu torque máximo à 1.500 rpm, coisa boa para quem quer carregar peso em deslocamentos de níveis e pisos variáveis e não está tão focado em um desempenho com alta velocidade final.

Público consumidor
Pesquisa da Ford revela que os três tipos mais comuns de consumidores da Courier são os profissionais liberais, donos de pequenos negócios e frotistas. A escolha deste Ford, segundo a própria montadora, está bem focada em três pontos básicos: baixa manutenção, robustez e, principalmente a relação custo-benefício, já que o preço de compra (do modelo de entrada, portanto, o mais simples) continua nos mesmos R$29.960,00, valor que já era praticado pela Ford para este modelo desde o ano passado.

Habitat
O maior campo de batalhas da Courier é feito de concreto e asfalto. Com um uso muito mais urbano do que rural, ela tem como grande trunfo a ampla autonomia de combustível. A Ford publicou na palestra técnica de apresentação do produto um estupendo número: afirma que, em testes na fábrica, seguindo as normas-padrão NBR7024 (condição de teste onde se consegue captar os níveis de emissão e também de consumo de combustível por intermédio de um ciclo-padrão de funcionamento com temperatura controlada) ela consegue percorrer até 968 quilômetros consumindo os 68 litros de combustível que o tanque tem de capacidade, neste caso, abastecida somente com gasolina. Não avaliamos este quesito pela brevidade da permanência com o carro, mas, em se tratando de um universo ´Flex´, ou seja, de beberrões convictos (incluídos aqui todos os modelos de todas as montadoras nacionais em qualquer categoria de motorização, tamanho ou nível de luxo), isso é um dado que, no mínimo, desperta curiosidade a quem quer ter um carro versátil e funcional, com um consumo baixíssimo. É testar para crer.

Considerações conclusivas
A Courier não é carro de luxo. Se estás procurando mais conforto, esqueça: é simplista, roda com firmeza (porque tem a suspensão mais ousada da categoria), e doa mais capacidade de trabalho do que o ´amor´ de um carro confortável, como o ótimo irmãozinho Focus, por exemplo. Queres mais alguns dados técnicos? Então anota aí! A pequena notável sai com a maior caçamba da categoria (1.816 mm, o que comporta duas pequenas motocicletas em cima), sistema de imobilização PATS (anti-furto), transmissão manual de 5 marchas, suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo rígido, rodas 5,5 X14 com pneus 175/65, 1.598 cc, e carroceria monobloco.Boa de combate e funcional até dizer “basta”, ela também vem na versão Van, própria para hospitais, lavanderias, floriculturas, etc.... A Courier está mais jovem, capaz e moderna, pois entrou na era Flex de cabeça erguida. (RAPI / Fábio Amorim) Fotos: divulgação

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