quinta-feira, maio 31, 2007

TEST-DRIVE - Corolla XEi 1.8 16V VVT-i Flex 2008


Na cronologia dos fatos, no Brasil, a Toyota foi a última grande montadora a apresentar o seu modelo “flexível”, ou seja, um bicombustível que funciona com álcool e/ou gasolina em qualquer proporção. No entanto, esse dado localizado não representa atraso algum, e sim, de acordo com a marca, a maturação de um projeto feito com esmero que teve duração de três anos. O novo Corolla Flex chega no mesmo instante do avassalador sucesso da marca pelo mundo, que hoje é detentora do primeiro lugar em vendas de automóveis no planeta.
Comedidos e amplamente organizados, os japoneses da Toyota colocaram agora a linha Corolla 2008 com um novo trunfo: a capacidade de funcionar com dois combustíveis acompanhando uma tendência muito bem aceita no mercado nacional e que já beira os 80% da frota. A convite da montadora nipônica, avaliamos um modelo da marca, mais precisamente um Corolla XEi, carro intermediário da linha.

Ecologia

Em opinião unânime, os executivos da empresa comentaram a preocupação da marca com a evolução e uso dos combustíveis renováveis em seus carros. A linha de atuação a ser seguida nos próximos anos estará focada na economia de combustível com significativa diminuição de emissão de CO2 e outros poluentes. O foco da Toyota, segundo explanação de sua mesa diretora no evento de lançamento do novo carro, será o de preservar a qualidade do ar e a diminuição da poluição no planeta.
Uma das maneiras de começar essa ´trilha verde´, sem dúvida alguma, é substituir ou ao menos dividir o consumo da gasolina com o álcool. Luiz Carlos Andrade Júnior (vice-presidente da Toyota Mercosul) enfatizou a importância do mercado do carro “flex” no Brasil e no mundo. “No nosso tempo, após várias pesquisas com o desenvolvimento de um carro muito bem acertado, estamos seguindo uma tendência de mercado muito forte e temos certeza de que o Corolla Flex 2008 vai colaborar com o sucesso disso, de um projeto de melhoria do planeta”, enfatizou Andrade Júnior.

Na pista com o novo carro
Em termos estéticos, não houve alteração significativa do modelo anterior para este carro, já que a montadora está preparando um novo Corolla para o Brasil a ser lançado em meados de 2008. Com relação ao desempenho, a engenharia da marca no Brasil associada à Toyota Motor Corporation, desenvolveram um carro com um comportamento semelhante ao já conhecido, salvo algumas melhorias nas acelerações e, segundo a fábrica, no consumo de combustível.
O Corolla é o tipo de automóvel bem comportado e que executa todas as tarefas de casa com primazia. Na nova versão, o consagrado propulsor VVT-i continuou desenvolvendo os mesmos 136 cavalos de potência do motor movido somente a gasolina, isso graças à perfeita equalização do trabalho de engenharia. Todos os carros Flex lançados até o momento no Brasil, sem exceção, tiveram sua potência alterada nessa adaptação para o modo bicombustível.

Performance
Uma das coisas boas da família Corolla é o chamado “rolling”. Segundo os americanos, isso é a capacidade de rodar com suavidade. Nisto, o Corolla é mestre. Silencioso ao extremo, macio em pisos variados e equilibrado em altas e baixas rotações, ele anda bem, sem trancos, passando uma boa sensação de segurança, tanto com o câmbio manual, quanto com o automático. Referência tecnológica no mercado, esse motor 1.8 16V VVT-i da Toyota é um dos mais eficazes em termos de consumo, desempenho e durabilidade.
No novo carro o propulsor Flex recebeu proteção de resina contra a corrosão e outras melhorias tecnológicas, como substituição das velas de ignição, reprogramação da central eletrônica inteligente e implantação de materiais de liga metálica mais resistentes nas válvulas de admissão e no comando de válvulas. O novo carro recebeu, também, um pequeno tanquinho com 600 ml de gasolina para a partida a frio e teve a sua capacidade do tanque de combustível aumentada de 55 para 56 litros.
No geral, a bordo desse consagrado automóvel, que é um dos projetos mais bem sucedidos do mercado mundial, desfruta-se de um amplo pacote que engloba conforto, segurança e tecnologia em doses bem divididas. O torque de toda a linha 1.8 (Corolla Flex e Fielder Flex) continua o mesmo: satisfatórios 17,5 kgfm a 4.200 rpm, assim como a sua taxa de compressão, de 10:1. Como ganho, a versão de entrada XL-i do Corolla sedã, agora é também equipada com o motor 1.8 16V VVT-i Flex, em substituição ao 1.6 16V de 110 cv, que continua disponível na versão com transmissão automática, para atender também aos consumidores portadores de necessidades especiais.
Todas as versões agora contam com rodas de liga leve e air bag duplos na dianteira, além de freios ABS. E os itens de conforto, tais como: ar-condicionado, coluna de direção regulável, comando interno de abertura do porta-malas e do tanque de combustível, direção hidráulica, console entre os bancos dianteiros com porta-copos e porta-objetos, desembaçador do vidro traseiro, hodômetro total/parcial digital, pára-sol do passageiro com espelho de cortesia e porta-documentos, porta-moedas, porta-revistas nos bancos dianteiros, relógio digital, retrovisores externos elétricos, tacômetro, travas e vidros elétricos, continuam sendo itens disponíveis diferenciados.
Os preços sugeridos para os veículos (base Estado de São Paulo com pintura sólida) são: Corolla XL-i 1.8 Flex, R$ 56.565,00 (manual) e R$ 61.101,00 (automático); Corolla XE-i 1.8 Flex, R$ 62.233,00 (manual) e R$ 66.880,00 (automático); Corolla SE-G 1.8 Flex, R$ 79.676,00 (automático); Fielder XE-i 1.8 Flex, R$ 67.144,00 (manual); R$ 71.729,00 (automático) e Fielder SE-G 1.8 Flex, R$ 83.712,00 (automático).

Confiável, bom na revenda quando já usado, confortável e de baixíssima manutenção, o Corolla, apesar de tantos atributos, dispensa maiores comentários, pela boa receita que oferece. (RAPI / FBA) Fotos: divulgação

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