quinta-feira, setembro 13, 2007

Roda-a-roda do NASSER (13 SET 2007)




Novo porto – Quem diria, o mítico Marrocos se transformará em pólo de produção e exportação de automóveis. Local insuspeitado para tal atividade, um moderno porto, com soluções de ponta, e facilidades governamentais, atraíram a Renault a implantar complexo industrial. Em 300 hectares na região de Tanger, pretende fazer 200 mil veículos em 2010, investindo 350 milhões de Euros. Após, elevar a capacidade para 400 mil, aplicando outros 250 milhões de Euros. Quer comparar? Em 2009 a previsão da Renault do Brasil é fazer 223 mil veículos da marca.
Negócio – A Kia faz venda promocional do Picanto, charmoso compacto premium da marca. Bem equipado, ar, direção hidráulica, rodas leves, decoração cuidada, cores alegres, garantia de 5 anos. Manual a R$34.400,00 e com câmbio automático R$40.900,00. Financiado em 5 anos, sem entrada, juros de 0,99% a.m. Automático, é o único urbano confortável à venda no País.
Cenário – Desenho da indústria automobilística feito em simpósio da sociedade de engenheiros automotivos – SAE Brasil: 1) Redução do crescimento das vendas em 2008 para 6 a 10 %; 2) Implementação da segurança; 3) Melhor relação com o meio ambiente; 4) Maior acesso ao carro; 5) Melhora de competitividade com outros exportadores; 6) Em 2013, inclusão da China, Índia e Brasil entre as sete maiores do mundo; 7) Aplicação de novas tecnologias e, 8) Enorme mercado: 80% da população não tem carro.
Sobe – Levantamento da agência Autoinforme sobre tabela organizada pela Molicar, indica, o Preço de Verdade – o praticado nas negociações –, após baixar 1% ano passado, neste já subiu 2,73%. Interpreta, é a disposição do cliente em pagar mais. Para a Coluna, há outro componente: a lei da escala: o preço cai em função da quantidade comprada. Não vale para as regras econômicas da indústria do automóvel.
Conforto - A Fiat definiu novembro para exibir o Stilo com reformulações. Coisa pouca, para lembrar o automóvel como bom concorrente em seu mercado. Novidade maior, o automatizador da transmissão, permitindo dirigir o câmbio manual como automático. Estará, também, no Linea, sedã derivado do Punto.
Motor - Acertou, igualmente, a potência do novo motor, a ser chamado 1.9. Com 16 válvulas e tecnologia atualizada, produzindo 130 cv. Optou por garrotear a potência, como forma de privilegiar o torque em baixas rotações. Quer torná-lo agradável para dirigir, especialmente em cidades, sem grandes exigências de mudanças de marcha.
Motor 2 – Há problema periférico ao motor: a capacidade industrial da fábrica Fiat em Córdoba, Argentina, encarregada de produzi-lo. Calcula-se, a demanda para Linea, Punto, Stilo e Dobló supere os números da produção instalada. Além disto, os vizinhos estão sofrendo apagões elétricos diários, atrapalhando a vida.
Outro – A Renault estuda importar lote remanescente de carro interessante da Argentina: o Mégane hatch 2 portas, desconhecido no Brasil. É a carroceria antiga, dita versão Sport, decorada esportivamente, o que inclui escapamento duplo no centro da saia traseira. Bom preço.
Consumidor – Só para lembrar: recall não tem prazo. Contra as afirmativas de montadoras, definindo a chamada para troca de peças defeituosas em seis meses, a legislação, os Procon e o Ministério da Justiça lembram, o aviso de troca é perene. Quer saber se seu carro tem peças a trocar? Entre no sítio www.estradas.com.br. Se estiver lá, ligue para o serviço de atendimento da montadora e peça para agendar a substituição num das revendas da marca. Sem papo.
Se liga – Finalmente a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) percebeu o perigo representado pelo novo acordo automotivo celebrado com o Uruguai estabelecendo cota de importação de 1.200 veículos. Como o Uruguai não os fabrica, sugeriu ao governo brasileiro importá-los, blindá-los, enquadrá-los nas facilidades do Mercosul e exportá-los ao Brasil sem impostos alfandegários, como se uruguaios fossem. A cota é talvez a quinta parte do feito aqui. O talvez é porque o setor é desorganizado, e o governo brasileiro desconhece os números reais de aplicação de blindagem. A Coluna chamou atenção para o problema na última semana de junho.
Aritmética - Diz a secretaria geral da Abrablin, a importação uruguaia desempregará 15 mil pessoas, sendo 3.000 trabalhadores especializados. Número curioso: cada carro blindado consome um ano inteiro de trabalho de 2,5 trabalhadores especializados?
Minas – A aura de tradicionalismo dos mineiros se esvai. Semana passada a última das antigas concessionárias Chevrolet de Belo Horizonte mudou de donos. Nos últimos anos desapareceram todas as antigas: a centenária Casa Arthur Haas, a famosa Motorauto, e agora a Bravel. Os novos negócios são explorados por forasteiros de Goiás, interior de Minas e Bahia.
Imprensa – Duas novas revistas para alegrar o panorama e o mercado das publicações automobilísticas. Da norte-americana Car and Driver e da inglesa Car Magazine, ambas com versão brasileira. Em novembro e outubro.
Ecologia – A Quantum Technologies e a Fisker Coachbuild, LLC fizeram joint-venture, terceira empresa, para produzir carros ecologicamente corretos, em construção aprimorada e factível tecnologia de ponta. A empresa é a Fisker Automotive Inc, autora de automóveis refinados como o Tramonta, o Latigo, e o recente Artega GT. A sociedade com a Quantum utilizará chassi desta, com tecnologia híbrida de gasolina/eletricidade. Primeiro modelo no NAIAS, o Salão de Detroit, janeiro de 2008. Preço inicial, próximo aos US$100 mil. Com certeza inaugurarão um nicho de clientela, os eco-chiques.
Antigos – Tentativa de dar aura de charme aos eventos antigomobilísticos, o Circuito Imperial utilizará atrativos visuais e históricos das cidades de Teresópolis e Petrópolis (RJ), para reunir veículos esportivos, com até 25 anos de idade. Produção cuidada, lugares bonitos, de 4 a 7 de outubro. À fim? www.circuitoimperial.com.brGente – Marco Piquini, jornalista, novo diretor de comunicação da Iveco Latin América, fabricante de caminhões do grupo Fiat. OOOO Luiz Antônio Guerreiro, jornalista, ex-4 Rodas, Autoesporte e Jornal do Carro, novo editor de Car and Driver edição brasileira. OOOO Heymar Nunes, jornalista, novo fac totum de Car Magazine. Ex-4 Rodas e Auto e Técnica. OOOO Ricardo Muza, também jornalista, ex-Peugeot, na Burston Marsteler, agência institucional da Fiat. Boa conquista.

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