Consórcio ainda é muito procurado e continua uma ótima maneira de adquirir um veículo zero quilômetro
Sem dúvida, as facilidades de financiamentos automotivos oferecidas pela maioria absoluta das instituições financeiras e por empresas do setor de todos os portes, ofuscou um pouquinho o velho e confiável consórcio, antiga modalidade de compra de automóveis que reúne paciência com poupança ´forçada´e programada. Com tantas ofertas do tipo “zero de entrada e o restante em xis meses”, o consórcio até parece que saiu de moda, mas, não, pelo contrário, continua bastante procurado e aceito no mercado atual.
Experiência
De acordo com Josias Teixeira Santos, comandante do setor de consórcios da Importadora Auto-Peças, revenda Volkswagen mais antiga de Alagoas, o consórcio ainda é a mais interessante maneira de se adquirir um veículo zero quilômetro. “O consórcio é uma modalidade de compra efetuada a longo prazo que mais cresce no mercado e é muito bem aceita por aquelas pessoas que não possuem dinheiro para comprar um carro à vista, mas que querem se programar para ter um carro novo sem grandes sacrifícios no orçamento”, observa.
Frotas e particulares
Segundo o executivo que trabalha representando a Disal (administradora de consórcios da Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen) e, portanto, subordinada e sob responsabilidade da Rede VW, o consórcio é uma forma facilitada de se conquistar um bem móvel. “Um profissional liberal, por exemplo, compra um consórcio porque às vezes não quer pagar os juros altos que o mercado dos financiamentos cobra, daí, escolhe esse modo de compra por se sentir mais gratificado em realizar um negócio vantajoso para o seu bolso. Há também os frotistas que gostam de se programar para a revitalização de suas frotas ao longo de dois ou três anos de uso, como é o caso de donos de locadoras, por exemplo”, destaca Teixeira.
Antigas e confiáveis maneiras
Do mesmo jeito que há décadas, os consórcios mantém os mesmos padrões de atuação que têm dado certo desde o início dessa modalidade de vendas no Brasil, ou seja, o cotista ou participante se integra a um grupo e passa a fazer parte de um programa cheio de vantagens, como a concorrência a um prêmio mensal de R$15.000,00 mensais que a Disal oferece. “Se o participante estiver em dia e mantiver um plano Fidelidade muito simplificado, ele concorre à este valor e pode utilizá-lo, por exemplo, para quitar algumas de suas prestações ou até diminuí-las, conforme seja a sua vontade”, destaca Josias Teixeira que conta com o apoio de Helder Tenório (Diretor Geral da revenda) e de Carlos Souza, Gerente Administrativo Financeiro da casa.Fazendo parte do grupo, a partir do primeiro mês o participante poderá tentar adquirir o seu veículo oferecendo um lance ou sendo sorteado. Falando em sorteio, caso a pessoa queira, poderá, também, solicitar a sua exclusão da possibilidade de sorteio, realizando o que se chama de ´poupança forçada´, retirando somente o carro no final com todas as prestações pagas.
Paciência e vantagem
“Não tenho dúvida que o consórcio é um ótimo negócio para qualquer pessoa ou empresa que tenha paciência de esperar para adquirir um bem. É seguro, porque conta com o aval da Rede Volkswagen, é acessível, porque as parcelas previamente escolhidas cabem no orçamento (as taxas de financiamentos de carros 0 KM chegam a 1,94% ao mês, enquanto os consórcios giram em torno de 3,2% ao ano) e se caracteriza como um investimento analisado e, portanto, coerente com o estilo de vida de quem o escolheu”, finaliza o executivo que já tem no currículo quase 20 anos de experiência no ramo e, desde 2002, acumula recordes consecutivos de participação de mercado em vendas de consórcios no nordeste e até em âmbito nacional, junto com sua equipe de quinze vendedores e duas assistentes. (RAPI/Bruno Lucarini) Foto: FBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário