quinta-feira, julho 05, 2007

TEST-DRIVE - Mitsubishi Outlander


Conforto, força e robustez: uma boa mistura desse cross-over
Com nova plataforma e um ótimo V6 de 220 cavalos, o Outlander surpreende positivamente

Há carrinhos, carros e carrões no mundo que são divididos em categorias. A lógica mantida no início da história automobilística (até bem pouco tempo) era a de preservar as utilizações de cada um deles separadamente, ou seja, cada macaco habitava o seu próprio galho: esportivo era somente esportivo, fora-de-estrada era fora-de-estrada e assim por diante, e só! As coisas funcionavam desse jeito, porque o mercado era assim, divididinho, cheio de fatias distintas. Hoje, as partes diferentes ainda existem quando o assunto é preço, mas a funcionalidade dos automóveis mudou, e muito.

Exemplo exato desta face moderna do mundo é o Mitsubishi Outlander 2008, que mistura, entre tantos atributos, uma vocação esportiva (boa para a performance no asfalto), off-road (para curtir um desafio na terra) e ainda guarda características típicas de um carro de família, ou SUV (sport utility vehicle). Pois bem, o que quero dizer, depois dessa prolixidade lingüística, é que hoje existem carros do tipo “3 em 1”, assim como aqueles antigos aparelhos de som que tinham radiola, toca-fitas e pratos para long play. Entendeu essa última parte? Não?! Pois vai entender tudo se ler mais um pouquinho. Vai saber que agora, além do conforto e da potência dos motores, a atenção está, também, na versatilidade oferecida ao consumidor. Em partes, eis o novo cross-over Mitsubishi Outlander, o carro que faz quase tudo.

Domando a fera
Infelizmente, o percurso de test-drive no Outlander foi minúsculo. Numa linda parte do interior paulista, pude sentir a máquina em muitas curvas e algumas subidas, mas não houve chance de pisar fundo em retas. Equipado com um ótimo (e silencioso) motor de 6 cilindros a gasolina (Mivec V6 de 3.0 litros), o Outlander ostenta 220 cavalos de potência e assume 28 kgf/m de torque! Se o percurso foi curto, serei curto também: agradável em baixas rotações e nervoso na alta. Solicitado, vai da calma ao stress em segundos. Com tecnologia moderníssima, esse motor esbanja saúde e mantém baixíssimos níveis de ruído e vibração. A transmissão dele é a ´Invecs II´ automática de seis velocidades. Do tipo “deixa que eu faço tudo”, oferece mudanças normais de um carro automático, seqüencial Sportronic® (aquela que você muda manualmente) e “Paddle shifters”, as famosas ´borboletinhas´ que ficam por trás do volante. Uma delícia!
Com simples toques digitais, eis os tipos de tração: 2WD (somente nas rodas dianteiras, coisa inédita), 4WD (nas dianteiras e nas traseiras somente quando necessário) e, finalmente 4WD Lock (nas quatro rodas, integralmente). Vindo direto do Japão, esse Mitsubishi chegou com 4 conceitos básicos no seu manual: Driving Performance, Flexible Utility, Premium Equipment e Safety and Reliability. Coisa de enrolar a língua de qualquer poliglota! O primeiro deles, já expliquei.

Vamos ao segundo
Por dentro, bancos em couro (que podem ser aquecidos), assentos traseiros rebatidos automaticamente, ergonomia privilegiada, ar-condicionado automático e uma enorme quantidade de porta-trecos para guardar tudo: dos projetos de negócio à raquetes de tênis, de batons a creminhos, de fraldas a CDs. Chique ao extremo, o Outlander, se ser vivo fosse, seria daqueles requintados, cheios de pose. O seu porta-malas ostenta 715 litros de capacidade de carga e vai para 2 mil litros com o rebatimento total. Lá atrás tem um prático sistema de aberturas, total ou parcial, a gosto do freguês. Essa é a parte ´Flexible Utility´ da máquina.

Em resumo, uma grande obra

Para se curtir um pouco mais esse carro, a Mitsubishi ofereceu ajuste elétrico da altura dos faróis e um monte de recursos tecnológicos para melhorar a vida a bordo. Anote aí! Ótimo som com MP3, computador de bordo completo, piloto automático, vidros, travas, retrovisores, etc..., etc... e etc... elétricos. Mais luxo: o pára-brisa conta ainda com proteção UV! Suas rodas são em aro 18 polegadas e os pneus vêm na medida 225/55. Largos e com um perfil adequado à proposta do carro, agarram o veículo no chão, mesmo em curvas mais difíceis. No geral, mais e mais tecnologia: freios ABS com auxílio EBD, suspensão independente nas 4 rodas, carroceria com sistema de deformação programada anti-impactos frontal e traseiro e um respeitável grupo de air bags para todos os ocupantes, inclusive com as bolsas tipo “cortina” que protegem a cabeça. Essa última parte do texto é a rápida tradução dos conceitos “Premium Equipment e Safety and Reliability”. Captou?

De rodar extremamente macio, proporciona conforto absoluto tanto para o motorista quanto aos passageiros. Concorre diretamente com o BMW X3, mas é tão bom quanto e muito mais barato (custa R$138.990,00 - cerca de 110 mil Reais a menos que o X3).Com muitas letrinhas esquisitas no manual de proprietário e luzinhas sensacionais no painel, o Outlander é, em sua essência, elegante e harmonioso. As linhas de sua carroceria são, de fato, impactantes. Nada de agressividade exagerada ou mesmice: tem desenho atual e personalidade própria. (Fábio Amorim/RAPI) Fotos: divulgação

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