sábado, março 31, 2007

Roda-a-roda do NASSER (29 MAR 2007)


Funil - Na briga de foice entre as grandes montadoras, depois de absorver a norte-americana Chrysler, a alemã DaimlerChrysler resolveu voltar a ser Daimler-Benz: como previu a Coluna em 28 de fevereiro, colocou à venda a parte Chrysler.
Briga - A GM fez oferta. A Daimler achou pouco. A Magna International, construtora terceirizada de veículos com base no Canadá, presidida por Mark Hogan, ex-nº1 da GM no Brasil, e operação austríaca, onde monta Cherokees sob as ordens de Herbert Demel, ex-nº1 da VW no Brasil, ofereceu US$ 4,6 B. A Daimler espera mais.
Menos - A Honda Motor Co. reequipa sua fábrica em Guadalajara, México. Parou de fazer o Accord e dobrará capacidade de produção para construir 50 mil unidades/ano do CR-V. Criou dois "micos": o Accord descontinuado e os CR-V mexicanos de preço rebaixado pela isenção de impostos.
Tecnologia - Se você gosta de tecnologia e tem poupança à altura, a Audi tem carro para você: A4 conversível em novo motor V6 3.2, injeção direta de combustível, a R$ 352 mil. Nela, a injeção de combustível se faz dentro da câmara de combustão, melhorando o rendimento. A pressão, acredite, é 110 vezes mais forte que a antiga admissão por carburador.
Marca - Produção de 3 milhões do modelo 307 é comemorada pela Peugeot. Volume atesta acerto com o projeto e sua boa formulação. No Mercosul vendeu 65 mil unidades. No Brasil 31.500
Abriu - Uruguai e Brasil assinaram acordo para ampliar intercâmbio de veículos e auto-peças. Estudos para a PAM, Política Automotiva do Mercosul, de julho 2007 a junho 2008. Por enquanto, o Brasil enviará 6,5 comerciais leves – leia-se Mercedes Sprinter e Ivecos Ducato - e importará 20 mil veículos – tudo sem imposto alfandegário. Parece, abriu-se a porta aos carros chineses, de montagem a ser iniciada em Montevidéu neste ano.
Quatro e meio - O mercado o chama de Golf quatro-e-meio, indicando trabalho na geração quatro – nunca sucedida pela cinco. É versão do Parto da Montanha. Muito barulho para dar à luz simples alterações. Novo conjunto de pára choques, grade com um "U", faróis adentrando no capô. Atrás, as lanternas com elementos circulares, releitura dos utilizadas pelos Ford em 1958.
Golzão - O emprego de solução estética frontal com jeito de Gol e a falta de coragem nas mudanças, fará à concorrência chamá-lo de Golzão. Virá em cinco versões, de 1.6 a 1.8Turbo, com 193 cv, um a mais que o novo Honda Si. De R$ 48,9 mil a R$ 90,5 mil – esta, de carroceria antiga, tem o preço do três volumes, cinco cilindros e plataforma nova, o VW Jetta.
Cinco versões num carro que vende 700 unidades / mês, confundirá o cliente. A VW, com seu Golf com 8 anos de mercado, quer dobrar a participação no mercado. Agora?
Mais um - Motor 1.6 flex no Xsara Picasso. Na versão Exclusive, topo deste simpático veículo. 1.6, 110 cv a gasolina, 113 cv a álcool, câmbio mecânico 5 marchas. Melhor equipado em confortos e segurança na categoria. R$ 64 mil.
Progresso - Táxi no Brasil é serviço concedido, mais voltado ao motorista que ao usuário. O prefeito do Rio de Janeiro abriu cunha na falta de adequação de veículos ao seu uso como transporte público. Autorizou criação de Cooperativa de Táxis Especiais, especialmente adequados ao transporte de cadeirantes, incluindo motorista treinado. São Fiats Doblò. Sua estrutura técnica permite a transformação pela Technobras. Tarifa de táxi comum. Boa idéia. Quer fazer o mesmo na sua cidade? www.technobras.com.br
Competição - A Volkswagen Caminhões assumiu a liderança por vários fatores, incluindo fazê-los sob medida às necessidades dos clientes. A Iveco, fábrica de caminhões da Fiat, para crescer no mercado, usou a cabeça. Em vez de importar idéias, montou centro de desenvolvimento. Trinta e cinco profissionais em Sete Lagoas (MG), gerando soluções para a América Latina. Crê, reduzirá o prazo de projetos para um ano. E contratou o diretor de qualidade da VWCO como diretor de desenvolvimento.
Ecologia - Dez mil árvores nativas plantadas em áreas de mananciais em São Paulo, investimento de R$ 250 mil pelo Grupo Sandrecar, maior distribuidor Ford da Grande São Paulo. É o primeiro concessionário do Brasil a desenvolver projeto para compensar as emissões dos carros que vende. Exemplo.
Antigos - Abriram-se inscrições para a 5ª edição do Blue Cloud, encontro de DKWs em Pouso Alto (MG), final de setembo. Palestras, informações técnicas, gente referencial como Jorge Lettry, Anísio Campos, Bob Sharp, Flávio Gomes. Preços sobem e financiamento diminui com o passar do tempo. Mais, reservas@serraverde.com.br

Gente - Como a Coluna antecipou, David Reis, 55, ex-Fiat Automóveis, é novo diretor de vendas da Kia. Expansão. OOOO Débora Encarnato, 28, de larga e consistente vivência no relacionamento de imprensa da Ford, contratada pela Volkswagen. OOOO Vincent Rambaud, 47, francês, ex-funcionário público e diretor de auto-peças, novo diretor geral da Peugeot Citroën Mercosul. Fala direto com o presidente mundial. OOOO Fábio Birolini, 50, engenheiro mecânico líder do projeto do Lobini, vendeu suas cotas aos Ermírio de Moraes. OOOO Renato Mastrobuono, 61, físico e administrador de empresas, 40 anos de experiência nas fábricas de Willys, Ford, GM, Chrysler, Volkswagen e VW Caminhões, novo diretor de desenvolvimento da Iveco.

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