Novo Palio 2008 muda carroceria e a parte interna, mas mantém os mesmos motores
Apresentado mundialmente na cidade de Natal (RN) no último dia 27 de fevereiro, o novo Fiat Palio 2008 renasceu maior e mais bonito na sua 4ª geração. Sucesso de vendas da marca, o modelo tornou-se um desafio aos projetistas das Fiats brasileira e italiana, que, nos últimos dois anos tiveram a missão de aperfeiçoar um produto já consagrado no mercado. De acordo com Carlos Eugênio, diretor de produto da Fiat do Brasil, a maior tarefa foi melhorar uma coisa que já cumpria bem a sua função.
Mudanças
A primeira impressão que se tem ao ver o novo Palio “carrualmente” (como dizia o meu amigo Marx Malta, o Veinho, para não falar pessoalmente), é que ele está maior. De fato, a carroceria cresceu em vários aspectos e está totalmente nova. A renovação começa pela dianteira com os faróis mais harmônicos e limpos, além de repuxadinhos na lateral, invadindo os pára-lamas dianteiros. O capô e a grade compõem um estilo em forma de cunha, coisa robusta e imponente. Na traseira, a tampa do porta-malas mudou, assim como as lanternas também, mais gordinhas, bem desenhadas com linhas arredondadas e que destacam uma teia em forma de círculo que dá uma impressão futurista, como se esta fosse recheada de leds.
Apresentado mundialmente na cidade de Natal (RN) no último dia 27 de fevereiro, o novo Fiat Palio 2008 renasceu maior e mais bonito na sua 4ª geração. Sucesso de vendas da marca, o modelo tornou-se um desafio aos projetistas das Fiats brasileira e italiana, que, nos últimos dois anos tiveram a missão de aperfeiçoar um produto já consagrado no mercado. De acordo com Carlos Eugênio, diretor de produto da Fiat do Brasil, a maior tarefa foi melhorar uma coisa que já cumpria bem a sua função.
Mudanças
A primeira impressão que se tem ao ver o novo Palio “carrualmente” (como dizia o meu amigo Marx Malta, o Veinho, para não falar pessoalmente), é que ele está maior. De fato, a carroceria cresceu em vários aspectos e está totalmente nova. A renovação começa pela dianteira com os faróis mais harmônicos e limpos, além de repuxadinhos na lateral, invadindo os pára-lamas dianteiros. O capô e a grade compõem um estilo em forma de cunha, coisa robusta e imponente. Na traseira, a tampa do porta-malas mudou, assim como as lanternas também, mais gordinhas, bem desenhadas com linhas arredondadas e que destacam uma teia em forma de círculo que dá uma impressão futurista, como se esta fosse recheada de leds.
Grande surpresa foi a mudança na lateral do veículo. Os traços dessa parte da carroceria estão bem mais dinâmicos do que na geração anterior. Eles possuem agora mais volume e são ornamentados pelo novo corte do vidro lateral traseiro. Há opção também da instalação de minissaias que complementam essa nova roupagem. No geral, sem dúvida, o carro ficou melhor que o antecessor e esnoba carisma, força, dinamismo e elegância, tudo isso com coerência estilística e o mais importante: sem perder o DNA da família que o criou.
Por dentro
Após 330 mil horas de trabalho dos profissionais da Fiat e um milhão de quilômetros rodados em testes, o novo Palio também ganhou novidades por dentro. A ergonomia continua de bom tamanho. O painel mudou e agora traz detalhes tridimensionais com desenhos lógicos e visíveis. Alguns comandos, como o do acionamento do pisca alerta, mudaram de lugar. O novo Palio poder vir com até 18 porta-objetos e traz de série alguns mimos interessantes, como espelhinhos nos dois pára-sóis e ajuste de coluna de direção. Como novidade, disponibiliza, também, novos tecidos para os bancos. Na versão top, o 1.8R, o volante vem emoldurado em couro e as costuras em linha vermelha. Interessante para essa opção esportiva.
Modelos e impressões
O novo Palio mudou a cara e a nomenclatura. O de entrada agora denomina-se ELX 1.0. As versões são as seguintes: ELX 1.0 (2 portas), motor Fire de 66hp, R$28.700. ELX 1.0 (4P), R$30.260. ELX 1.4 (4P) 81hp Fire, R$31.980, e o mais luxuoso, o 1.8R de 115hp (2P = R$40.300 e 4P = R$41.850). Segundo a fábrica, ele concorre com o Peugeot 206 Feline e com o Corsa SS, mas, possui mais equipamentos e menor preço. Além das novidades plásticas, o novo Palio 2008 ganhou três opções de kit´s que podem incrementar o produto. São eles: Sport, Emotion e o Attractive. Ambos variam em aquisição de frisos, rodas, ar-condicionado, vidros elétricos, etc...
Acelerei pelos arredores da Barreira do Inferno na capital do Rio Grande do Norte, um modelo vermelhinho 1.8 R. Esse carro ainda sai de fábrica com o antigo motor 1.8 Chevrolet, derivado do GM Monza, mas, em breve deverá ter a motorização substituída por um legítimo Fiat de 140 cv. Ágil, dinâmico e espertinho, o Palio 1.8 tem gás de atleta e não decepciona nas retomadas. Bem acertado em freios, suspensão e acessórios, pelo que custa, doa louváveis confortos ao motorista e ocupantes. Silencioso, roda macio (coisa que lhe é característica), e passa sensações de segurança, daquelas de sentir o carro nas mãos. Foi um passeio em pistas planas, num trajeto curto. Bom de tocada, possui sistema de som ligado ao acelerador: quanto mais se pisa, mais o som aumenta. Cheio de milongas, na versão mais cara, tem cintos de segurança vermelhos, rodas aro 15, charme e muita personalidade. Especialmente nas cores vermelho e amarelo, é vitrine ambulante e certeza de ser notado nos semáforos. Bom conjunto que merece respeito. (Texto e fotos: Fábio Amorim)
Por dentro
Após 330 mil horas de trabalho dos profissionais da Fiat e um milhão de quilômetros rodados em testes, o novo Palio também ganhou novidades por dentro. A ergonomia continua de bom tamanho. O painel mudou e agora traz detalhes tridimensionais com desenhos lógicos e visíveis. Alguns comandos, como o do acionamento do pisca alerta, mudaram de lugar. O novo Palio poder vir com até 18 porta-objetos e traz de série alguns mimos interessantes, como espelhinhos nos dois pára-sóis e ajuste de coluna de direção. Como novidade, disponibiliza, também, novos tecidos para os bancos. Na versão top, o 1.8R, o volante vem emoldurado em couro e as costuras em linha vermelha. Interessante para essa opção esportiva.
Modelos e impressões
O novo Palio mudou a cara e a nomenclatura. O de entrada agora denomina-se ELX 1.0. As versões são as seguintes: ELX 1.0 (2 portas), motor Fire de 66hp, R$28.700. ELX 1.0 (4P), R$30.260. ELX 1.4 (4P) 81hp Fire, R$31.980, e o mais luxuoso, o 1.8R de 115hp (2P = R$40.300 e 4P = R$41.850). Segundo a fábrica, ele concorre com o Peugeot 206 Feline e com o Corsa SS, mas, possui mais equipamentos e menor preço. Além das novidades plásticas, o novo Palio 2008 ganhou três opções de kit´s que podem incrementar o produto. São eles: Sport, Emotion e o Attractive. Ambos variam em aquisição de frisos, rodas, ar-condicionado, vidros elétricos, etc...
Acelerei pelos arredores da Barreira do Inferno na capital do Rio Grande do Norte, um modelo vermelhinho 1.8 R. Esse carro ainda sai de fábrica com o antigo motor 1.8 Chevrolet, derivado do GM Monza, mas, em breve deverá ter a motorização substituída por um legítimo Fiat de 140 cv. Ágil, dinâmico e espertinho, o Palio 1.8 tem gás de atleta e não decepciona nas retomadas. Bem acertado em freios, suspensão e acessórios, pelo que custa, doa louváveis confortos ao motorista e ocupantes. Silencioso, roda macio (coisa que lhe é característica), e passa sensações de segurança, daquelas de sentir o carro nas mãos. Foi um passeio em pistas planas, num trajeto curto. Bom de tocada, possui sistema de som ligado ao acelerador: quanto mais se pisa, mais o som aumenta. Cheio de milongas, na versão mais cara, tem cintos de segurança vermelhos, rodas aro 15, charme e muita personalidade. Especialmente nas cores vermelho e amarelo, é vitrine ambulante e certeza de ser notado nos semáforos. Bom conjunto que merece respeito. (Texto e fotos: Fábio Amorim)
Nenhum comentário:
Postar um comentário