Muito melhor que a versão comum, este esportivo tem alma forte de 192 hp
Num evento elaborado de maneira interessante com atmosfera de corrida no ar, a Honda mostrou à imprensa especializada na semana passada (dia 8 de março), o seu mais novo pupilo: o Civic Si. A convenção para a apresentação do inédito veículo aconteceu no reduto consagrado do automobilismo brasileiro, o autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, popularmente conhecido como Interlagos.
Executivos da montadora japonesa disseram que o Civic Si foi desenvolvido com foco em três pilares: aceleração empolgante, boa dirigibilidade e ronco emocionante do motor. Inquestionavelmente, a fábrica conseguiu sucesso nos três itens, pois o carro correspondeu às expectativas dos mais exigentes críticos: é arrojado, mais bonito que a versão convencional e tem uma performance interessante para um sedã de quatro portas, pois os seus 192 cavalos de potência têm fôlego de sobra.
Emoção
Acelerar um carro esporte no mesmo local onde Ayrton Senna brilhou é emoção de sabor indescritível. Cautelosamente, a Honda não liberou à esmo todos os jornalistas na pista. Ao modo tipicamente japonês, ou seja, metódico e previsível, dispôs a turma em duplas com pilotos profissionais. Apenas três voltas para cada um, o que foi uma pena, pois no final ficou o gostinho ´de quero acelerar mais´ o Civic Si.
Concepção
Elaborado a partir do modelo já conhecido pelo mercado nacional, a versão esportiva “Si” recebeu significativas alterações para se adequar ao novo perfil. Possui aerofólio, rodas aro 17 com pneus 245/45 R17 91V, painel com iluminação vermelha, bancos tipo concha (na frente e atrás também), dentre outros acessórios. Porém, o mais interessante no pacote não se resume à questões estéticas e sim à funcionalidade.
Para melhorar o desempenho, a suspensão foi endurecida 30% em relação às versões convencionais do mesmo modelo. O ´Si´ ganhou, também, um terceiro semi-eixo intermediário na dianteira. Segundo a engenharia da fábrica, a solução serviu para equilibrar o trabalho dos dois semi-eixos já existentes. Diferentemente das versões de entrada, o filho rebelde da marca possui diferencial auto-blocante, trunfo extremamente necessário em conduções mais arrojadas de condução, pois o conjunto colabora com correções de traçado e/ou na estabilidade em altas velocidades, freando automaticamente rodas que, por algum motivo, possam perder tração ou contato com o solo. Toda essa tecnologia possui um nome: é o VSA (Vehicle Stability Assist). Dependendo do nível e da intensidade do erro, se o condutor perder a trajetória numa pista molhada, por exemplo, o “cérebro” de aço do Civic Si poderá auxiliá-lo evitando um acidente.
Transmissão mecânica de 6 marchas
Outro detalhe interessante nesse esportivo é a sua caixa de câmbio que agora possui seis marchas (uma a mais que os outros da linha) e as suas relações são mais curtas também. A primeira marcha, por exemplo, é 4,9% mais curta que a do câmbio do New Civic ´normal´, a 2ª, mais de 10% e assim sucessivamente, tudo isso para privilegiar a condução esportiva com arrancadas e retomadas mais ágeis. A exceção dessa regra é a sexta marcha que, proporcionalmente, é mais longa que a 5ª do Civic ´manso´, o que favorece ao conforto, baixo nível de ruído e também de consumo de combustível.
Veredicto
Matematicamente falando, o Civic Si é primorosamente bem acertado. Possui 192 cavalos de potência, 19,2 kgf/m de torque e uma elasticidade que o faz andar sem problemas já perto dos 8.000 giros ou RPM (rotações por minuto), característica de carros de corrida e não de veículos de uso urbano. O corte eletrônico, ou seja, a proteção de fábrica para que não haja quebra do motor por excesso de esforço, acontece somente aos 8.400 rpm (!), quando um ´led´ vermelho pisca no canto direito superior indicando que chegou a hora de trocar de marcha. A luzinha indicativa é acessório de cockpit de Fórmula 1. Coisa simples, porém charmosa, principalmente para quem gosta de carros esportivos.
Mais outra atração desse novo carro da Honda é o seu sistema de direção elétrica. Chama-se EPS (Eletric Power Steering ou direção eletricamente assistida). Ao contrário da famosa ´direção hidráulica´, a elétrica dispensa mangueiras, reservatório de fluido e correia extra, executando a mesma função com mais inteligência e sem furtar potência. É leve nas manobras com o carro parado e mais firme em altas velocidades, o que transmite muito mais segurança ao condutor.
Num evento elaborado de maneira interessante com atmosfera de corrida no ar, a Honda mostrou à imprensa especializada na semana passada (dia 8 de março), o seu mais novo pupilo: o Civic Si. A convenção para a apresentação do inédito veículo aconteceu no reduto consagrado do automobilismo brasileiro, o autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, popularmente conhecido como Interlagos.
Executivos da montadora japonesa disseram que o Civic Si foi desenvolvido com foco em três pilares: aceleração empolgante, boa dirigibilidade e ronco emocionante do motor. Inquestionavelmente, a fábrica conseguiu sucesso nos três itens, pois o carro correspondeu às expectativas dos mais exigentes críticos: é arrojado, mais bonito que a versão convencional e tem uma performance interessante para um sedã de quatro portas, pois os seus 192 cavalos de potência têm fôlego de sobra.
Emoção
Acelerar um carro esporte no mesmo local onde Ayrton Senna brilhou é emoção de sabor indescritível. Cautelosamente, a Honda não liberou à esmo todos os jornalistas na pista. Ao modo tipicamente japonês, ou seja, metódico e previsível, dispôs a turma em duplas com pilotos profissionais. Apenas três voltas para cada um, o que foi uma pena, pois no final ficou o gostinho ´de quero acelerar mais´ o Civic Si.
Concepção
Elaborado a partir do modelo já conhecido pelo mercado nacional, a versão esportiva “Si” recebeu significativas alterações para se adequar ao novo perfil. Possui aerofólio, rodas aro 17 com pneus 245/45 R17 91V, painel com iluminação vermelha, bancos tipo concha (na frente e atrás também), dentre outros acessórios. Porém, o mais interessante no pacote não se resume à questões estéticas e sim à funcionalidade.
Para melhorar o desempenho, a suspensão foi endurecida 30% em relação às versões convencionais do mesmo modelo. O ´Si´ ganhou, também, um terceiro semi-eixo intermediário na dianteira. Segundo a engenharia da fábrica, a solução serviu para equilibrar o trabalho dos dois semi-eixos já existentes. Diferentemente das versões de entrada, o filho rebelde da marca possui diferencial auto-blocante, trunfo extremamente necessário em conduções mais arrojadas de condução, pois o conjunto colabora com correções de traçado e/ou na estabilidade em altas velocidades, freando automaticamente rodas que, por algum motivo, possam perder tração ou contato com o solo. Toda essa tecnologia possui um nome: é o VSA (Vehicle Stability Assist). Dependendo do nível e da intensidade do erro, se o condutor perder a trajetória numa pista molhada, por exemplo, o “cérebro” de aço do Civic Si poderá auxiliá-lo evitando um acidente.
Transmissão mecânica de 6 marchas
Outro detalhe interessante nesse esportivo é a sua caixa de câmbio que agora possui seis marchas (uma a mais que os outros da linha) e as suas relações são mais curtas também. A primeira marcha, por exemplo, é 4,9% mais curta que a do câmbio do New Civic ´normal´, a 2ª, mais de 10% e assim sucessivamente, tudo isso para privilegiar a condução esportiva com arrancadas e retomadas mais ágeis. A exceção dessa regra é a sexta marcha que, proporcionalmente, é mais longa que a 5ª do Civic ´manso´, o que favorece ao conforto, baixo nível de ruído e também de consumo de combustível.
Veredicto
Matematicamente falando, o Civic Si é primorosamente bem acertado. Possui 192 cavalos de potência, 19,2 kgf/m de torque e uma elasticidade que o faz andar sem problemas já perto dos 8.000 giros ou RPM (rotações por minuto), característica de carros de corrida e não de veículos de uso urbano. O corte eletrônico, ou seja, a proteção de fábrica para que não haja quebra do motor por excesso de esforço, acontece somente aos 8.400 rpm (!), quando um ´led´ vermelho pisca no canto direito superior indicando que chegou a hora de trocar de marcha. A luzinha indicativa é acessório de cockpit de Fórmula 1. Coisa simples, porém charmosa, principalmente para quem gosta de carros esportivos.
Mais outra atração desse novo carro da Honda é o seu sistema de direção elétrica. Chama-se EPS (Eletric Power Steering ou direção eletricamente assistida). Ao contrário da famosa ´direção hidráulica´, a elétrica dispensa mangueiras, reservatório de fluido e correia extra, executando a mesma função com mais inteligência e sem furtar potência. É leve nas manobras com o carro parado e mais firme em altas velocidades, o que transmite muito mais segurança ao condutor.
O novo Honda Civic Si custa R$99.500,00 (preço sugerido pela fábrica com base na cidade de São Paulo/SP). Se observado pela ótica da exclusividade e do pacote tecnológico, vale cada centavinho de Real. É carro competente na pista, extremamente seguro em alta velocidade e coerente na proposta de esportividade. Veículo para quem gosta de pisar fundo, mas sem perder o conforto que um sedã pode oferecer. (Texto: Fábio Amorim) Fotos: FBA/Divulgação
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