quinta-feira, setembro 27, 2007

ACELERANDO com Fábio Amorim (27 SET 2007)


NÃO SEJA DESLEIXADO: ISSO PESA NO BOLSO
A maioria das pessoas jamais lê manuais de instrução, por isso, objetos geralmente são subaproveitados. A conclusão é óbvia, simplista, e pesa no bolso daqueles que assim agem. Em se tratando de automóveis, a má utilização significa – além de gastos desnecessários – uma atitude anti-ecológica, pois automóvel desregulado polui além do normal.
Manuais automotivos trazem um vasto relatório sobre cada projeto, ensinando e dando dicas de conservação e manutenção preciosas, para que todo o conjunto tenha uma vida útil prolongada e, consequentemente, neste período de tempo, se consiga sempre um funcionamento perfeito da máquina. Atitudes simples podem fazer o seu veículo durar muito mais em todos os sentidos. Em pinceladas, passo algumas:
1) Hoje em dia, a água do sistema de arrefecimento dos carros modernos necessita de muito menor manutenção do que velhas máquinas dos anos 80, por exemplo, que quase que semanalmente tinham que ter o seu radiador abastecido. Portanto, verifique o nível da água no reservatório plástico. Ele deve estar entre as marcações “mínimo” e “máximo”. Abaixo do “mínimo”, o sistema superaquece pela falta de líquido para fazer a refrigeração interna e, acima do “máximo”, o mesmo sistema não consegue funcionar perfeitamente porque se “afoga” com o excesso. Por ali tem que haver água, mas o espaço para o ar não pode faltar, pois é fundamental para o funcionamento. Há, também, modernos aditivos que sim, ajudam na prevenção da corrosão interna.
2) Assim como a água do sistema de arrefecimento, o óleo lubrificante do motor é o “sangue” do carro. Hoje, há opções variadas de preços, utilizações, modos sintéticos ou semi-sintéticos, tradicionais, etc... As propostas são distintas e as marcas fazem de tudo para vender o seu peixe como o melhor. Qual o mais eficiente óleo lubrificante para o seu carro? O manual de fábrica indica, inclusive com o melhor tempo de substituição por um óleo novo. Muito cuidado para não esquecer da troca! Se isso acontecer, há risco de formação de “borra” no motor e aí os prejuízos pela falta de cuidado podem ser grandes;
3) Além da água e do óleo do motor é importante observar os outros líquidos do automóvel, como o óleo do sistema de freios, da caixa de marchas e da direção hidráulica. Todos esses elementos de manutenção, aliás, todas as peças têm um tempo de vida útil e precisam ser trocadas dentro do limite estipulado pela fábrica. Juntas homocinéticas, discos, cilindros e hidrovácuos, cabos de freio de mão, maçanetas e até o volante de direção podem exigir substituição.
O resumo da ópera metálica é o seguinte: o que dá mais lucro às empresas de manutenção automotiva e principalmente às montadoras é o desleixo e a falta de preocupação do motorista com a manutenção. Reclama-se que pneus são caros, mas ninguém calibra as rodas semanalmente, o que é necessário, principalmente com os pneus frios. Reclama-se do alto preço do carro nacional, mas quase ninguém planeja passar 10 ou 15 anos com o mesmo automóvel.
Trabalhando num ritmo bem mais intenso, aeronaves duram muito mais que carros, justamente por causa da manutenção de suas peças, partes móveis e lubrificantes, portanto, faça como os franceses, que colocam o status em segundo plano e a função “transporte” em primeiro. Em paralelo à isto, aja como os suecos, que possuem os carros mais seguros do mundo e se enquadram nos mais conservados também.Brasileiro está acostumado a se desfazer de seu automóvel quando o mesmo ainda não completou sequer 100 mil quilômetros! Acredite: se a manutenção for bem feita, se ao menos uma vez por mês você olhar com mais atenção para o seu carro, a vida útil será impressionantemente maior. E isso vai refletir no seu bolso. Sobrará dinheiro para investir em outras coisas úteis. Tome cuidado, também, com longos financiamentos. Faça as contas e verifique que comprar um carro e pagar dois não é lá um bom negócio. A manutenção e o bolso são seus. Use e abuse, mas cuide bem que vale à pena.


Boa leitura!
Fábio Amorim / Editor da Gazeta Automóvel (Gazeta de Alagoas) / Foto: Devaldo Gilini

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