Receita - Para voltar a crescer e lucrar, a PSA Peugeot Citroën divulgou objetivos e ações num certo CAP 2010. Objetiva elevar qualidade de veículos e serviços aos melhores concorrentes; promover sinergia entre as marcas; reduzir os custos de garantias; utilizar processos comuns. E sinergia com fornecedores, especialmente globalizados; dispensa de 4.800 funcionários franceses. O CAP 2010 é muito parecido com o processo de salvação da Renault, da Nissan e o atual Contrato 2009 da Renault.
Experiência – Lorenzo Ramaciotti, italiano, 59, com 32 na Pininfarina, na porta da aposentadoria, foi cooptado pela Fiat para ser o novo chefe de design do grupo Fiat na Europa. Função, o futuro: coordenar jovens designers de Fiat, Alfa, Lancia (leia-se formar sucessores); criar nova identidade visual para próxima década, e cuidar do estilo da Maserati. É do ramo, autor de Maserati Quattroporte, Ferraris 550 Maranello, 360 Modena, Enzo, 612 Scaglietti e F430.
2008 começou – Todas as marcas saltaram o calendário e caíram no ano 2008. Toyota o fez semana passada e nesta, Peugeot e VW. Pode ser um indutor momentâneo de vendas, mas é um problema para o comprador destes veículos. Na hora de passá-los à frente, serão modelo 2008, porém ano 2007.
Peugeot – Variações dentro de casa e vendas pela Internet marcam os Peugeot 2008. Estrela da marca, a camioneta SW 307, chamada Allure, teto panorâmico em cristal, bancos com mais de 20 combinações, motor 2.0 e transmissão manual, vendida pela Internet por R$69.990. Bem equipado em eletrônica, confortos, decoração e segurança. Preço cheio, sem possibilidade de pedir descontos. Câmbio manual e venda pela internet reduziram o preço. Na onda, fez um Allure para o 206 hatch, 1.6, de 3 e 5 portas, a respectivos R$ 41.650 e R$ 43.100.
Retoques – Os Volkswagen linha 2008 frustraram a rede de revendedores. São inexpressivas neste ano de intensa concorrência. Mudanças cosméticas: no Gol novo pomo (bolota) na alavanca de câmbio, no volante, faróis escurecidos, friso nos piscas. Exemplo de pequenez, o tamanho reduzido da antena é apresentado como novidade. No Crossfox diz ter aperfeiçoado o suporte do estepe. Espera-se, não mais exija três mãos para acioná-lo. No Fox, novas cores no tecido dos bancos, sem informação se conseguiu resolver o problema na marcha-a-ré da versão 1.0, incapaz de sair em ladeiras. Saveiro, em fim de linha, mudança no arco de proteção anti-capotagem, para dar-lhe feição de carro de passeio.
Cenário - A maior mudança, entretanto, com a contratação de Flávio Padovan, número 1 da boa e rentável operação Ford Caminhões. Será o novo vice-presidente de Vendas e Marketing, substituindo Francisco Bada Sanz, inesperadamente aposentado. Deve encerrar as disputas de liderança interna entre as áreas de marketing e comunicação. A rede autorizada deveria fazer merecida festa.
Flex - Courier, o bom picape pequeno da Ford, terá motor 1.6 Flex nesta semana.
Sugismundo – O anúncio de TV da Peugeot para dizer de seu modelo 206, motor 1.4 a subir ladeiras com valentia, é uma escorregada no bom senso. Mostra um carrinho com motor 1.0 penando para subir um tope e, para ajudar, os ocupantes se livrando de peso, jogando tudo na rua. Mau exemplo e crime municipal.
Imprensa – Chega às bancas nova revista, Super Chevy. Da Cardiff Publishers, editora de Auto & Técnica, cobre assuntos das marcas da corporação GM, embora sem ligação econômica ou condução editorial da montadora.
Fome de leão – Do ácido e bem informado sítio www.claudiohumberto.com.br, “a partir de hoje, você pode se dizer dono do próprio rendimento. É que o contribuinte brasileiro trabalha os primeiros 146 dias do ano apenas para arcar com pesadíssima carga tributária, similar à de países nórdicos”.
Alumínio – Produtoras de peças de alumínio esforçam-se junto às montadoras para substituir as de chapa de aço. Argumentam com redução de peso, menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes, reciclagem, resistência a impactos duas vezes maior. Um dos efeitos-demonstração é da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do Grupo Votorantim, fornecedora da Marcopolo, maior fabricante mundial de carrocerias de ônibus.
Carinho – Produtos novos, para facilitar o cuidado com automóveis e obter melhores resultados. A 3M exibe o Papel de Polimento, de uso mais fácil, limpo e econômico que as decanas estopas. Outra, a Pasta Abrasiva, remove névoas de tinta, resíduos de pintura e sujeiras, comuns em oficinas descuidadas. Para o interior, o Refresh revitaliza bancos em couro e superfícies em vinil. Protege contra rachaduras e não engordura.
Ecologia - O aumento das áreas de plantio de cana para a produção de álcool e açúcar assusta os ambientalistas. São mares de monocultura, que destroem a cadeia animal e adotam procedimentos degradantes como adubos químicos, e fogo.
Antigos - Com o 18º Encontro de Veículos Antigos, colecionadores de Ribeirão Preto (SP), querem voltar a representar o movimento regional. No feriado de Corpus Christi no (e com) o apoio do Ribeirão Shopping. Informações, clubefaixabranca@gmail.com
Experiência – Lorenzo Ramaciotti, italiano, 59, com 32 na Pininfarina, na porta da aposentadoria, foi cooptado pela Fiat para ser o novo chefe de design do grupo Fiat na Europa. Função, o futuro: coordenar jovens designers de Fiat, Alfa, Lancia (leia-se formar sucessores); criar nova identidade visual para próxima década, e cuidar do estilo da Maserati. É do ramo, autor de Maserati Quattroporte, Ferraris 550 Maranello, 360 Modena, Enzo, 612 Scaglietti e F430.
2008 começou – Todas as marcas saltaram o calendário e caíram no ano 2008. Toyota o fez semana passada e nesta, Peugeot e VW. Pode ser um indutor momentâneo de vendas, mas é um problema para o comprador destes veículos. Na hora de passá-los à frente, serão modelo 2008, porém ano 2007.
Peugeot – Variações dentro de casa e vendas pela Internet marcam os Peugeot 2008. Estrela da marca, a camioneta SW 307, chamada Allure, teto panorâmico em cristal, bancos com mais de 20 combinações, motor 2.0 e transmissão manual, vendida pela Internet por R$69.990. Bem equipado em eletrônica, confortos, decoração e segurança. Preço cheio, sem possibilidade de pedir descontos. Câmbio manual e venda pela internet reduziram o preço. Na onda, fez um Allure para o 206 hatch, 1.6, de 3 e 5 portas, a respectivos R$ 41.650 e R$ 43.100.
Retoques – Os Volkswagen linha 2008 frustraram a rede de revendedores. São inexpressivas neste ano de intensa concorrência. Mudanças cosméticas: no Gol novo pomo (bolota) na alavanca de câmbio, no volante, faróis escurecidos, friso nos piscas. Exemplo de pequenez, o tamanho reduzido da antena é apresentado como novidade. No Crossfox diz ter aperfeiçoado o suporte do estepe. Espera-se, não mais exija três mãos para acioná-lo. No Fox, novas cores no tecido dos bancos, sem informação se conseguiu resolver o problema na marcha-a-ré da versão 1.0, incapaz de sair em ladeiras. Saveiro, em fim de linha, mudança no arco de proteção anti-capotagem, para dar-lhe feição de carro de passeio.
Cenário - A maior mudança, entretanto, com a contratação de Flávio Padovan, número 1 da boa e rentável operação Ford Caminhões. Será o novo vice-presidente de Vendas e Marketing, substituindo Francisco Bada Sanz, inesperadamente aposentado. Deve encerrar as disputas de liderança interna entre as áreas de marketing e comunicação. A rede autorizada deveria fazer merecida festa.
Flex - Courier, o bom picape pequeno da Ford, terá motor 1.6 Flex nesta semana.
Sugismundo – O anúncio de TV da Peugeot para dizer de seu modelo 206, motor 1.4 a subir ladeiras com valentia, é uma escorregada no bom senso. Mostra um carrinho com motor 1.0 penando para subir um tope e, para ajudar, os ocupantes se livrando de peso, jogando tudo na rua. Mau exemplo e crime municipal.
Imprensa – Chega às bancas nova revista, Super Chevy. Da Cardiff Publishers, editora de Auto & Técnica, cobre assuntos das marcas da corporação GM, embora sem ligação econômica ou condução editorial da montadora.
Fome de leão – Do ácido e bem informado sítio www.claudiohumberto.com.br, “a partir de hoje, você pode se dizer dono do próprio rendimento. É que o contribuinte brasileiro trabalha os primeiros 146 dias do ano apenas para arcar com pesadíssima carga tributária, similar à de países nórdicos”.
Alumínio – Produtoras de peças de alumínio esforçam-se junto às montadoras para substituir as de chapa de aço. Argumentam com redução de peso, menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes, reciclagem, resistência a impactos duas vezes maior. Um dos efeitos-demonstração é da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do Grupo Votorantim, fornecedora da Marcopolo, maior fabricante mundial de carrocerias de ônibus.
Carinho – Produtos novos, para facilitar o cuidado com automóveis e obter melhores resultados. A 3M exibe o Papel de Polimento, de uso mais fácil, limpo e econômico que as decanas estopas. Outra, a Pasta Abrasiva, remove névoas de tinta, resíduos de pintura e sujeiras, comuns em oficinas descuidadas. Para o interior, o Refresh revitaliza bancos em couro e superfícies em vinil. Protege contra rachaduras e não engordura.
Ecologia - O aumento das áreas de plantio de cana para a produção de álcool e açúcar assusta os ambientalistas. São mares de monocultura, que destroem a cadeia animal e adotam procedimentos degradantes como adubos químicos, e fogo.
Antigos - Com o 18º Encontro de Veículos Antigos, colecionadores de Ribeirão Preto (SP), querem voltar a representar o movimento regional. No feriado de Corpus Christi no (e com) o apoio do Ribeirão Shopping. Informações, clubefaixabranca@gmail.com
Gente – Colecionador de automóveis, Malcolm Forest, traduziu, ao vivo, do México, a transmissão do Concurso de Miss Mundo 2007. Polivalente, letrado, Forest criou a expressão Antigomobilismo, que o Museu do Automóvel, em Brasília, conseguiu incluir como verbete no dicionário Houaiss. OOOO Oswaldo Jardim, 26 anos de Ford, novo diretor da Operação Caminhões da marca. Era o gerente de serviços ao cliente. OOOO Gilberto dos Santos, 40, jornalista, novo gerente de relacionamento da Volkswagen com a imprensa. Deixou 12 anos de correto trabalho para a DaimlerChrysler. (R.Nasser)
Nenhum comentário:
Postar um comentário