quinta-feira, março 22, 2007

Saturn Astra para o mercado norte-americano teve dedinho nacional


Modelo será produzido na Europa, e começa a ser vendido no quarto trimestre de 2007, nos EUA

A missão da General Motors do Brasil iniciada em 2006 como um dos cinco centros mundiais da General Motors Corporation, para criação e desenvolvimento de veículos, já começa a dar resultados. Recentemente foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Chicago, nos Estados Unidos, o primeiro automóvel que recebeu importante contribuição da engenharia brasileira para o seu desenvolvimento. Trata-se do Saturn Astra, que estará à venda no mercado norte-americano, como modelo 2008, a partir do quarto trimestre de 2007, e será produzido pela GM Europa, na fábrica da Antuérpia, na Bélgica. “É o que chamamos internamente de ‘federalização’ do Astra europeu para tornar possível sua venda, no mercado norte-americano, com o emblema da marca Saturn. Esse trabalho está inserido no intercâmbio cada vez maior no trabalho de engenharia global da GM. Foi apenas um dos primeiros dos muitos que poderão ser designados para a nossa execução”, explica Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM para a divisão LAAM, que engloba as regiões da América Latina, África e Oriente Médio.
Segundo Manuchakian, que comandou esse importante trabalho de engenharia e design, o modelo europeu do Astra, nas suas configurações cupê e hatchback, foi adaptado para atender as condições legais do mercado norte-americano, incluindo questões relativas à segurança, índices de ruído, a própria dinâmica do veículo e também detalhes do seu interior. Coube à GM do Brasil, ainda, uma participação nos projetos de novas peças e testes de segurança e níveis de ruídos, além da validação de todos os componentes nos laboratórios do Campo de Provas da Cruz Alta, localizado em Indaiatuba (SP).

Versões

O Saturn Astra será oferecido no mercado norte-americano nas configurações hatchback de duas portas e sedã. O modelo estará equipado com um motor Ecotec DOHC 1.8 litro de quatro cilindros, com 140 cavalos de potência, tendo como disponibilidades as transmissões manual e automática. Contará também com o sistema de controle eletrônico de tração e direção eletro-hidráulica, além de teto solar panorâmico, bancos de couro aquecidos, rádio com CD Player e MP3 e seis airbags. (AGM) Fotos: divulgação

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