sábado, março 10, 2007

Roda-a-roda do NASSER (08 MAR 2007)


Ampliação – A Maserati apresentou no Salão de Genebra seu novo modelo GranTurismo. Design Pininfarina, quase-Ferrari: motor V8 4.2 e 420 cv, comum aos Ferrari, câmbio hidráulico com memória.
Definição – O Crossroad, da Honda japonesa, é cruza de utilitário esportivo com veículo compacto. Jeito de valente, sete lugares, três fileiras de bancos, motores 1.8 e 2.0 i-VTEC, com abertura variável para as válvulas. Câmbio automático e tração 4x4.
Traseira – O emprego da tração dianteira, caminho mundial, perderá adepto em 2 008. A GM voltará à propulsão traseira em seus Pontiac. Quer diferenciá-los dos Buick.
Nissan – Renault + Nissan, e a indiana Mahindra anunciaram sociedade e investimento de E686M em Tamil Nadu , Índia. Farão carros das duas marcas, e fábrica de motores e transmissões para a Renault e a Nissan.
Promoção – Preços de fábrica na linha 206; câmbio automático sem custo adicional nos 307. Promoções da Peugeot em março. Atração especial, o Escapade a R$ 43.990. Financiamento em até 72 meses.
Novidade – Fontes da Fiat confirmaram o nunca admitido: farão o Gran Punto. Aliás, nos passos finais. Lançamento em julho.
... II – A Ford antecipará seu novo carro pequeno: novembro. Ainda sem nome. Concorrerá com os mais baratos – Mille, Celta, Gol geração 3.
... III – Sentra, mexicano da Nissan, 2.0, 140 cv, câmbio CVT, inicia vendas locais neste mês. No pedaço, há revendas da marca chamando mobral de doutor e dando descontos sensíveis para se livrar do estoque antigo.
... IV – Em maio, versão automática do Peugeot 206. Câmbio com acionamento Tiptronic – bobagem que transforma o dirigir a transmissão hidráulica em mecânica – e 4 velocidades. Preço, o menor do mercado: R$ 48 mil.
Problema – A Volkswagen levou ao final do mês a apresentação do Golf em nova decoração. Ainda na geração 4, quando no exterior prepara a 6, mudou lanternas traseiras, faróis e grade frontal. Dá tempo para passar o estoque à frente.
Mais um – Fonte VW desmente informação que circula como certa há tempos: a produção na Argentina, de picape para 1t, para aproveitar ociosidade industrial. Será no Brasil – e em São Bernardo do Campo (SP), mais antiga de suas plantas industriais. Incentivos do governo paulista.
Mercado – Concorrerá com GM S10; Mitsubishi L200 Sport; Ford Ranger; Nissan Frontier; Mahindra; Fiat Tata. Disputado, porém o segmento de maior lucro por unidade vendida. Como dizia o engenheiro metalúrgico e ex-ministro Nuri Andraus, - Até macaco monta picape.
Solução – Multi-nacional brasileira em ônibus, em queda de 16% nas exportações, a Marcopolo foi às compras: 40% da San Marino, como ela construtora de ônibus em Caxias do Sul (RS). Sinergias para reduzir custos.
Conjuntura – O sistema DNA Security chega aos veículos de transporte de cargas e passageiros. Em baixo relevo, em 16 pontos diferentes, testes por três anos nos de passeio calculam evitar em 60% o índice de roubo e furto.
Aditivo – Com o nome Techtron, a Texaco pretende revitalizar vendas de sua gasolina aditivada Premium. É dispersante de carvão, borras, resíduos, mantendo limpos sistema de alimentação, válvulas e câmara de combustão.
Falta combinar – Michelin, fabricante de pneus, e Umbro, de material esportivo, anunciaram a X Boot III. Dizem, "é uma chuteira que proporciona controle exclusivo da bola". Se verdade, mudará tudo no futebol: aumento substancial no número de gols, e revolução no ranking de jogadores e no valor de seus passes. De hora em diante, quem errar chute e perder gol é descontrolado.
Ecologia - Os combustíveis renováveis, solução mundial para reduzir emissões veiculares poluentes, estão a ponto de virar dor de cabeça para os brasileiros. Se reconhecidos como commodities, e contratos de compra e venda na Bolsa de Mercadorias de Chicago, serão negociados para países com moeda e renda interna fortes. E preços iguais: quer dizer, ganhar em reais, pagar em dólares.
Antigos - Dito maior encontro de veículos antigos do Brasil, o Paulista de Autos Antigos, abriu inscrições para participação. Será em Águas de Lindóia (SP), entre 27 de abril e 1 de maio. Informações e inscrições, www.autoshow.com.br/encontropaulista, ou tels (11) 3873 0456 ou (11) 3868 1830 horário comercial.
Gente – Paulo Rodrigues, jornalista, eleito presidente da Abiauto - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, biênio 2007/2008 . Célia Murgel, editora do sítio Motorcar, vice. OOOO Martin Winterkorn, 50, executivo maior da Volkswagen mundial, será presidente do conselho da Scania. A alemã VW é a maior acionista da marca sueca. Indica fusão com a patrícia MAN, e interesses da VWAG. OOOO

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana esse resumo do que acontece na industria automobilística, com uma objetividade a qual sinto falta nas boas revistas do setor.

Fábio Amorim disse...

Prezado Cafuringa, obrigado pela atenção em visitar o nosso Blog. Sim, concordo contigo. Esse resumo feito pelo brilhante Roberto Nasser é o mais interessante do Brasil: compacto, objetivo, elucidativo.

Cordial abraço,
Fábio Amorim e cia.