quinta-feira, julho 19, 2007

Roda-a-roda do NASSER (19 JUL 2007)







Negócio – Inimigas no mercado, alemãs Mercedes-Benz e BMW estudam negócio comum: fazer carros sobre a plataforma do Mini. Atenderia à Mercedes, sem um pequeno convincente, e à BMW, rachando os custos da fábrica do Mini. Aliás, um dos motores do simpático ex-inglês e hoje alemão, é feito no Paraná, pela Tritec.
GM diesel – Após vender sua divisão Detroit Diesel para Roger Penske, a GM foi atrás do articulado ex-piloto para adquirir 50% da italiana VM Motori, por ele controlada. É o jeito mais fácil de entrar no segmento e caminho natural aos fabricantes de automóveis. A VM fornecia os motores diesel dos Dodge Dakota e Cherokee diesel 2.5 vendidos no Mercosul.
Bye Bye Brasil – A Chrysler comprou a parte de sua sócia BMW na Tritec, moderna fábrica de motores instalada em São José dos Pinhais(PR). Comprou para vender. Montadoras russa e chinesa estão de olho. Querem fechar e levar tudo embora.
Arrepio – Jornalistas especializados nos EUA alarmados com a informação que a Chrysler encomendará carros à China para aplicar sua marca. Argumentam: os chineses não têm qualidade ou segurança. A Chrysler de hoje é de empresa de investimentos, à espera de lucrativa proposta de compra, sem compromisso com produto ou história.
Omega, de novo – Em setembro as primeiras unidades da reedição do Omega. É o mesmo Holden australiano, com aumento da distância entre-eixos, mantidos motor V6, 3.8 e transmissão automática de 5 marchas. Portará os pecados das versões anteriores, nascidos da adaptação de um carro com direção do lado direito transformado para condução à esquerda?
Impasse – Nem decisão da Organização Mundial do Comércio, nem despacho da presidente do Supremo Tribunal Federal vedando a importação da carcaças de pneus usados, detém a atividade. O presidente da associação dos importadores ameaçou mudar sua fábrica para o Paraguai e exportar para cá a porcariada recapada. Sua associação iniciou campanha de confusão pública dizendo, a medida fechará 45 mil postos de trabalho. Número controverso, mas não se pode argumentar por empregos em atos anti-sociais. Se não, deve-se acabar com o combate ao tóxico, ao contrabando, à criminalidade.
Novo VW – Adiamento nos planos da Volkswagen para o substituto do Gol. Avaliação entre os executivos da empresa condenou o desenho da traseira do sedã, programado primeiro membro da nova família. Acharam pouco atrativa. Adiaram o três volumes, e apresentarão o hatch, com vendas em março.
Embaixo – O novo carro será feito nas fábricas de São Bernardo e Taubaté (SP). E a base do projeto é a plataforma do Pólo, com motor em posição transversal.
Nome? – Alterar a seqüência de lançamento criou problema. O sedã, reedição do Voyage, três volumes da nova família, terá nome próprio. O nome Gol seguiria no hatch, substituto do Gol. Agora, com a surpreendente condenação das formas da traseira pela área comercial, lançar o hatch, exige reformular o nome. E chamá-lo Novo Gol é falta de imaginação. Três gerações foram assim identificadas.
Fica – Outra definição da Volkswagen: o Gol, antigo desde seu lançamento, será mantido em produção. Ainda mais simplório, baixando o preço, abrindo espaço às versões mais baratas do novo produto. Como a Fiat faz com o Mille. A linha de automóveis da VW será: Gol; Novo Gol; Fox; Polo; Golf; Bora; Jetta, Passat.
Mercado 1 – Primeiro passo para evitar concorrência com o Logan, a Renault incrementou o Clio Sedan. Agora sai de fábrica com duas almofadas de ar, e ar condicionado. Melhora seu conteúdo, aumenta preços, abre espaço.
Mercado 2 – País curioso. Vendas e produção de pé embaixo, atropelando estatísticas e projeções, ameaçando cravar 2,3 M de unidades vendidas, filas e prazos para receber os carros, e a novidade: aumento de preço. Na economia de escala, preços caem. Aqui, sobem.
Promoção – Inaugurando em agosto, nova revenda Renault na capital mineira, a BH France já disse a que veio. Promoção para apresentar-se: seleção de frases sobre: “O que você faria para ganhar um Renault O KM? “. Os 14 melhor classificados disputarão: quem beijar o novo Renault Logan por mais tempo, ganha o carro.
Anúncio – Formidável e oportuno o anúncio de TV, no qual atriz clara, loura, em roupa vermelha, caricatura da ministra Marta Suplicy, do Turismo, manda relaxar e gozar com os Peugeot. Aproveita sua falta de compostura sobre a crise aérea.
Sessentona – A marca Albarus faz 60 anos. Criada no Rio Grande do Sul por torneiro com ares de empresário, foi um dos vetores de viabilização da indústria automobilística brasileira, ao iniciar produzindo cruzetas para reposição em Jeeps, começando ser montados no País. Depois, a Dana, cedente de tecnologia, assumiu o negócio. Albarus, não é sigla, mas sobrenome do fundador, Ricardo Bruno.
Registro – Para lembrar do início de sua participação na Fórmula 1, há 30 anos e, na fase, pioneira na tecnologia do turbo alimentador, a equipe ING Renault pintou seu atual modelo, o R27, com o grafismo de seu primeiro modelo, o RS01.
Tipo – A Yamaha adotou a fórmula vitoriosa da Mitsubishi, seguida por Land Rover, Troller e Peugeot: atrair usuários de seus produtos a provas esportivas e amadoras. Criou a Copa Yamaha Lander, para proprietários das Yamaha XTZ 250 Lander e XTZ 125. Escolinha, apoio, classificação dos seis primeiros de cada etapa para disputar a grande final em São Paulo. Prêmios em dinheiro e, nas etapas regionais, moto Yamaha Lander 250 O km. Mais? www.yamaha-motor.com.br/hotsites/lander/copalander
Ecologia – Fabricante de turbos, a Honeywell na Festa do Carreteiro, em Aparecida (SP), 21 a 24/7, fará palestras aos motoristas de caminhão, sobre a função mecânica e ecológica do turbo alimentador dos motores diesel, como redutores de emissões, e informações sobre manutenção para melhor desempenho, durabilidade e economia.
Antigos – Dias 27 a 29 de julho, 15º Encontro do Automóvel Antigo de Juiz de Fora (MG). Neste ano, muda o local, o Expominas, porém mantém o viabilizador patrocínio da DaimlerChrysler. Festa correta e amena.
Gente – Arison Souza, ex-Renault Brasil e França, novo diretor de Marketing da Nissan. OOOO Na mesma empresa, Marcelo Bracco, na Iveco ex-diretor de vendas e marketing para América Latina, e nos EUA de desenvolvimento para a International, novo diretor de vendas. OOOO José Vital Nogueira, 54, economista, pós-graduado e MBA em comércio internacional, ex-Renault, International Caminhões e VW Caminhões, novo diretor de Pós-Vendas da Kia Motors. OOOO João Cláudio Bourg, 51, engenheiro mecânico, ex-Ford e ex-diretor de vendas diretas na Fiat, diretor de vendas especiais da Kia. Abandonando as Bestas, quer ampliar o leque de ação e produtos.

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