Novo modelo da Citroën, que virá da Argentina, já tem preço sugerido a partir de R$64.990,00 e começa a ser vendido em setembro próximo
Em pequenas doses de exposição perante à imprensa especializada, a Citroën do Brasil já vem mostrando a sua maior novidade – o C4 Pallas – há alguns meses, no entanto, a máquina ainda não foi completamente exposta ao público, pois a jogada de marketing teve justamente esse foco, o de causar expectativa em cima do novo produto, que nasce derivado do hatch C4, carro homônimo que já faz sucesso na Europa. Para o seu lançamento, a marca francesa inovou criando uma “caixa de sensações”, um espaço em formato gigante, literalmente de ´caixa´, onde as pessoas puderam entrar e sentir algumas impressões olfativas, auditivas e tácteis sobre o novo carro. Agora, poderão vê-lo “in loco”.
Com as pré-vendas iniciadas nessa semana, e as vendas e as primeiras entregas marcadas para o mês de setembro próximo, o C4 Pallas, seguramente aparecerá com muita personalidade no disputa do mercado nacional dos sedãs de médio porte, pois nasce em solitário, sem a concorrência por perto. Falando em disputa, ele concorrerá diretamente com cinco feras: o Renault Mègane, GM Vectra, Toyota Corolla, Honda New Civic e o seu ´parente´, Peugeot 307 sedã. A briga será dura, mas a fábrica aponta expectativas otimistas em cima do modelo, pois quer jogar nas vias brasileiras cerca de duas mil unidades ao mês. Será possível? É esperar pra ver. Chances existem, pois o veículo tem ótimo estilo de linhas modernas, uma mecânica já aprovada aqui e lá fora e, como ponto principal, o fato de chegar sem ofuscamento alheio algum. Aparece sozinho, causando curiosidade.
Estilo
A ´carinha´ do Pallas todo mundo já conhece, pois é irmão gêmeo (só que de placenta própria) do C4. O grupo ótico frontal foi desenhado em forma de bumerangue e ostenta, também, detalhes cromados. Desde a chegada desse carro nos circuitos europeu e americano, que a sua frente foi motivo de aceitação imediata, pois, inquestionavelmente, é elegante e bem diferente da mesmice reinante do design automotivo mundial.
Apesar de derivar de um hatch, a Citroën acertou na concepção da parte traseira. Desenhistas criaram traços interessantíssimos. Uma frente ´nervosa´, com faróis que criam uma face ´malvada´ ganha corpo com uma lateral harmoniosa, típica de um sedã familiar, dando espaço à imponência de uma traseira com vida própria, com lanternas grandes, mas proporcionais. As linhas traseiras do C4 Pallas compõem um novo automóvel e não um enxerto onde nada havia.
Tecnologia
Um detalhe tolo, porém genial, feito um “clipe” para prender papéis, é o volante da família C4. O centro é fixo e o somente o aro externo tem movimento. Nas manobras, o efeito que isso causa é de surpresa, pois a idéia foi bem pouco utilizada na história do automóvel. Esse é um charme à parte. Como mimos eletrônicos, o C4 Pallas traz, também, faróis de xenônio direcionais de dupla função, detector de obstáculo dianteiro e traseiro, seis airbags, perfumador de ambiente, ar condicionado digital, piloto automático com limitador e regulador de velocidade, retrovisores externos rebatíveis eletricamente e mais uma porção de itens que para o consumidor menos interessado em se aprofundar nas capacidades tecnológicas do carro, jamais serão notados no dia-a-dia.
Comportamento
Apesar de maior e um pouco mais pesado que o C4 hatch, o Pallas tem comportamento bem dinâmico. Vale para ele aquele velho chavão, mais antigo que o tal do “fechar com chave de ouro”. Mando agora: “é lobo em pele de cordeiro”. Calmo em baixas rotações (terá cambio automático seqüencial auto-adaptativo como opcional) e arisco quando solicitado no acelerador. Vem com o ótimo e aprovadíssimo motor 2.0i 16V de 143 cv também utilizado na linha 307 da Peugeot. Acelera forte e encontra-se no nível da concorrência, sem exageros de potência, mas com competência para deslocar a massa metálica de sua carroceria.
No pacote, freios ABS (com auxiliares EBD + AFU, de série em todas as versões), garantia de fábrica de 3 anos, barras de proteção nas portas, carroceria com resistência à torção e impactos em todos os lados (inclusive na capota) e um extra que o C4 hatch não tem, um porta-malas gigantão com capacidade para 580 litros. Será ofertado com 5 opções de cores: preto, prata, grafite, prata/dourado e azul como o belíssimo céu das Alagoas. (RAPI/Fábio Amorim) Fotos: divulgação Citroën
Em pequenas doses de exposição perante à imprensa especializada, a Citroën do Brasil já vem mostrando a sua maior novidade – o C4 Pallas – há alguns meses, no entanto, a máquina ainda não foi completamente exposta ao público, pois a jogada de marketing teve justamente esse foco, o de causar expectativa em cima do novo produto, que nasce derivado do hatch C4, carro homônimo que já faz sucesso na Europa. Para o seu lançamento, a marca francesa inovou criando uma “caixa de sensações”, um espaço em formato gigante, literalmente de ´caixa´, onde as pessoas puderam entrar e sentir algumas impressões olfativas, auditivas e tácteis sobre o novo carro. Agora, poderão vê-lo “in loco”.
Com as pré-vendas iniciadas nessa semana, e as vendas e as primeiras entregas marcadas para o mês de setembro próximo, o C4 Pallas, seguramente aparecerá com muita personalidade no disputa do mercado nacional dos sedãs de médio porte, pois nasce em solitário, sem a concorrência por perto. Falando em disputa, ele concorrerá diretamente com cinco feras: o Renault Mègane, GM Vectra, Toyota Corolla, Honda New Civic e o seu ´parente´, Peugeot 307 sedã. A briga será dura, mas a fábrica aponta expectativas otimistas em cima do modelo, pois quer jogar nas vias brasileiras cerca de duas mil unidades ao mês. Será possível? É esperar pra ver. Chances existem, pois o veículo tem ótimo estilo de linhas modernas, uma mecânica já aprovada aqui e lá fora e, como ponto principal, o fato de chegar sem ofuscamento alheio algum. Aparece sozinho, causando curiosidade.
Estilo
A ´carinha´ do Pallas todo mundo já conhece, pois é irmão gêmeo (só que de placenta própria) do C4. O grupo ótico frontal foi desenhado em forma de bumerangue e ostenta, também, detalhes cromados. Desde a chegada desse carro nos circuitos europeu e americano, que a sua frente foi motivo de aceitação imediata, pois, inquestionavelmente, é elegante e bem diferente da mesmice reinante do design automotivo mundial.
Apesar de derivar de um hatch, a Citroën acertou na concepção da parte traseira. Desenhistas criaram traços interessantíssimos. Uma frente ´nervosa´, com faróis que criam uma face ´malvada´ ganha corpo com uma lateral harmoniosa, típica de um sedã familiar, dando espaço à imponência de uma traseira com vida própria, com lanternas grandes, mas proporcionais. As linhas traseiras do C4 Pallas compõem um novo automóvel e não um enxerto onde nada havia.
Tecnologia
Um detalhe tolo, porém genial, feito um “clipe” para prender papéis, é o volante da família C4. O centro é fixo e o somente o aro externo tem movimento. Nas manobras, o efeito que isso causa é de surpresa, pois a idéia foi bem pouco utilizada na história do automóvel. Esse é um charme à parte. Como mimos eletrônicos, o C4 Pallas traz, também, faróis de xenônio direcionais de dupla função, detector de obstáculo dianteiro e traseiro, seis airbags, perfumador de ambiente, ar condicionado digital, piloto automático com limitador e regulador de velocidade, retrovisores externos rebatíveis eletricamente e mais uma porção de itens que para o consumidor menos interessado em se aprofundar nas capacidades tecnológicas do carro, jamais serão notados no dia-a-dia.
Comportamento
Apesar de maior e um pouco mais pesado que o C4 hatch, o Pallas tem comportamento bem dinâmico. Vale para ele aquele velho chavão, mais antigo que o tal do “fechar com chave de ouro”. Mando agora: “é lobo em pele de cordeiro”. Calmo em baixas rotações (terá cambio automático seqüencial auto-adaptativo como opcional) e arisco quando solicitado no acelerador. Vem com o ótimo e aprovadíssimo motor 2.0i 16V de 143 cv também utilizado na linha 307 da Peugeot. Acelera forte e encontra-se no nível da concorrência, sem exageros de potência, mas com competência para deslocar a massa metálica de sua carroceria.
No pacote, freios ABS (com auxiliares EBD + AFU, de série em todas as versões), garantia de fábrica de 3 anos, barras de proteção nas portas, carroceria com resistência à torção e impactos em todos os lados (inclusive na capota) e um extra que o C4 hatch não tem, um porta-malas gigantão com capacidade para 580 litros. Será ofertado com 5 opções de cores: preto, prata, grafite, prata/dourado e azul como o belíssimo céu das Alagoas. (RAPI/Fábio Amorim) Fotos: divulgação Citroën
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