sexta-feira, março 02, 2007

Aperfeiçoando para vender mais


Novo Palio 2008 muda carroceria e a parte interna, mas mantém os mesmos motores

Apresentado mundialmente na cidade de Natal (RN) no último dia 27 de fevereiro, o novo Fiat Palio 2008 renasceu maior e mais bonito na sua 4ª geração. Sucesso de vendas da marca, o modelo tornou-se um desafio aos projetistas das Fiats brasileira e italiana, que, nos últimos dois anos tiveram a missão de aperfeiçoar um produto já consagrado no mercado. De acordo com Carlos Eugênio, diretor de produto da Fiat do Brasil, a maior tarefa foi melhorar uma coisa que já cumpria bem a sua função.

Mudanças
A primeira impressão que se tem ao ver o novo Palio “carrualmente” (como dizia o meu amigo Marx Malta, o Veinho, para não falar pessoalmente), é que ele está maior. De fato, a carroceria cresceu em vários aspectos e está totalmente nova. A renovação começa pela dianteira com os faróis mais harmônicos e limpos, além de repuxadinhos na lateral, invadindo os pára-lamas dianteiros. O capô e a grade compõem um estilo em forma de cunha, coisa robusta e imponente. Na traseira, a tampa do porta-malas mudou, assim como as lanternas também, mais gordinhas, bem desenhadas com linhas arredondadas e que destacam uma teia em forma de círculo que dá uma impressão futurista, como se esta fosse recheada de leds.

Grande surpresa foi a mudança na lateral do veículo. Os traços dessa parte da carroceria estão bem mais dinâmicos do que na geração anterior. Eles possuem agora mais volume e são ornamentados pelo novo corte do vidro lateral traseiro. Há opção também da instalação de minissaias que complementam essa nova roupagem. No geral, sem dúvida, o carro ficou melhor que o antecessor e esnoba carisma, força, dinamismo e elegância, tudo isso com coerência estilística e o mais importante: sem perder o DNA da família que o criou.

Por dentro
Após 330 mil horas de trabalho dos profissionais da Fiat e um milhão de quilômetros rodados em testes, o novo Palio também ganhou novidades por dentro. A ergonomia continua de bom tamanho. O painel mudou e agora traz detalhes tridimensionais com desenhos lógicos e visíveis. Alguns comandos, como o do acionamento do pisca alerta, mudaram de lugar. O novo Palio poder vir com até 18 porta-objetos e traz de série alguns mimos interessantes, como espelhinhos nos dois pára-sóis e ajuste de coluna de direção. Como novidade, disponibiliza, também, novos tecidos para os bancos. Na versão top, o 1.8R, o volante vem emoldurado em couro e as costuras em linha vermelha. Interessante para essa opção esportiva.

Modelos e impressões
O novo Palio mudou a cara e a nomenclatura. O de entrada agora denomina-se ELX 1.0. As versões são as seguintes: ELX 1.0 (2 portas), motor Fire de 66hp, R$28.700. ELX 1.0 (4P), R$30.260. ELX 1.4 (4P) 81hp Fire, R$31.980, e o mais luxuoso, o 1.8R de 115hp (2P = R$40.300 e 4P = R$41.850). Segundo a fábrica, ele concorre com o Peugeot 206 Feline e com o Corsa SS, mas, possui mais equipamentos e menor preço. Além das novidades plásticas, o novo Palio 2008 ganhou três opções de kit´s que podem incrementar o produto. São eles: Sport, Emotion e o Attractive. Ambos variam em aquisição de frisos, rodas, ar-condicionado, vidros elétricos, etc...
Acelerei pelos arredores da Barreira do Inferno na capital do Rio Grande do Norte, um modelo vermelhinho 1.8 R. Esse carro ainda sai de fábrica com o antigo motor 1.8 Chevrolet, derivado do GM Monza, mas, em breve deverá ter a motorização substituída por um legítimo Fiat de 140 cv. Ágil, dinâmico e espertinho, o Palio 1.8 tem gás de atleta e não decepciona nas retomadas. Bem acertado em freios, suspensão e acessórios, pelo que custa, doa louváveis confortos ao motorista e ocupantes. Silencioso, roda macio (coisa que lhe é característica), e passa sensações de segurança, daquelas de sentir o carro nas mãos. Foi um passeio em pistas planas, num trajeto curto. Bom de tocada, possui sistema de som ligado ao acelerador: quanto mais se pisa, mais o som aumenta. Cheio de milongas, na versão mais cara, tem cintos de segurança vermelhos, rodas aro 15, charme e muita personalidade. Especialmente nas cores vermelho e amarelo, é vitrine ambulante e certeza de ser notado nos semáforos. Bom conjunto que merece respeito. (Texto e fotos: Fábio Amorim)

Nenhum comentário: