Domingo – Demorou, mas o país voltou a ter um ídolo aos domingos. Felipe Massa, correndo pela Ferrari, cara sadia e de bem com a vida, subiu no ônibus da Fórmula 1 e já vai na janela. Quatro largadas na frente, quatro vitórias, e a oposição à tentativa do bi Fernando Alonso em ultrapassá-lo na curva que poderia definir a vitória, disse o que é e o que quer. Devolveu aos brasileiros a dose de testosterona que faltava para a nossa torcida.
Gato - O Jaguar XJ foi eleito o “Melhor carro executivo de 2007”, em votação promovida pela revista britânica Auto Express. O prêmio destina-se a veículos usados e considera fatores como índice de depreciação dos valores de mercado, facilidade em revenda e manutenção. Os modelos S-Type e XK também foram premiações: as segundas colocações como “Melhor Carro Executivo” e “Melhor Esportivo”.
Distância – VW da Alemanha tem um dos motores sinalizadores do futuro: 4 cilindros, transversal, 1.4, 16 válvulas, injeção direta. Pode vir aspirado, com turbo, com turbo e mais compressor. Polivalente, vai de 80 a 122 cv, servindo para carros pequenos e médios. A empresa quer aplicar-lhe transmissão mecânica com 7 marchas, para melhor aproveitar sua dotação. Para cá, sem expectativas.
Auto – A democratização da transmissão automática, chegando a veículos menores e mais baratos, futuca a Fiat. A montadora terá um automatizador para o Stilo. Transmissão mecânica, por engrenagens, com auxílio eletrônico.
Motor – Um pouco mais da receita para o novo motor em desenvolvimento pela Fiat em Betim e para equipar Gran Punto e Linea. Mantém o bloco de ferro do motor 1.6, 16V; trocam-se virabrequim; cabeçote; comandos; válvulas mais leves e finas; coletores de admissão e escape, todos desenvolvidos com a tecnologia atualizada do centro de pesquisas instalado no Brasil. Cilindrada total, 1.840 cm3. Batizado 1.9 para se diferenciar do 1.8 ex-GM hoje empregado; potência limitada inicialmente a 130 cv.
Preço – Peugeot informa ter o mais barato dos automáticos. Kia Picanto contesta: é o de menor preço, tem nível elevado de equipamentos de série e de acabamento, e garantia maior: 5 anos sem limite de quilometragem.
Usados – Seguindo outras marcas, a Honda firmou acordo com seguradoras para garantir seus seminovos com até 7 anos e 100 mil km. O programa oferece, sem custo adicional, garantia de um ano cumulativa à de fábrica e assistência 24 horas no Brasil.
Na cabeça – Jornalistas especializados em automóveis escolheram o motor 2.0 TFSI 4 cilindros da Audi como o melhor desenvolvimento nos segmentos 1.8 e 2.0. O pioneirismo está na injeção de combustível ser realizada diretamente na cabeça do cilindro. A Audi foi a primeira montadora a combinar a injeção direta com turbo, conseguindo ótimas performance e economia nos modelos A4, A6 e TT Coupé.
Sem barreiras – Citroën e ADD, Associação Desportiva para Deficientes, farão quatro Corrida de Desafio C3 em Belo Horizonte (24/6), Florianópolis (26/8), São Paulo (30/9) e Porto Alegre (4/11). Nelas, participantes deverão procurar 10 pontos turísticos da cidade. Vale ajuda eletrônica. Prêmio, viagem a Paris. Busca-se o espírito de superação, companheirismo, competência.
Mais duas – Novas séries especiais da Renault. Scénic Kids, 500 unidades, base da versão Autentique, 1.6, 16V, flex, com toca cd, DVD no teto e película solar. Brinde, 10 DVDs infantis. A R$ 57 mil. Outra, a Clio Sedan Plug, para público jovem, plugado. Sobre a versão intermediária Expression 1.0, 16V, tem uma faixa de metal escovado na base da tampa do porta-malas. 1.200 unidades, toca CD-Player MP3, DVD, R$ 36 mil.
E outra – Série especial de 1.500 unidades do Astra será chamada Avantage e terá diferenciais como rodas em alumínio, com 16”, faróis de neblina, regulagem elétrica para os faróis principais, e aerofólio traseiro. Preço sugerido, R$ 48.599. Aerofólio traseiro em hatch não é invenção de engenharia. Apenas comercial.
Promoção – Editores de Auto & Técnica lançam nova revista: Super Chevy, voltada às marcas e assuntos em torno dos produtos GM em todo o mundo. Não é publicação oficial da GM, mas exercício jornalístico isento e independente. É mensal e se distingue como a mais luxuosa publicação entre as especializadas em automóveis publicadas no País, impressão de alta qualidade e muito cuidada em editoriais e projeto.
Ecologia – A Renault conseguiu ampliar a população de bugios, primatas brasileiros, na área de preservação ecológica, um resto da mata da Serra do Mar que preserva junto à fábrica de São José dos Pinhais (PR).
Antigos – Medida de importância dos antigomobilistas brasileiros, a VII Autoclasica, maior encontro de veículos antigos da Argentina, adiou sua realização para 14, 15 e 16 de setembro. Ano passado, crê-se, mais de 1.000 patrícios foram à festa dos vizinhos. Quer tê-los de volta, sem concorrer com encontros nacionais no 7 de Setembro.
Gato - O Jaguar XJ foi eleito o “Melhor carro executivo de 2007”, em votação promovida pela revista britânica Auto Express. O prêmio destina-se a veículos usados e considera fatores como índice de depreciação dos valores de mercado, facilidade em revenda e manutenção. Os modelos S-Type e XK também foram premiações: as segundas colocações como “Melhor Carro Executivo” e “Melhor Esportivo”.
Distância – VW da Alemanha tem um dos motores sinalizadores do futuro: 4 cilindros, transversal, 1.4, 16 válvulas, injeção direta. Pode vir aspirado, com turbo, com turbo e mais compressor. Polivalente, vai de 80 a 122 cv, servindo para carros pequenos e médios. A empresa quer aplicar-lhe transmissão mecânica com 7 marchas, para melhor aproveitar sua dotação. Para cá, sem expectativas.
Auto – A democratização da transmissão automática, chegando a veículos menores e mais baratos, futuca a Fiat. A montadora terá um automatizador para o Stilo. Transmissão mecânica, por engrenagens, com auxílio eletrônico.
Motor – Um pouco mais da receita para o novo motor em desenvolvimento pela Fiat em Betim e para equipar Gran Punto e Linea. Mantém o bloco de ferro do motor 1.6, 16V; trocam-se virabrequim; cabeçote; comandos; válvulas mais leves e finas; coletores de admissão e escape, todos desenvolvidos com a tecnologia atualizada do centro de pesquisas instalado no Brasil. Cilindrada total, 1.840 cm3. Batizado 1.9 para se diferenciar do 1.8 ex-GM hoje empregado; potência limitada inicialmente a 130 cv.
Preço – Peugeot informa ter o mais barato dos automáticos. Kia Picanto contesta: é o de menor preço, tem nível elevado de equipamentos de série e de acabamento, e garantia maior: 5 anos sem limite de quilometragem.
Usados – Seguindo outras marcas, a Honda firmou acordo com seguradoras para garantir seus seminovos com até 7 anos e 100 mil km. O programa oferece, sem custo adicional, garantia de um ano cumulativa à de fábrica e assistência 24 horas no Brasil.
Na cabeça – Jornalistas especializados em automóveis escolheram o motor 2.0 TFSI 4 cilindros da Audi como o melhor desenvolvimento nos segmentos 1.8 e 2.0. O pioneirismo está na injeção de combustível ser realizada diretamente na cabeça do cilindro. A Audi foi a primeira montadora a combinar a injeção direta com turbo, conseguindo ótimas performance e economia nos modelos A4, A6 e TT Coupé.
Sem barreiras – Citroën e ADD, Associação Desportiva para Deficientes, farão quatro Corrida de Desafio C3 em Belo Horizonte (24/6), Florianópolis (26/8), São Paulo (30/9) e Porto Alegre (4/11). Nelas, participantes deverão procurar 10 pontos turísticos da cidade. Vale ajuda eletrônica. Prêmio, viagem a Paris. Busca-se o espírito de superação, companheirismo, competência.
Mais duas – Novas séries especiais da Renault. Scénic Kids, 500 unidades, base da versão Autentique, 1.6, 16V, flex, com toca cd, DVD no teto e película solar. Brinde, 10 DVDs infantis. A R$ 57 mil. Outra, a Clio Sedan Plug, para público jovem, plugado. Sobre a versão intermediária Expression 1.0, 16V, tem uma faixa de metal escovado na base da tampa do porta-malas. 1.200 unidades, toca CD-Player MP3, DVD, R$ 36 mil.
E outra – Série especial de 1.500 unidades do Astra será chamada Avantage e terá diferenciais como rodas em alumínio, com 16”, faróis de neblina, regulagem elétrica para os faróis principais, e aerofólio traseiro. Preço sugerido, R$ 48.599. Aerofólio traseiro em hatch não é invenção de engenharia. Apenas comercial.
Promoção – Editores de Auto & Técnica lançam nova revista: Super Chevy, voltada às marcas e assuntos em torno dos produtos GM em todo o mundo. Não é publicação oficial da GM, mas exercício jornalístico isento e independente. É mensal e se distingue como a mais luxuosa publicação entre as especializadas em automóveis publicadas no País, impressão de alta qualidade e muito cuidada em editoriais e projeto.
Ecologia – A Renault conseguiu ampliar a população de bugios, primatas brasileiros, na área de preservação ecológica, um resto da mata da Serra do Mar que preserva junto à fábrica de São José dos Pinhais (PR).
Antigos – Medida de importância dos antigomobilistas brasileiros, a VII Autoclasica, maior encontro de veículos antigos da Argentina, adiou sua realização para 14, 15 e 16 de setembro. Ano passado, crê-se, mais de 1.000 patrícios foram à festa dos vizinhos. Quer tê-los de volta, sem concorrer com encontros nacionais no 7 de Setembro.
Gente – Irônico, mordaz, o jornalista carioca JR Mahar, 54, ao aniversariar nesta semana, presenteou os convidados com pérola ácida: “ - Motorista ideal para o Papa-Móvel é o Rubens Barrichello: andaria na frente do alemão, dirigindo devagar, e com os brasileiros aplaudindo.” OOOO (Roberto Nasser)
Nenhum comentário:
Postar um comentário