quinta-feira, setembro 27, 2007

Roda-a-roda do NASSER (27 SET 2007)


Nada ainda – A General Motors negou estar nas providências para importar e vender 150 unidades anuais do Cadillac STS. Segundo diz, há estudos, mas não há definições. O STS faz 400cv, concorrendo com Mercedes Classe E e BMW série 5. A GM errou. Há anos poderia ter trazido o Cadillac Simarron, em lugar do Omega. Marca consolidada, imagem de luxo, qualidade e refinamento.
Faz tudo – Em meio à batalha de sobrevivência entre exigências oficiais de emissões poluentes, e definições dos clientes por economia e durabilidade, a fábrica de motores diesel Cummins apresentará novo motor 8.9 litros. Promete abrir disputa por potência elevada com baixo consumo e reduzidas emissões. Seis cilindros, turbo feito em casa, produz 400cv de potência, e emissões filtradas sem penalizar o consumo, manutenção ou durabilidade. Para tal potência, concorrentes empregam cilindrada 50% maior.
Grandão – A MWM do Brasil faz mudanças internas para produzir blocos de 11 e 13 litros. Chamam-no Big Bore por conta do diâmetro dos cilindros. Não é de projeto MWM, mas da controladora International. Do bloco brasileiro fará nascer motor nos EUA para aplicações locais.
Eu mereço – Bem pontual o anúncio da JW Thompson para o Ford Fusion, identificando-o como um prêmio merecido pelos bem sucedidos que o compram. Ao Fusion faltava um rótulo. Não falta mais. Na Argentina, onde é feito seu concorrente Citroën C4 Pallas, os anúncios são institucionalmente patrióticos. Dizem: Orgulho Argentino.
Transponder – Pesquisador do CTA, Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, Francisco Mayer, engenheiro, acaba de criar um Transponder para automóveis. Tem funções várias: num acidente emite sinal de distância segura, evitando novos participantes. Numa troca de pneus no acostamento, mesma cautela: o sinal eletrônico indicará a presença de carro à beira da estrada; e permite o controle de tráfego, incluindo os locais onde há rodízio. Hoje o custo deste equipamento seria de R$40 por veículo. Mais? (12) 3947-6681, Seção de Comunicação Social.
Bienal – A pujança de vendas e a posição de Minas como mercado volumoso, provoca a realização da Bienal do Automóvel, de 6 a 9 de dezembro, em Belo Horizonte.
Dos outros – Neste semestre a locadora Avis cresceu 40%. A expansão leva-la-á a comprar mais 10 mil automóveis neste ano, dobrando a frota. Ainda assim, é bem menor que Localiza, Hertz e Unidas. Argumento do setor: frota terceirizada é de 5 a 20% mais barata que própria.
Caminhos – Curso com especialistas abordará as mais antigas estradas brasileiras, incluindo Peabiru, cruzando o País até o Peru. São Paulo, organizado por Malcolm Forest pretende fazer o esboço do primeiro mapa brasileiro de estradas antigas. De grande valor para quem pretender saber mais do início do transporte no País. Todas as segundas-feiras de outubro. Mais? mdkmaster@gmail.com
Trave – Apelido da TAM, pois quase Gol, é coerente. Está cada dia mais simplória. Serviço de bordo empobrecido, trocou refeições por pequenos lanches à base de aves – sem opções. E, nos vôos domésticos, nem água mineral com gás. O Comandante Rolim, fundador, passado há alguns anos, deixou saudade com sua tese de respeito ao cliente. Sintomático, na revista de bordo a família controladora pede para que não se hostilize o presidente Marco Bologna. Diz-se, andou levando uns cascudos em caminhada matinal.
Livro – Quer aprender a pilotar kart? Leia o livro da Suzane Carvalho. Obra pioneira "Curso de pilotagem de kart - pilotando e acertando um kart", origem competente. Suzane tem títulos na categoria e no automobilismo, referência no Guinness e na Enciclopédia Barsa, e opera Centro de Pilotagem para kart, automóveis e direção defensiva. No livro, dá precisas orientações para pilotar, aplicáveis à condução nas ruas, mostrando em 312 páginas 115 circuitos de kart e dicas de nutrição, preparo físico, marketing esportivo. Bom investimento. Quer ? http://CentroDePilotos.com.br ou (21) 8128-9989.
Ecologia – A NovaDutra, concessionária da Via Dutra S.A., em parceria com a SOS Mata Atlântica e patrocínio do Bradesco Capitalização, distribuiu 20 mil mudas de Ipê nos pedágios da estrada. Homenagem ao Dia da Árvore. Ação ociosa, idêntica à distribuição de pintinhos. O percentual de sobreviventes é mínimo. Faria melhor reflorestando áreas específicas, com mão-de-obra, cuidados e mudas adequadas. Assim o fará a Vale do Rio Doce na Amazônia em quantidade um pouco maior: 346 milhões de árvores.
Eco, II – O Dia Sem Carro, iniciativa mundial para deixar o carro em casa e utilizar transporte público, se necessário, não mostrou muitos resultados na maior cidade brasileira, São Paulo. Falta conscientização e entender a importância de cada um na salvação do planeta. E entender que, independentemente dos sanguessugas, mensaleiros, amigos do Renan, votantes do Não Sei e Não Vi, o planeta é nosso.
Antigos – Grupo informal, organizado pela internet, fez o 5º Blue Cloud, encontro de proprietários dos carros DKW Vemag. Foi em Pouso Alto (MG). Reuniu quase meia centena de veículos. Presença, palestras e homenagens a ícones da marca, como Jorge Lettry, preparador; o vitorioso piloto Bird Clemente, e o piloto e designer Anísio Campos. Interesse surpreendente pelas palestras técnicas, com assuntos peculiares como regulagem de freio, carburador e, até montagem de motor. Um êxito.
Gente – Bill Scroggie, bacharel em finanças pela Universidade de Miami em Oxford, Ohio, MBA na Universidade de Illinois em Chicago, com ênfase em administração estratégica, novo diretor Geral da Penske Logistics para a América do Sul. Há 10 anos na empresa, substitui Gary Franz, de volta aos Estados Unidos como Vice-Presidente de Vendas e Contas Estratégicas. Franz fez a Penske crescer 40% no Brasil em três anos de atuação. OOOO

Nenhum comentário: