sábado, março 10, 2007

Fazendo carros com plantas


Um dos aspectos mais marcantes da personalidade de Henry Ford era seu apego à terra e seus produtos. De fazenda modelo à produção industrial de suco de tomates, do aproveitamento das fibras vegetais na construção de partes para veículos.

O primeiro automóvel construído a partir de fibras vegetais, foi feito em Dearborn (EUA), onde está a sede mundial da companhia. Sob seu patrocínio, meios e supervisão, o Engº Lowell Loverly desenhou, deu formas e construiu pequena série. Abria um caminho novo, hoje mandatório: pequeno, leve, e eficiente no uso do petróleo. Loverly mesclou resinas plásticas com mantas de tecido tramadas a partir de soja, linho, maconha e trigo. Fez um carro de linhas agradáveis, adequadas à época, baseado em mecânica Ford e seu menor motor veicular, V8 de 2.200 cm3 – depois motor do Simca Chambord no Brasil.

rodução pequena, artesanal. O principal problema do carro, o cheiro do plástico e das fibras vegetais, nunca foi resolvido em sua curta vida. Meses depois a produção de automóveis foi substituída pela de veículos militares para a II Guerra e, ao seu fim, a saúde de Henry Ford estava debilitada. Sem o sólido avalista, a idéia de um Ford alternativo e ecológico minguou. (R.Nasser) Foto: acervo Ford

Nenhum comentário: