quinta-feira, maio 03, 2007

ACELERANDO (3 MAI 2007)

FOCUS EM EXPANSÃO

Mais um “flex” na praça. É o Ford Focus que a partir de agora, em sua versão 1.6, sairá somente bicombustível. Ousada, a Ford apostou não somente em integrá-lo ao time dos concorrentes que já possuem a tecnologia, mas, sim, melhorá-lo em relação aos vizinhos. Nesse campo dos 1.600 cm³, encontra-se bem situado, perdendo apenas para o GM Astra (que somente sai com motor 2.0) e vencendo os ótimos VW Golf e Fiat Stilo.
Sem dúvida, o Focus é carro de alto quilate e gabarito para ninguém colocar defeito. Ilustre conselheiro e articulista desse semanário, Roberto Nasser, chama-o de “o Mégane da Ford”, pois possui vários atributos positivos, é ótimo produto, mas ainda não vende o que poderia vender. Na semana passada a diretoria da Ford comentou que está satisfeita com o posicionamento do carro, mas, seguramente, é astuta e apostou no melhoramento desse veículo com o intuito de abocanhar mais alguns percentuais do concorrido mercado. Deve conseguí-lo, já que o Focus é automóvel distinto, de ótima dirigibilidade e com alto poder de cativar o consumidor. De acordo com pesquisas da marca, seu índice de fidelização é altíssimo. Quem possui um, geralmente troca por outro.
Além da nova motorização 1.6 “Flex”, o Focus 2008 recebeu algumas doses extras de tecnologia. Pequenas coisas grandes, diríamos assim. Uma deficiência do passado - a falta de torque na segunda marcha - foi suprida com a revisão dessa relação. Agora, notadamente, tem mais força nas saídas de quebra-molas, por exemplo. Outro ponto interessante foi o aumento da taxa de compressão do motor: 12,3:1, a maior do mercado em sua categoria, ganhando, inclusive, de carros de maior cilindrada. Possui, também, uma válvula termostática, que regula a temperatura do motor otimizando a queima da gasolina ou do álcool ou ainda, de ambos misturados em qualquer proporção. Com câmbio e motor exportados do Brasil, o Focus é produzido em Pacheco (Argentina) e retorna para cá com um ótimo nível de qualidade no acabamento de uma maneira geral. É produto a ser analisado com carinho, pois está com bom preço, especialmente nas versões de entrada, e traz pacote bem interessante, completo. Com um pouco mais de investimento, adquire-se o 2.0, este sim, uma bela e veloz máquina de colocar muito carro de motor maior no bolso. Dono de uma relação peso-potência invejável, a família Focus transmite boas sensações ao dirigir. Volante preciso, ótimas transmissões (tanto a manual quanto a automática), suspensão macia, amplo porta-malas e espaço interno diferenciado positivamente. Testando um desses, entende-se melhor todas essas palavras.

Tenha uma ótima leitura! (Fábio Amorim)

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