Mítico na história do automóvel, o Renault 4 cv, foi um dos pioneiros na colocação de motor e câmbio na parte traseira. Sucesso de vendas, motorizou a França num sofrido pós-II Guerra. Inspirou a construção dos lendários Alpine, deu base à família Dauphine/Gordini, tentando internacionalização, montada na Itália, Espanha, Argentina, Brasil. Lenda a envolvê-lo, é atribuir ao inventivo Ferdinand Porsche, pai de Auto Union, VW, e do carro com seu nome, a autoria de seu bem formulado projeto. Falso. O criativo Porsche teve mero contato social com o protótipo 4CV. Esteve preso na França, durante a II Guerra, período no qual os alemães tomaram a fábrica e a comandaram. Três engenheiros da Renault, com a concordância de Louis Renault, presidente apenas ´pro-form´, contrariaram a proibição para novos produtos, desenvolveram e testaram o 4 CV entre 1941 e 1943. Ao final do confronto, o governo francês assumiu a Renault, e o ministro de Produção Industrial sugeriu a Porsche analisar o projeto. O austríaco fora libertado para projetar o Cisitalia 360, e tornado consultor informal a tudo o que dissesse respeito a mobilidade. O protótipo em final de desenvolvimento foi apresentado a Porsche. Que olhou veículo e documentação, elogiou formas e a motorização posterior, e ficou por isto. Talvez por entender que ligar o nome de Porsche valorizaria o projeto, esta informação circula, erroneamente, há décadas. O 4CV foi corajosa e totalmente iniciativa Renault. (RAPI/Roberto Nasser) Foto: divulgação
quinta-feira, julho 26, 2007
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